Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6209
Tipo: Dissertação
Título: Os desafios na construção de uma escola indígena específica e diferenciada para a formação de professores kaingang
Autor(es): Simon, Carine Inês
Primeiro Orientador: Gritti, Isabel Rosa
Primeiro membro da banca: Ferreira, Bruno
Segundo membro da banca: Marcon, Telmo
Terceiro membro da banca: Silva, Emerson Neves da
Resumo: A partir dos avanços na legislação em relação à educação escolar indígena, decorrentes da Constituição Federal de 1988, as discussões referentes a uma escolarização indígena sem princípios colonizadores e de integração dos indígenas à sociedade nacional vêm sendo ampliadas. As escolas passam a ser um espaço em que os conhecimentos acumulados historicamente pela humanidade são trabalhados de modo concomitante ao modo específico, diferenciado, comunitário, intercultural e bilíngue dos conhecimentos tradicionais do povo Kaingang. É partindo desse contexto que os cursos de formação de professores assumem um importante papel, pois têm o compromisso de formar os futuros professores que atuarão nas escolas indígenas. Nesse contexto é que se insere a presente pesquisa, cujo tema central aborda os desafios na construção de uma escola indígena específica e diferenciada para a formação de professores Kaingang. O objetivo deste estudo é compreender os desafios e entraves para a efetivação de uma escola indígena específica e diferenciada na formação de professores Kaingang. Os sujeitos deste estudo são quinze professores e duas gestoras. Os dados foram coletados a partir de uma análise e um roteiro de entrevistas. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa, em que se adotou a pesquisa participante. Por meio da análise de dados, emergiram três categorias de análise: o importante papel do Instituto na formação de professores Kaingang; Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel: organização curricular e pedagógica e o regime de alternância; escola indígena: específica, diferenciada, intercultural, bilíngue, comunitária e sua prática pedagógica. Os resultados apontam que o Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel é um importante espaço na construção e reflexão de uma educação escolar indígena em que se façam presentes os direitos dos indígenas, seus saberes e sua cultura. Os participantes apontam como desafios na construção de uma educação específica e diferenciada no Instituto a ausência de formações específicas dirigidas aos professores, a falta de material pedagógico específico, a questão de a gestão e o quadro de professores não serem ocupados, majoritariamente, por indígenas e ressaltam que o calendário escolar e o currículo são inadequados à realidade de seus alunos. O Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel ainda necessita de avanços nas discussões e práticas relacionadas à formação de professores, para contemplar a perspectiva específica, diferenciada, comunitária, intercultural, bilíngue e de qualidade, embora muito já se tenha avançado. Isso se justifica pelo fato de o educandário estar ainda em fase de construção, pois iniciou suas atividades em 2014, estando em constante busca e avanço em suas práticas pedagógicas, para cada vez mais se aproximar, de fato, de uma educação escolar indígena específica e diferenciada, tornando-se, assim, cada vez mais, um importantíssimo espaço de construção e reflexão acerca do futuro das escolas Kaingang.
Abstract/Resumen: From the advances of the legislation, referring to indigenous school education, resulting from the Federal Constitution of 1988, the discussions regarding an indigenous schooling without colonizing principles and the integration of indigenous people into national society, has been expanding, where schools become a space where the knowledge historically accumulated by humanity is worked concomitantly in a specific, differentiated, community, intercultural and bilingual way, with the traditional knowledge of the Kaingang people. It is from this context that teacher training courses play an important role, as they are committed to training future teachers who will work in indigenous schools. It is from this context that the research is inserted, which has as its central theme, the challenges in the construction of a specific and differentiated indigenous school for the formation of Kaingang teachers. The objective of this study is to understand the challenges and obstacles for the implementation of a specific and differentiated indigenous school in the training of Kaingang teachers. The subjects of this study were 15 teachers and 2 managers. Data were collected from an analysis and an interview script. The study is characterized by qualitative research and adopted participatory research. Through data analysis, 03 categories emerged. The important role of the Institute in the training of Kaingang teachers; Ângelo Manhká Miguel State Institute of Indigenous Education: Curricular and pedagogical organization and the alternation regime; Indigenous school: Specific, differentiated, intercultural, bilingual and community and its pedagogical practice. The results show that the Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel is an important space in the construction and reflection for an indigenous school education where the rights of indigenous people, their knowledge and their culture are present. The participants point out as challenges in the construction of a specific and differentiated education at the Institute, the fact of the absence of specific training for teachers, highlighting the school calendar and the curriculum as inadequate to the reality of their students, the lack of specific pedagogical material, and the issue of management and the teaching staff not being mostly indigenous. The Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel still needs advances in the discussions and practices related to teacher training, to contemplate the specific, differentiated, community, intercultural, bilingual and quality perspective, but much has already been advanced, justified by the fact that of the school is still under construction, as it started its activities in 2014, and is constantly seeking and advancing in its pedagogical practices to get closer and closer in fact to a specific and differentiated indigenous school education, thus becoming increasingly a very important space for construction and reflection on the future of Kaingang schools.
Palavras-chave: Educação Escolar Indígena
Formação de professores Kaingang
Educação Específica e Diferenciada
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6209
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMON.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.