Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6233
Tipo: Monografia
Título: Panorama das complicações associadas a infecções de cateter venoso central ocorridas em hospital terciário do norte gaúcho
Autor(es): Azeredo, Gustavo França de
Primeiro Orientador: Poerschke, Ronaldo André
Primeiro coorientador: John, Josiane França
Primeiro membro da banca: Poerschke, Ronaldo André
Segundo membro da banca: Bueno, Alexandre
Terceiro membro da banca: Rizzi, Caroline
Resumo: A infecção primária de corrente sanguínea, especialmente relacionada a cateter venoso central (IPCS-CVC), é um evento que encontra-se associado diretamente a complicações clínicas graves, aumento de custos hospitalares e tempo de internação. O objetivo deste estudo foi avaliar, frente ao diagnóstico microbiológico de uma IPCS-CVC, a frequência das complicações graves e as características do manejo clínico empregado nestes casos. Materiais e métodos Trata se de um estudo de coorte retrospectiva em que foram analisados todos os pacientes com diagnóstico de infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter venoso central, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, no período de janeiro de 2019 a dezembro de 2020. Resultados: Foram alocados 39 pacientes, 24 (61.5%) apresentaram eventos graves relacionados à infecção de corrente sanguínea. Destes, o mais comum foi o choque hemodinâmico presente em 16 pacientes (41%) e óbito, verificado em 9 pacientes (23%). Houve diferença estatística significativa entre os grupos em relação à idade e índice de comorbidade de Charlson com média de 64.6 (±14.7) anos e Charlson de 5 (IQR 4-6) nos pacientes acometidos por eventos graves, enquanto que, encontra-se 51.6 (±15.8) anos e Charlson de 3 (IQR 2-5) nos pacientes sem eventos graves. p=0.01 e p=0.007. Conclusão: O presente estudo vem confirmar, de acordo com a literatura vigente, que a remoção precoce do Cateter Venoso Central não tem relação direta com mortalidade ou complicações, sendo assim podendo ser mantido conforme estabilidade do paciente.
Palavras-chave: Infecções bacterianas
Complicações infecciosas
Cateterismo
Choque séptico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6233
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GUSTAVO FRANÇA DE AZEREDO.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.