Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6203
Type: Dissertação
Title: Conselho político: experiências democráticas da educação popular em um município do RS
Author: Tozzo, Adriana Kátia
First advisor: Santos, Almir Paulo dos
metadata.dc.contributor.referee1: Pereira, Thiago Ingrassia
metadata.dc.contributor.referee2: Streck, Danilo Romeu
metadata.dc.contributor.referee3: Loss, Adriana Salete
Resume: A presente dissertação discorre sobre o processo de participação popular implantado na gestão pública do município de Itatiba do Sul, através do conselho político. O objetivo central desta pesquisa se constitui em investigar e analisar as experiências democráticas e populares do Conselho Político da gestão pública do Município de Itatiba do Sul/RS. Para atingir o objetivo central desta pesquisa, foi necessário estabelecer alguns objetivos específicos, sendo estes: Descrever e analisar aportes teóricos referente à educação popular e à gestão pública na perspectiva do conselho político da gestão pública municipal; Evidenciar as experiências democráticas e populares do Conselho Político da gestão pública do Município de Itatiba do Sul/RS; Analisar as experiências democráticas e populares que o Conselho Político tem construído, na perspectiva dos processos educativos, na gestão pública de Itatiba do Sul; Contribuir, a partir da pesquisa, na elaboração de um diagnóstico para a gestão pública democrática, participativa e popular, mediante a produção de um vídeo retratando a experiência e os impactos do conselho político na gestão pública municipal de Itatiba do Sul. Os conceitos centrais desta pesquisa foram tratados a partir de autores que contribuíram com a discussão teórica e científica da mesma. Os principais autores consultados foram Beto (1985), Freire (2000b; 1987;1992; 1981), Pontual (1994; 1996; 2003), Chauí (1990), Weyh (2005) para abordar o conceito de conselho político e Brandão (1985), Pontual (1994;1996; 2003; 2006), Streck (2003; 2018), Paludo (2006) para conceituar educação popular e Freire (2000b; 1987; 1992; 1981), Bobbio (1986; 1988; 2000), Pontual (2000), Streck (2003; 2018), para abordar gestão pública. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e efetivou-se a partir de uma investigação com os conselheiros (as) do conselho político, da gestão pública de Itatiba do Sul. A construção dos dados deu-se através de quatro rodas de conversa, com dez conselheiros e conselheiras, fazendo uso do instrumento de pesquisa conhecido como círculos de cultura. A análise dos dados construídos ao longo da pesquisa pelos participantes, permitiu evidenciar as primeiras experiências democráticas na gestão pública de Itatiba do Sul; as experiências democráticas e populares construídas pelo conselho político e implantadas na gestão pública de Itatiba do Sul e os desafios do conselho político frente a gestão pública democrática participativa. Conclui-se, portanto, que há várias experiências democráticas e populares construídas pelo conselho político na gestão pública de Itatiba do Sul, que a partir de espaços de dialogicidade e de construção coletiva, tem edificado sob o slogan da participação popular, sucessivas gestões públicas municipais
Abstract: This dissertation discusses the process of popular participation implemented in the public management of the municipality of Itatiba do Sul, through the political council. The main objective of this research is to investigate and analyze the democratic and popular experiences of the Political Council of public management in the Municipality of Itatiba do Sul/RS. In order, to reach the central objective of this research, it was necessary to establish some specific objectives, namely: Describe and analyze theoretical contributions, regarding popular education and public management from the perspective of the political council of municipal public management; To evidence the democratic and popular experiences of the Political Council of public management in the Municipality of Itatiba do Sul/RS; To analyze the democratic and popular experiences that the Political Council has built, from the perspective of educational processes, in the public management in Itatiba do Sul; Contribute, based on the research, to the elaboration of a diagnosis for democratic, participatory and popular public management, through the production of a video depicting the experience and impacts of the political council on municipal public management in Itatiba do Sul. The central concepts of this research were treated from authors who contributed to the theoretical and scientific discussion of the same. The main authors consulted were Beto (1985), Freire (2000b; 1987; 1992; 1981), Pontual (1994; 1996; 2003), Chauí (1990), Weyh (2005) to address the concept of political council and Brandão (1985), Pontual (1994; 1996; 2003; 2006), Streck (2003; 2018), Paludo (2006) to conceptualize popular education and Freire (2000b; 1987; 1992; 1981), Bobbio (1986; 1988; 2000), Pontual (2000), Streck (2003; 2018), to address public management. The research carried out is of a qualitative nature and was carried out from an investigation with the counselors of the political council, of the public management of Itatiba do Sul. Data construction took place through four conversation circles, with ten counselors, making use of the research instrument known as culture circles.The analysis of the data constructed during the research by the participants allowed to evidence the first democratic experiences in the public management of Itatiba do Sul; the democratic and popular experiences built by the political council and implemented in the public management of Itatiba do Sul and the challenges of the political council in the face of participatory democratic public management. Therefore, it is concluded that there are several democratic and popular experiences built by the political council in the public management of Itatiba do Sul, which, from spaces of dialogue and collective construction, has built, under the slogan of popular participation, successive municipal public administrations.
Keywords: Gestão Pública
Educação Popular
Conselho Político
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6203
Issue Date: 2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TOZZO.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.