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Tipo: Dissertação
Título: Empoderamento feminino e cartas pedagógicas: processos e aprendizagens de mulheres educadoras populares
Autor(es): Souza, Micheli Silveira de
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Freitas, Ana Lúcia Souza de
Terceiro membro da banca: Camini, Isabela
Resumo: A presente pesquisa, sob o tema processos de empoderamento feminino de educadoras por meio de Cartas Pedagógicas (CP) em diferentes contextos educativos, numa perspectiva da Educação Popular freireana tem como proposta investigativa a trocas de Cartas Pedagógicas sobre empoderamento feminino e educação entre quatro mulheres educadoras. Considerando as pesquisas sobre estudos feministas, e também, as pesquisa sobre Cartas Pedagógicas como temáticas emergentes e decoloniais entendemos que este seja um campo fértil, ainda a ser explorado, para se investir em novas pesquisas e na construção de conhecimento dos diferentes saberes. Partindo da curiosidade epistemológica fomentada nos grupos de pesquisa que participei, dos movimentos de ação-reflexão-ação seja no cotidiano da vida profissional, pessoal, militante fui fazendo perguntas que me levaram ao seguinte problema de pesquisa: Como as Cartas Pedagógicas podem contribuir para o diálogo crítico-reflexivo e para o processo de empoderamento feminino de educadoras populares. Para isso, o objetivo da pesquisa é compreender a fecundidade do diálogo crítico-reflexivo através de Cartas Pedagógicas para o processo de empoderamento feminino de educadoras populares. A construção do quadro teórico-metodológico se deu por meio do entrecruzamento das relações entre os conceitos de Educação Popular Brandão (2002), Freire (1992), Jara (2006, 2020), Machado (2019), Paludo (2015), Steck (2010, 2013) e Pereira (2017, 2021); Cartas Pedagógicas Freire (1979, 1980, 1993, 1994, 2000), Freitas (2004, 2019, 2020), Camini (2012), Coelho (2011), Paulo e Dickmann (2020) e Dickmann, Ivânio (2019) e sobre Empoderamento feminino Tiburi (2018), Berth (2019), bell hook (2013), Castro e Machado (2020). E também, um breve Estado do Conhecimento sobre CP formando assim, os pressupostos teóricos dessa pesquisa. Deste modo, mediante a escolha da abordagem qualitativa, da metodologia da Pesquisa Participante e da utilização da Sistematização de Experiências para analisar e comunicar os achados da pesquisa está posto o quadro teórico-metodológico da pesquisa. Por meio da participação, observação, sistematização e da análise realizada das CP e de dois encontros síncronos foi possível identificar que as características próprias da CP podem contribuem para o desenvolvimento de diálogos críticos-reflexivos e dos processos necessários para o empoderamento feminino. Limites e desafios também foram apresentados. Os pontos de chegada da pesquisa também conduziram ao produto interventivo do Mestrado Profissional em Educação (PPGPE), a produção de um vídeo, Cartas Pedagógicas e a caminhada dessas quatro mulheres educadoras participantes da pesquisa.
Abstract/Resumen: The present research, under the theme of female empowerment processes of educators through Pedagogical Letters (PL) in different educational contexts, from a Freirean Popular Education perspective, has as its investigative proposal the exchange of Pedagogical Letters about female empowerment and education among four women educators. Considering the research on feminist studies, and also the research on Pedagogical Letters as emerging and decolonial themes, we understand that this is a fertile field, still to be explored, to invest in new researches and in the construction of knowledge of different knowledge. From the epistemological curiosity fostered in the research groups I participated in, from the action-reflection-action movements in my professional, personal and militant life, I have been asking questions that led me to the following research problem: How can Pedagogical Letters contribute to the critical-reflective dialogue and to the process of female empowerment of popular educators. To this end, the objective of this research is to understand the fruitfulness of critical-reflective dialogue through Pedagogical Letters for the process of female empowerment of popular educators. The construction of the theoretical-methodological framework took place through the intersection of the relations between the concepts of Popular Education, Brandão (2002), Freire (1992), Jara (2006, 2020), Machado (2019), Paludo (2015), Steck (2010, 2013) and Pereira (2017, 2021); Freire’s Pedagogical Letters (1979, 1980, 1993, 1994, 2000), Freitas (2004, 2019, 2020), Camini (2012), Coelho (2011), Paulo and Dickmann (2020) and Dickmann, Ivânio (2019) and on Women's Empowerment Tiburi (2018), Berth (2019), bell hook (2013), Castro and Machado (2020). And also, a brief State of Knowledge on PC thus forming the theoretical assumptions of this research. Thus, by choosing a qualitative approach, the Participant Research methodology and the use of Experience Systematization to analyze and communicate the research findings, the theoretical and methodological framework of the research was established. Though the participation, observation, systematization and analysis of the PC and two synchronous meetings, it was possible to identify that the characteristics of PC can contribute to the development of critical-reflective dialogues and the processes necessary for women empowerment. Limits and challenges were also presented. The end points of the research also led to the interventional product of the Professionals Master’s in Education (PPGPE), the production of a video, Pedagogical Letters, and the journey of these four women educators participating in the research
Palavras-chave: Empoderamento feminino
Cartas Pedagógicas
Educação Popular
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6208
Data do documento: Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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