Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Bittencourt, Zoraia Aguiar-
dc.contributor.referee1Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva-
dc.contributor.referee2Bem, Daniel Francisco de-
dc.contributor.referee3Ingrassia, Thiago Pereira-
dc.creatorAraujo, Patrícia Martins de-
dc.date2022-10-27-
dc.date.accessioned2023-01-31T12:25:27Z-
dc.date.available2022-12-13-
dc.date.available2023-01-31T12:25:27Z-
dc.date.issued2022-10-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6226-
dc.description.abstractThe present research proposes to analyze the The Indigenous People in Brazilian Children's Literature, with the objectives to research which are the literary documents that reach the schools through of the National School Library Program, how teachers can use these documents with children in schools, how can children's literature books be presented that bring the Indigenous peoples as protagonists and how children, through children's literature, can get to know and recognize each other in these texts that talk about Indigenous cultures. When trying to understand the importance of literature in the daily lives of children in the 1st to 5th year of the Initial Years of Elementary School, a historical survey of the development of Brazilian children's literature was carried out, in which it was possible to perceive how it has been socially shaped over the years. Through bibliographic research, it was possible to analyze how Indigenous peoples had their images built through time and through the vision of whom the stories are told. From this, the State of Knowledge was made, in order to understand how many and what researches are carried out on the theme of Indigenous peoples in the area of Brazilian children's literature. Finally, in the documentary research, Brazilian children's literature books belonging to the digital collection of the National School Library Program (PNBE) were selected. After that, two categories of analysis were created: Under what perspective In the first category, it was possible to understand the influences of those who write under what they write, are the authors writing? and How are characters placed/constructed within stories? In the first category, it was possible to understand the influences of those who write under what they write, in addition to recognizing the importance of Indigenous writers. In the second category, the relevance and protagonism of the characters within their stories was understood. Finally, it is hoped that this Dissertation can contribute to reflections on the constructions on the (in)visibility of native peoples, how schools still reproduce racism and how children's literature about indigenous peoples can be one of the tools used in education to bring children closer to the subject.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa se propõe a fazer uma análise sobre Os Indígenas na Literatura Infantil Brasileira, com os objetivos de pesquisar quais são os documentos literários que chegam até as escolas através do Programa Nacional Biblioteca da Escola, como os professores e professoras podem utilizar esses documentos com as crianças nas escolas, de que forma podem ser apresentados os livros de literatura infantil que trazem os Indígenas como personagens protagonistas e como as crianças, através da literaturas infantil, podem se conhecer e reconhecer nestes textos que falam sobre as culturas Indígenas. Ao tentar compreender a importância da literatura no cotidiano das crianças do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se um apanhado histórico do desenvolvimento literatura infantil brasileira, no qual foi possível perceber como ela foi se moldando socialmente com o passar dos anos. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível analisar como os povos Indígenas tiveram suas imagens construídas através dos tempos e através da visão de quem as histórias são contadas. A partir disso, fora feito o Estado do Conhecimento, com o intuito de compreender quantas e quais são as pesquisas realizadas sobre a temática dos povos Indígenas na área da literatura infantil brasileira. Por fim, na pesquisa documental, foram selecionados livros de literatura infantil brasileira pertencentes ao acervo digital do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Após foram criadas duas categorias de análise denominadas: Sob quais perspectiva os autores e as autoras estão escrevendo? e Como os personagens são colocados/construídos dentro das histórias.? Na primeira categoria foi possível compreender as influências de quem escreve sob o que escreve, além de reconhecer a importância de escritores Indígenas. Na segunda categoria, compreendeu-se a relevância e protagonismo dos personagens dentro de suas histórias. Por fim, espera-se que esta Dissertação possa contribuir para reflexões sobre as construções sobre a (in)visibilidade dos povos originários, como as escolas ainda reproduzem o racismo e como a literatura infantil sobre os povos indígenas pode ser uma das ferramentas utilizadas na educação para aproximar as crianças da temática.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Thiago Menezes Cairo (thiago.cairo@uffs.edu.br) on 2023-01-31T12:13:29Z No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 2659956 bytes, checksum: e1b7d0547458cc2e96ab70efb2759c9c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-01-31T12:25:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 2659956 bytes, checksum: e1b7d0547458cc2e96ab70efb2759c9c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-01-31T12:25:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ARAUJO.pdf: 2659956 bytes, checksum: e1b7d0547458cc2e96ab70efb2759c9c (MD5) Previous issue date: 2022-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechimpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura Infantilpt_BR
dc.subjectPovos Indígenaspt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectPNBEpt_BR
dc.titleOs indígenas na literatura infantil brasileirapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARAUJO.pdf2,6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.