Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Almir Paulo dos-
dc.contributor.referee1Martins Filho, Lourival José-
dc.contributor.referee2Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.creatorRossetto, Angela Barbara-
dc.date2022-10-24-
dc.date.accessioned2023-01-06T13:30:40Z-
dc.date.available2022-12-05-
dc.date.available2023-01-06T13:30:40Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6207-
dc.description.abstractThe present dissertation presents Critical Literacy as a relevant theme, since there are few studies in this perspective. Its general objective is to study the contributions of critical literacy in the childhood in public schools in the city of Barra Funda - RS. The specific objectives of the research are to build a historical panorama of literacy in Brazil, carrying out a dialogue between the concepts of critical literacy and childhood; investigate the historical trajectory of literacy in the Zandoná school through documentary analysis; understand what the educator managers of the continuing education group of the early years of the school conceive by critical literacy; analyze the challenges and contributions of critical literacy from childhood onwards; foster the promotion and development of critical literacy and share research results through a final product development. As a methodology, qualitative research was used, as well as bibliographic research, documental research and field research. The theoretical contribution is constituted, essentially, in Freire (1998, 2000, 2006, 2013, 2017, 2020); Freire and Guimarães (2011) and Freire and Macedo (2015) in the conception of critical literacy. In addition, it also brings the contributions of Mortatti (2011, 2013, 2014) and Soares (2021) as important references in the literacy process and in the field of childhood the contributions of Sarmento (2005, 2021) and Ariés (1991). Documentary research is carried out in the PPP, in the School Regulations and in the School's publications. The field research was carried out with the managers of the School and the municipality and with the educators who make up the continuing education group of the initial years of the Zandoná School. The data collection instruments are participant observation and a semi-structured interview. For the analysis of the collected data, the propositions brought by Bardan (2016) were used. The author proposes three moments that should be carried out in chronological order: pre- analysis, material exploration and treatment. As a result, advances in school culture were evidenced. Participation, inclusion, respect for diversity, democratic experience, child and youth protagonism, autonomy and creativity are advances evidenced in critical literacy work based on a humanizing educational proposal. The challenges are to expand the theoretical foundation of critical literacy, literacies, methodology in the specific sense of critical literacy and the consideration of these concepts in the School's PPP in articulation with humanizing education. In addition, facing hegemonic public educational policies, the need to strengthen the pedagogical identity and democratic management of the School are also challenges. The advances and challenges revealed are the contributions of this study to the educational field.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta como tema relevante a Alfabetização Crítica, uma vez que são escassos os estudos nessa perspectiva. Ademais tem como objetivo geral analisar as contribuições de uma alfabetização crítica na infância em uma escola da rede pública estadual do município de Barra Funda – RS. Os objetivos específicos cerceiam a pesquisa são construir um panorama histórico da alfabetização no Brasil, realizando uma interlocução entre os conceitos de alfabetização crítica e infância; investigar a trajetória histórica da alfabetização na escola Zandoná por meio de análise documental; compreender o que as gestoras e as educadoras do grupo de formação continuada dos anos iniciais da Escola concebem por alfabetização crítica; analisar os desafios e as contribuições da alfabetização crítica a partir da infância; fomentar a promoção e o desenvolvimento da alfabetização crítica e compartilhar os resultados da pesquisa por meio do desenvolvimento do produto final. Como metodologia, empregou-se a pesquisa qualitativa, bem como a pesquisa bibliográfica, a pesquisa documental e a pesquisa de campo. O aporte teórico constitui-se, essencialmente, em Freire (1998, 2000, 2006, 2013, 2017, 2020), Freire; Guimarães (2011) e Freire; Macedo (2015) na concepção de alfabetização crítica. Além disso, também se traz as contribuições de Mortatti (2011, 2013, 2014) e Soares (2021) como referências importantes no processo de alfabetização e no campo da infância as contribuições de Sarmento (2005, 2021) e Ariés (1991). Realiza-se a pesquisa documental no PPP, nos Regimentos Escolares e nas publicações da Escola. A pesquisa de campo realizou-se com as gestoras da Escola e do município e com as educadoras que compõem o grupo de formação continuada dos anos iniciais da Escola Zandoná. Os instrumentos de coleta de dados são a observação participante e uma entrevista semiestruturada. Para a análise dos dados coletados utilizaram-se as proposições trazidas por Bardan (2016). A autora propõe três momentos que devem ser realizados em ordem cronológica: pré-análise, exploração de material e tratamento. Como resultados evidenciou-se avanços na cultura escolar. A participação, a inclusão, o respeito a diversidade, a vivência democrática, o protagonismo infantil e juvenil, a autonomia e a criatividade são avanços evidenciados em um trabalho de alfabetização crítica alicerçado em uma proposta educacional humanizadora. Os desafios são de ampliar a fundamentação teórica da alfabetização crítica, dos letramentos, da metodologia no sentido específico da alfabetização crítica e da consideração desses conceitos no PPP da Escola em articulação a educação humanizadora. Além disso, também são desafios o enfrentamento às políticas públicas educacionais hegemônicas, a necessidade do fortalecimento da identidade pedagógica e da gestão democrática da Escola. Os avanços e os desafios desvelados são as contribuições deste estudo para o campo educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-01-06T11:27:44Z No. of bitstreams: 1 ROSSETTO.pdf: 3031369 bytes, checksum: 48b1b9e1da1369734decd5b86fbeee2d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-01-06T13:30:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ROSSETTO.pdf: 3031369 bytes, checksum: 48b1b9e1da1369734decd5b86fbeee2d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-06T13:30:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROSSETTO.pdf: 3031369 bytes, checksum: 48b1b9e1da1369734decd5b86fbeee2d (MD5) Previous issue date: 2022-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectalfabetizaçãopt_BR
dc.subjectcriticidadept_BR
dc.subjectinfânciapt_BR
dc.subjecthumanizaçãopt_BR
dc.titleAlfabetização na infância numa perspectiva críticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSSETTO.pdf2,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.