Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6206
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisor1Uhmann, Rosangela Ines Matos-
dc.contributor.referee1Andrighetto, Rosália-
dc.contributor.referee2Bozzato, Carla Vargas-
dc.creatorKuhn, Renan-
dc.date2022-08-31-
dc.date.accessioned2023-01-06T13:28:26Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2023-01-06T13:28:26Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6206-
dc.description.abstractThe educational assessment represents a key role in the teaching and learning process, being of extreme importance to ensure quality learning to the student. Therewith, an analysis is proposed in articles found in the periodical Estudos em Avaliação Educacional. The search comprises the period from 2015 to 2021, and has the goal to verify the coverage of the evaluation, what generated the organization of categories. For that, the learning assessment category was observed according to the classification perspective of reproduction and emerging from recreation. From the 12 articles found, 8 are in the emerging subcategory of recreation and 4 in the classificatory of reproduction. Still highlighting the presence of only 1 article referring to evaluation in science teaching. Therefore, with this research it was possible to reflect on evaluation in teaching, recognizing the importance of developing a critical, participatory, and reflective evaluative practice.pt_BR
dc.description.resumoA avaliação educacional representa um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sendo de extrema importância para garantir a aprendizagem de qualidade ao aluno. Com isso é proposto uma análise em artigos encontrados no periódico Estudos em Avaliação Educacional. A busca compreende o período de 2015 a 2021, e tem como objetivo verificar a abrangência da avaliação, o que gerou a organização de categorias. Para tanto, a categoria avaliação da aprendizagem foi observada conforme a perspectiva classificatória da reprodução e emergente da recriação. Dos 12 artigos encontrados, 8 estão na subcategoria emergente da recriação e 4 na classificatória da reprodução. Destacando ainda a presença de apenas 1 artigo referente a avaliação no ensino de ciências. Portanto, com essa pesquisa foi possível refletir sobre avaliação no ensino, reconhecendo a importância de desenvolver uma prática avaliativa crítica, participativa, reflexiva.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jane Lecardelli (jane.lecardelli@uffs.edu.br) on 2023-01-03T17:14:48Z No. of bitstreams: 1 KUHN.pdf: 372659 bytes, checksum: 535127177c0a1b9731c8806010f59951 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-01-06T13:28:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 KUHN.pdf: 372659 bytes, checksum: 535127177c0a1b9731c8806010f59951 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-06T13:28:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KUHN.pdf: 372659 bytes, checksum: 535127177c0a1b9731c8806010f59951 (MD5) Previous issue date: 2022en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Cerro Largopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.titleUm estudo sobre a avaliação: uma revisão em revista da áreapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece en las colecciones: Química

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
KUHN.pdf363,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.