Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6221
Type: Dissertação
Title: A metáfora do Clamor no poema "redes sociais" de Bráulio Bessa Uchoa
Author: Schaefer, Bruna
First advisor: Prigol, Valdir
metadata.dc.contributor.referee1: Thimoteo, Saulo Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Valdatti, Nilceia
metadata.dc.contributor.referee3: Stübe, Angela Derlise
Resume: O poema “Redes Sociais” de Bráulio Bessa Uchoa é um texto de 2018 que foi publicado no livro Poesia que transforma e oralizado no programa televisivo Encontro com Fátima Bernardes, na Rede Globo, resultando em um vídeo performático compartilhado na internet e que obteve numerosas visualizações. O poema tornou-se um texto de muita circulação e, por isso, buscando entender a estrutura que proporciona tamanha potencialidade e alcance para a obra, este estudo busca propor um modo de ler “Redes sociais” a partir da metáfora do clamor. Para tanto, o trabalho é constituído por três principais partes: primeiramente, minha relação com o poema é apresentada, assim como a concepção de leitura que sustenta este trabalho, o conceito de metáfora de Michel Pêcheux e a apresentação do clamor como metáfora; já a segunda parte refere-se às memórias consequentes da leitura de “Redes sociais” e são apresentados três textos, de diferentes gêneros e contextos, que também possuem o clamor em suas estruturas e configurações; e, para finalizar, a terceira parte visa um estudo sobre a discursividade do texto, objetivando explicar esse poema que, a partir do clamor, ensina ao leitor/ouvinte. Para isso, apresentarei os jogos de sentidos que envolvem a paródia e a parábase, assim como o clamor e o pedido e, em seguida, concluirei que o clamor possibilita um viés pedagógico no texto, proporcionando que o leitor/ouvinte se observe e aprenda. Encerrarei este trabalho propondo que “Redes sociais”, do mesmo modo como a própria literatura, pode ser compreendido a partir desse clamor.
Abstract: El poema “Redes Sociais” de Bráulio Bessa Uchoa es un texto de 2018 que fue publicado en el libro Poesia que transforma y oralizado en el programa de televisión Encontro com Fátima Bernardes, de la Rede Globo, que resultó en un video de performance publicado y compartido en internet y que obtuvo numerosas vistas. El poema se convirtió en un texto de amplia circulación y, por eso, buscando comprender la estructura que brinda tal potencialidad y alcance a la obra, este estudio busca proponer una forma de lectura de “Redes Sociais” a partir de la metáfora del clamor. Para eso, este trabajo consta de tres partes principales: en primer lugar, se presenta mi relación con el poema, así como la concepción de lectura que sustenta esta obra, el concepto de metáfora de Michel Pêcheux y la presentación del clamor como metáfora; la segunda parte se refiere a las memorias resultantes de la lectura de “Redes Sociais” y se presentan tres textos, de diferentes géneros y contextos, que también tienen el clamor en sus estructuras y configuraciones; y, finalmente, la tercera parte apunta para un estudio sobre la discursividad del texto, con el objetivo de explicar este poema que, desde el clamor, enseña al lector/oyente. Para eso, presentaré los juegos de sentidos que involucran la parodia y la parábasis, así como el clamor y la petición, y luego concluiré que el clamor habilita la noción de pedagogía en el texto, haciendo posible que el lector/ oyente observe a sí mismo y aprenda. Terminaré este trabajo proponiendo que “Redes sociais”, del mismo modo que la propia literatura, puede ser comprendido desde el clamor.
Este trabalho foi realizado com apoio financeiro do Programa de Bolsas Universitárias da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (UNIEDU), com recursos do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (FUMDES). Período: 03/2022 a 12/2022.
Keywords: Literatura
Poemas
Bráulio Bessa Uchoa
Poema "Redes Sociais"
Metáfora
Gramática
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Chapecó
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6221
Issue Date: 20-Dec-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SCHAEFER.pdf1,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.