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Tipo: Dissertação
Título: As relações escolares intersubjetivas no ensino remoto durante a pandemia da covid-19 em Santa Catarina: uma análise com base na perspectiva histórico-cultural
Autor(es): Carneiro, Caroline Signori
Primeiro Orientador: Cavalheiro, Aline Cassol Daga
Primeiro membro da banca: Stübe, Angela Derlise
Segundo membro da banca: Pedralli, Rosângela
Terceiro membro da banca: Mossmann, Suziane da Silva
Resumo: Esta dissertação volta-se ao período pandêmico e ao cenário que a educação viveu entre março de 2020 a abril de 2022. A partir disso, o objetivo principal deste estudo, situado na Linguística Aplicada, é explicar, com base no materialismo histórico-dialético, as implicações desencadeadas pela configuração das aulas não presenciais nas relações intersubjetivas. Sob tal enfoque, esta pesquisa estruturou-se para responder à seguinte questão central, qual seja: “Tendo por base o contexto instaurado pela pandemia ocasionada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus e os seus impactos na educação básica, quais são as implicações da configuração das aulas não presenciais, em se tratando de uma Escola Polo da rede estadual de ensino de Santa Catarina, nas relações intersubjetivas que se estabelecem no bojo do processo didático-pedagógico?”. A partir deste direcionamento, primeiramente buscou-se caracterizar analiticamente o contexto de aulas não presenciais na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina, no sentido de compreender os encaminhamentos do Ministério da Educação e da Secretária de Educação do Estado de Santa Catarina. Com o cenário montado, passou-se à identificação dos tipos de relações intersubjetivas que se estabelecem com este não convencional ensino guiado por aulas remotas. Tal caminho levou ao desvelamento da primeira questão adjacente: “Como se caracteriza o contexto das aulas não presenciais na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina e quais são os encaminhamentos pedagógicos estabelecidos no âmbito de uma Escola Polo?”. Após, a investigação direcionou-se a explicar as relações intersubjetivas ocasionadas neste lócus educativo peculiar, refletindo sobre as implicações por ele geradas, a fim de responder à questão adjacente que conclui esta busca empírica: “Que implicações se depreendem desses encaminhamentos nas relações intersubjetivas estabelecidas no contexto de aulas não presenciais, em uma Escola Polo da rede pública estadual de ensino em Santa Catarina, para o processo de ensino-aprendizagem?”. Dessa forma, quatro etapas foram percorridas, a saber: pesquisa documental e bibliográfica; observação participante; entrevista; análise dos dados. Por meio deste caminho trilhado, os resultados apontam que o contexto social pandêmico trouxe implicações para a dinâmica das interações entre professores e alunos, a saber: as relações sociais face a face cederam espaço às relações virtuais; o contato com o outro se evidenciou de forma restrita e com menor disposição de tempo e vinculação afetiva; a interatividade não ocupou a mesma dimensão possibilitada pelo contato físico em sala de aula; a linguagem adequou-se às plataformas virtuais que intermediaram as relações educacionais; famílias e lares precisaram se adaptar; rotinas se alteraram; os docentes foram retirados de sua zona de conforto, sendo que muitos ainda não dispõem do conhecimento necessário e do investimento adequado para acompanhar essa mudança. Nesse sentido, um cenário tão inquietante como o da pandemia impingiu notas mais agudas aos processos significativamente complexos de ensino-aprendizagem em instâncias educacionais, com implicações para o percurso formativo de todos os atores sociais envolvidos.
Abstract/Resumen: This reserch focuses on the pandemic period and the scenary that education lived from March 2020 to April 2022. Based on this, the main purpose of this study, situated in Applied Linguistics, is to explain, according to historical-dialectical materialism, the implications initiated by the configuration of non-face-to-face classes in intersubjective relationships. Under this approach, this research was structured to answer the following central question: “Based on the context created by the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus or the New Coronavirus and its impacts on basic education, what are the implications of non-face-to-face classes, in the case of a “Polo” School from the public school system in Santa Catarina, in the intersubjective relationships that are established in the essence of the didactic-pedagogical process?”. From this direction, we first tried to characterize analytically the context of non-face-to-face classes in the state public school system in Santa Catarina, in order to understand the conducting of the Ministry of Education and the Santa Catarina Secretary of Education. With all of it, we tried to identify the types of intersubjective relationships that are established with this unconventional teaching guided by remote classes. This way led us to the unveiling of the first adjacent question: “How is characterized the context of non-face-to-face classes in the state public school system in Santa Catarina and what are the pedagogical guidelines established within a “Polo” School?” After that, the investigation was directed to explain the intersubjective relationships caused in this peculiar educational locus, reflecting on the implications generated by it, in order to answer the adjacent question that concludes this empirical search: "What implications can be deduced from this conducting of the intersubjective relationships established in the context of non-face-to-face classes, in a “Polo” School of the public education system in the state of Santa Catarina, for the teaching-learning process?”. Thus, four stages were done: documental and bibliographic research; participant observation; interview; data analysis. Through this way, the results point out that the pandemic social context brought implications for the dynamics of interactions between teachers and students: face-to-face social relationships gave way to virtual relationships; the contact with the other was evidenced in a restricted way and with less time and affective bonding; interactivity did not occupy the same dimension made capable by physical contact in the classroom; the language was adapted to the virtual platforms that intermediated the educational relations; families and homes had to adapt; routines have changed; teachers have been taken out of their comfort zone, and many schoolteachers do not have the necessary knowledge and adequate investment to accompany this change yet. In this sense, a scenary as disturbing as that of the pandemic came out significantly complex teaching-learning processes in educational instances, with implications for the training path of all the social actors involved.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Covid-19
Pandemia
Ensino remoto
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6220
Data do documento: 7-Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

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