Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6226
Type: Dissertação
Title: Os indígenas na literatura infantil brasileira
Author: Araujo, Patrícia Martins de
First advisor: Bittencourt, Zoraia Aguiar
metadata.dc.contributor.referee1: Kaercher, Gládis Elise Pereira da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Bem, Daniel Francisco de
metadata.dc.contributor.referee3: Ingrassia, Thiago Pereira
Resume: A presente pesquisa se propõe a fazer uma análise sobre Os Indígenas na Literatura Infantil Brasileira, com os objetivos de pesquisar quais são os documentos literários que chegam até as escolas através do Programa Nacional Biblioteca da Escola, como os professores e professoras podem utilizar esses documentos com as crianças nas escolas, de que forma podem ser apresentados os livros de literatura infantil que trazem os Indígenas como personagens protagonistas e como as crianças, através da literaturas infantil, podem se conhecer e reconhecer nestes textos que falam sobre as culturas Indígenas. Ao tentar compreender a importância da literatura no cotidiano das crianças do 1º ao 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se um apanhado histórico do desenvolvimento literatura infantil brasileira, no qual foi possível perceber como ela foi se moldando socialmente com o passar dos anos. Através da pesquisa bibliográfica, foi possível analisar como os povos Indígenas tiveram suas imagens construídas através dos tempos e através da visão de quem as histórias são contadas. A partir disso, fora feito o Estado do Conhecimento, com o intuito de compreender quantas e quais são as pesquisas realizadas sobre a temática dos povos Indígenas na área da literatura infantil brasileira. Por fim, na pesquisa documental, foram selecionados livros de literatura infantil brasileira pertencentes ao acervo digital do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Após foram criadas duas categorias de análise denominadas: Sob quais perspectiva os autores e as autoras estão escrevendo? e Como os personagens são colocados/construídos dentro das histórias.? Na primeira categoria foi possível compreender as influências de quem escreve sob o que escreve, além de reconhecer a importância de escritores Indígenas. Na segunda categoria, compreendeu-se a relevância e protagonismo dos personagens dentro de suas histórias. Por fim, espera-se que esta Dissertação possa contribuir para reflexões sobre as construções sobre a (in)visibilidade dos povos originários, como as escolas ainda reproduzem o racismo e como a literatura infantil sobre os povos indígenas pode ser uma das ferramentas utilizadas na educação para aproximar as crianças da temática.
Abstract: The present research proposes to analyze the The Indigenous People in Brazilian Children's Literature, with the objectives to research which are the literary documents that reach the schools through of the National School Library Program, how teachers can use these documents with children in schools, how can children's literature books be presented that bring the Indigenous peoples as protagonists and how children, through children's literature, can get to know and recognize each other in these texts that talk about Indigenous cultures. When trying to understand the importance of literature in the daily lives of children in the 1st to 5th year of the Initial Years of Elementary School, a historical survey of the development of Brazilian children's literature was carried out, in which it was possible to perceive how it has been socially shaped over the years. Through bibliographic research, it was possible to analyze how Indigenous peoples had their images built through time and through the vision of whom the stories are told. From this, the State of Knowledge was made, in order to understand how many and what researches are carried out on the theme of Indigenous peoples in the area of Brazilian children's literature. Finally, in the documentary research, Brazilian children's literature books belonging to the digital collection of the National School Library Program (PNBE) were selected. After that, two categories of analysis were created: Under what perspective In the first category, it was possible to understand the influences of those who write under what they write, are the authors writing? and How are characters placed/constructed within stories? In the first category, it was possible to understand the influences of those who write under what they write, in addition to recognizing the importance of Indigenous writers. In the second category, the relevance and protagonism of the characters within their stories was understood. Finally, it is hoped that this Dissertation can contribute to reflections on the constructions on the (in)visibility of native peoples, how schools still reproduce racism and how children's literature about indigenous peoples can be one of the tools used in education to bring children closer to the subject.
Keywords: Literatura Infantil
Povos Indígenas
Anos Iniciais
PNBE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Erechim
Name of Program of Postgraduate studies: Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6226
Issue Date: Oct-2022
metadata.dc.level: Mestrado
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARAUJO.pdf2,6 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.