Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6219
Type: | Dissertação |
Title: | A metáfora da Antimiragem Ana Z., aonde vai você? |
Author: | Oliveira, Jozilaine de |
First advisor: | Prigol, Valdir |
metadata.dc.contributor.referee1: | Valdatti, Nilceia |
metadata.dc.contributor.referee2: | Thimoteo, Saulo Gomes |
metadata.dc.contributor.referee3: | Vaccaro, Santo Gabriel |
Resume: | A presente pesquisa visa analisar a metáfora da antimiragem, que emerge da leitura da obra Ana Z., aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti. Protagonizado por uma menina, esse enredo leva o leitor a viver uma aventura no fundo de um poço, ao acompanhar a personagem em uma tentativa de recuperar as contas de seu colar, que escoaram escuridão abaixo. O plano da protagonista era descer para recuperá-las, mas a ação acaba convertendo-se em uma viagem pelo interior do poço. Dentre os lugares percorridos, está o oásis da antimiragem, caracterizado como um lugar onde é necessário mais que o sentido da visão para ver, uma vez que há coisas que, embora não vejamos, existem. É dessa paragem que germina a metáfora da antimiragem. Para o desenvolvimento desta dissertação, três movimentos foram realizados. O primeiro visa mostrar como surge a metáfora da antimiragem, partindo da relação entre leitor e texto literário. Com o intuito de compreender e delimitar o conceito de metáfora, foram utilizadas como aporte noções tecidas por Michel Pêcheux a esse respeito. O movimento seguinte consiste em historicizar essa metáfora, apresentando como a antimiragem atravessa outras obras literárias e como cada deslizamento tem uma memória. À vista disso, foram selecionados alguns trechos que se dirigem para cada uma dessas memórias. O último movimento consiste em uma proposição de que a leitura de textos literários como antimiragem parece ser um jogo entre duas memórias: a memória voluntária, que é dada pelo texto e exige um reconhecimento por parte de quem lê; e a memória involuntária, ligada ao leitor e às reminiscências que emergem de sua relação com o texto literário. |
Abstract: | La presente investigación tiene como objetivo analizar la metáfora del antimiraje, que germina tras la lectura de la obra Ana Z., aonde vai você? (1993), de Marina Colasanti. Protagonizada por una niña, esta trama lleva el lector a vivir una aventura en el fondo de un pozo, acompañando a la personaje en un intento de recuperar las cuentas de su colar, que se desploman hacia la oscuridad. El plan de la protagonista era bajar recuperarlas, pero la acción se convierte en un viaje al interior del pozo. Entre los lugares recorridos está el oasis del antimiraje, caracterizado como un lugar donde es necesario algo más que el sentido de la vista para ver, puesto que hay cosas que aunque no veamos, existen. En este lugar está el origen de la metáfora del antimiraje. Para el desarrollo de este trabajo, tres movimientos fueron hechos. El primer tiene como objetivo mostrar cómo surge la metáfora del antimiraje, a partir de la relación entre lector y texto literario Para comprender y delimitar el concepto de metáfora, utilizamos como apoyo las nociones tejidas por Michel Pêcheux sobre este tema. El siguiente movimiento consiste en dar a esta metáfora una historicidad, presentando cómo el antimiraje atraviesa otras obras literarias y cómo cada deslizamiento tiene una memoria. En vista de ello, se han seleccionado algunos fragmentos que abordan cada una de estas memorias. El último movimiento es una proposición sobre como la lectura de textos literarios aparenta ser un juego entre dos memorias: la memoria voluntaria, dada por el texto y que exige un reconocimiento por parte de quien lee; y la memoria involuntaria, vinculada al lector y a las reminiscencias que surgen de su relación con el texto literario. |
Keywords: | Metáfora Leitura Memória Literatura |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Fronteira Sul |
Acronym of the institution: | UFFS |
College, Institute or Department: | Campus Chapecó |
Name of Program of Postgraduate studies: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Type of Access: | Acesso Aberto |
URI: | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6219 |
Issue Date: | 8-Dec-2022 |
metadata.dc.level: | Mestrado |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLIVEIRA.pdf | 821.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.