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Tipo: Dissertação
Título: Objetos anafóricos no português brasileiro: possibilidades de aprendizagens a partir de metodologias ativas na educação básica
Autor(es): Fonseca, Bruna Marzullo
Primeiro Orientador: Gravina, Aline Peixoto
Primeiro membro da banca: Costa, Tatiane Macedo
Segundo membro da banca: Marchesan, Ani Carla
Resumo: Esta pesquisa, fundamentada na Teoria Gerativa (CHOMSKY, 1957 e trabalhos posteriores), aborda estudos sobre o objeto anafórico no Português Brasileiro (PB), com o objetivo de comparar metodologias de ensino e aprendizagem de gramática. Trabalhos pioneiros sobre o objeto anafórico identificaram uma diminuição do uso dos clíticos e um aumento do uso da categoria vazia nessa posição (OMENA, 1978; DUARTE, 1986; CORRÊA, 1991; CYRINO, 1994; MACEDO COSTA, 2012). Outros estudos sobre esse fenômeno evidenciam o aumento gradual do uso dos clíticos como objeto anafórico em produções de estudantes, demonstrando que a manutenção dessa variante no PB é resultado do ensino formal (FREIRE, 2005; OLIVEIRA, 2007; PIRES, 2015; entre outros). Entretanto, essas pesquisas também indicam que esse ensino não tem sido eficiente, pois, mesmo após a escolarização, os alunos apresentam dificuldades em relação ao uso das possibilidades de objeto anafórico. Dificuldades como essa exemplificam problemas enfrentados no ensino e aprendizagem de gramática e apontam para a necessidade de repensar as abordagens metodológicas utilizadas nas aulas de Português. Nesse sentido, este trabalho, com base em estudos que apresentam novas abordagens para o ensino gramatical, como a Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa (PILATI, 2017), propõe como metodologia um estudo comparativo sobre metodologias de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para desenvolver esse estudo, foram elaboradas e aplicadas atividades sobre o mesmo conteúdo sintático – objetos anafóricos no PB –, mas com abordagens metodológicas diferentes, em duas turmas de 9º ano do ensino fundamental. Após a aplicação, foi desenvolvida uma análise comparativa dos resultados das atividades realizadas em cada turma, a fim de vislumbrar as contribuições de um trabalho mais científico em relação a metodologias mais tradicionais. Os resultados revelam que há um pequeno ganho de aprendizagem com a metodologia ativa, mas houve resultados semelhantes na aplicação do método tradicional. Ainda que tenha havido pouca diferença nos resultados, as reflexões desenvolvidas a partir deste estudo confirmam a importância de pesquisas que investiguem metodologias alternativas para o ensino de gramática, a fim de incentivar um processo de ensino-aprendizagem efetivo e significativo.
Abstract/Resumen: This research, based on the Generative Theory (CHOMSKY, 1957 and later works), addresses studies on the anaphoric object in Brazilian Portuguese (BP), with the objective of comparing grammar teaching and learning methodologies. Pioneering works on the anaphoric object identified a decrease in the use of clitics and an increase in the use of the empty category in this position (OMENA, 1978; DUARTE, 1986; CORRÊA, 1991; CYRINO, 1994; MACEDO COSTA, 2012). Other studies on this phenomenon show the gradual increase in the use of clitics as an anaphoric object in student productions, demonstrating that the maintenance of this variant in BP is a result of formal teaching (FREIRE, 2005; OLIVEIRA, 2007; PIRES, 2015; among others). However, these researches also indicate that this teaching has not been efficient, because, even after schooling, students have difficulties in relation to the use of anaphoric object possibilities. Difficulties like this exemplify problems faced in teaching and learning grammar and point to the need to rethink the methodological approaches used in Portuguese classes. In this sense, this work, based on studies that present new approaches to grammar teaching, such as the Active Linguistic Learning Methodology (PILATI, 2017), proposes as a methodology a comparative study on teaching and learning methodologies of the Portuguese Language in Basic Education. To develop this study, activities were developed and applied on the same syntactic content – anaphoric objects in BP –, but with different methodological approaches, in two classes of 9th grade of elementary school. After the application, a comparative analysis of the results of the activities carried out in each class was developed, in order to glimpse the contributions of a more scientific work in relation to more traditional methodologies. The results reveal that there is a small learning gain with the active methodology, but there were similar results in the application of the traditional method. Even though there was little difference in the results, the reflections developed from this study confirm the importance of research that investigates alternative methodologies for teaching grammar, in order to encourage an effective and meaningful teaching-learning process.
Palavras-chave: Gramática
Ensino e aprendizagem
Educação básica
Língua Portuguesa
Metodologia da Aprendizagem Linguística Ativa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6218
Data do documento: 7-Dez-2022
Nível: Mestrado
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