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Tipo: Dissertação
Título: A pesquisa como princípio educativo no desenvolvimento das linguagens nos anos iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Campagnaro, Grazieli Borges
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Stecanela, Nilda
Resumo: Este estudo discutiu a pesquisa na sala de aula e sua consolidação como mecanismo de desenvolvimento do currículo e princípio educativo. O foco da análise foi a prática da pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e como esse recurso pode auxiliar no desenvolvimento das diferentes práticas de linguagem trabalhadas nessa etapa da educação básica - leitura, escrita, oralidade. A problemática central foi assim descrita: quais percepções e ações de pesquisa em sala de aula são desenvolvidas pelos professores nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das escolas de Sananduva que contribuem para o desenvolvimento das linguagens? O objetivo principal foi investigar o desenvolvimento da pesquisa em sala de aula de escolas públicas do município de Sananduva, Estado do Rio Grande do Sul e sua contribuição para o desenvolvimento das práticas de linguagem. Buscou-se evidenciar a importância da pesquisa na prática escolar como possibilidade de reinvenção do trabalho pedagógico; compreendendo a escola e a pesquisa como um encontro possível, acessível desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Procurou-se enfatizar a importância da pesquisa como estratégia à construção de aprendizagens significativas, propondo uma formação de professores ou um indicativo das características de um aluno pesquisador. A metodologia envolveu a realização de pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza exploratória e qualitativa, desenvolvida por meio de pesquisa-ação. O contexto de pesquisa foi o município de Sananduva, especialmente as escolas da rede pública municipal e estadual. A amostra correspondeu à totalidade dos professores que atuam no 4º ano do Ensino Fundamental, sendo a coleta de dados, desenvolvida com a aplicação de questionário via Google Forms. Os dados foram analisados a partir da textualidade discursiva. Com base nos resultados, observou-se que há ainda uma predominância da abordagem tradicional na prática pedagógica dos professores participantes da pesquisa, mas são desenvolvidas outras estratégias, inclusive de pesquisa, que refletem positivamente na aprendizagem dos alunos e desenvolvimento das competências e habilidades acerca das linguagens. Destaca-se o objetivo dos docentes para que as aulas tornem- se momentos de motivação e curiosidade, levando ao engajamento e à cooperação por parte dos alunos para que sejam protagonistas na construção do seu conhecimento. Diante disso, tornar a pesquisa um princípio educativo conduz o processo de ensino a uma participação mais efetiva dos alunos, além de impactar em todas as dimensões da linguagem (oralidade, leitura/escuta, escrita e produção textual), o que refletirá positivamente no aprendizado ao longo da educação básica. O produto final da pesquisa foi a apresentação de uma proposta de formação/ação docente, construída a partir dos resultados obtidos e com a finalidade de ampliar o uso da pesquisa como estratégia pedagógica nas salas de aula dos anos iniciais.
Abstract/Resumen: This study discussed research in the classroom and its consolidation as a curriculum development mechanism and educational principle. The focus of the analysis was the practice of research in the Early Years of Elementary School and how this resource can help in the development of different language practices worked on in this stage of basic education - reading, writing, speaking. The central issue was thus described: what perceptions and research actions in the classroom are developed by teachers in the Early Years of Elementary Education in schools in Sananduva that contribute to the development of languages? The main objective was to investigate the development of research in the classroom of public schools in the municipality of Sananduva, State of Rio Grande do Sul and its contribution to the development of language practices. We sought to highlight the importance of research in school practice as a possibility of reinventing pedagogical work; understanding school and research as a possible meeting, accessible from the first years of elementary school. We tried to emphasize the importance of research as a strategy for building meaningful learning, proposing teacher training or an indication of the characteristics of a research student. The methodology involved conducting bibliographic and field research, of an exploratory and qualitative nature, developed through action research. The research context was the municipality of Sananduva, especially the municipal and state public schools. The sample corresponded to all teachers who work in the 4th year of Elementary School, and data collection was carried out with the application of a questionnaire via Google Forms. Data were analyzed from discursive textuality. Based on the results, it was observed that there is still a predominance of the traditional approach in the pedagogical practice of the teachers participating in the research, but other strategies are developed, including research ones, which reflect positively on student learning and the development of skills and abilities about the languages. The objective of the teachers is highlighted so that the classes become moments of motivation and curiosity, leading to engagement and cooperation on the part of the students so that they are protagonists in the construction of their knowledge. The conclusion is that making research an educational principle leads the teaching process to a more effective participation of students, in addition to impacting all dimensions of language (orality, reading/listening, writing and textual production), which will reflect positively in learning throughout basic education. The final product of the research was the presentation of a teaching training/action proposal, built from the results obtained and with the purpose of expanding the use of research as a pedagogical strategy in classrooms in the early years.
Palavras-chave: Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Pesquisa
Práticas de Linguagem
Professor-Pesquisador
Sala de Aula
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6222
Data do documento: Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

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