Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6217
Tipo: Dissertação
Título: Competências leitora e lexical na educação básica: o letramento digital como possibilidade para seu desenvolvimento
Autor(es): Pereira, Helen Cristina Núbias
Primeiro Orientador: Finger-Kratochvil, Claudia
Primeiro membro da banca: Baretta, Luciane
Segundo membro da banca: Hubner, Lilian Cristine
Resumo: A leitura tem sido um dos temas mais discutidos nos meios educacionais. Isso porque os resultados de diferentes pesquisas no espaço escolar e fora dele estão abaixo do esperado, o que torna o trabalho em sala de aula ainda mais desafiador para professores e estudantes. Nesta pesquisa, este estudo tem por objetivo propor um conjunto de atividades para o desenvolvimento do léxico dos estudantes, a partir de textos, utilizando interfaces digitais. Para que isso seja possível, apresentamos atividades que promovam o desenvolvimento do léxico, cuja aplicação será mediada por interfaces digitais. Acreditamos que é na Educação Básica que formamos cidadãos mais críticos e aptos para diferentes situações de comunicação; observamos, portanto, a importância do ensino dos aspectos lexicais para formar leitores mais habilidosos. Por isso, partimos de uma abordagem psicolinguística, pois essa é a ciência que estuda os processos da linguagem e suas relações com a cognição. Em função disso, as propostas foram elaboradas utilizando algumas interfaces digitais. Assim, temos o letramento digital como um suporte para as práticas pedagógicas. Essas atividades foram pensadas para serem realizadas com estudantes dos sextos e sétimos anos do Ensino Fundamental, a fim de que os alunos melhorem suas habilidades de leitura, para isso é necessário que esse tema seja amplamente trabalhado durante as aulas de língua portuguesa. Pretendemos, dessa forma, contribuir para ampliar o conhecimento do léxico, auxiliando na melhora da compreensão leitora. Com essas reflexões, apontamos as etapas das atividades, inserindo o conhecimento de novas palavras por meio da tecnologia na educação. Desejamos, portanto, incentivar prá ticas para o ensino de língua portuguesa que considerem o ensino da leitura importante para o contexto de sala de aula.
Abstract/Resumen: La lectura ha sido uno de los temas más discutidos en los círculos educativos. Esto se debe a que los resultados de diferentes encuestas en el espacio escolar y fuera de él están por debajo de las expectativas, lo que hace que el trabajo en el aula sea aún más desafiante para docentes y estudiantes. En esta investigación, nuestro objetivo es ayudar en la construcción y el desarrollo léxico de los estudiantes de Educación Básica, con el objetivo de mejorar la comprensión lectora. Para que esto sea posible, sugerimos actividades que promuevan el desarrollo del léxico, cuya aplicación estará mediada por interfaces digitales. Creemos que es en la Educación Básica que formamos ciudadanos más críticos y capaces de diferentes situaciones de comunicación; observamos, por tanto, la importancia de enseñar aspectos léxicos para formar lectores más hábiles. Por tanto, partimos de un enfoque psicolingüístico, ya que esta es la ciencia que estudia los procesos del lenguaje y su relación con la cognición. Como resultado, las propuestas fueron elaboradas utilizando algunas interfaces digitales. Así, tenemos la alfabetización digital como soporte de las prácticas pedagógicas. Estas actividades fueron diseñadas para ser realizadas con estudiantes de sexto y séptimo año de Educación Primaria, con el fin de que los estudiantes mejoren sus habilidades lectoras. De esta manera, pretendemos contribuir a ampliar el conocimiento del léxico, ayudando a mejorar la comprensión lectora. Con estas reflexiones, apuntamos los pasos de las actividades, insertando el conocimiento de nuevas palabras a través de la tecnología en la educación. Por lo tanto, deseamos fomentar prácticas para la enseñanza del portugués que consideren importante la enseñanza de la lectura para el contexto del aula.
Palavras-chave: Leitura
Letramento digital
Educação escolar
Formação de leitores
Educação de escola básica
Transtornos da leitura
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6217
Data do documento: 14-Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA.pdf4,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.