Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6247
Tipo: Monografia
Título: Relação entre o uso de medicamentos e o desfecho de pacientes internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em um hospital terciário do norte do Rio Grande do Sul de janeiro a julho de 2020
Autor(es): Brum, Sara Julia Zorzi de
Primeiro Orientador: Stobbe, Júlio César
Primeiro coorientador: Rizzi, Caroline
Primeiro membro da banca: Stobbe, Júlio Cesar
Segundo membro da banca: Fernandes, Marcelo Soares
Terceiro membro da banca: Mocelin, Ricieri Naue
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de descrever o perfil dos medicamentos prescritos, agravos e desfechos de pacientes internados por síndrome respiratória aguda grave em um hospital terciário. Realizou-se, por meio de coleta de dados em prontuário eletrônico, um estudo transversal no período de agosto/2020 a setembro/2021 na cidade de Passo Fundo - RS. Foram analisadas as variáveis: tratamento prescrito a partir da internação, internação em UTI, intubação orotraqueal, suporte ventilatório, terapia renal substitutiva, desfecho do caso e classificação final do caso, além das variáveis sociodemográficas para caracterização da amostra. A análise estatística mostrou a distribuição absoluta e relativa de frequência das variáveis categóricas e a média das variáveis numéricas, além da aplicação do teste de Qui quadrado para verificar a distribuição do desfecho em relação ao tratamento prescrito. Foram incluídos 193 pacientes, dos quais 79,1% possuíam pelo menos um tipo de comorbidade e 69,1% faziam uso de medicação contínua. A média do número de medicamentos prescritos foi de 7,9 (n=191; DP=12,5) e a média do total de dias de internação foi de 11,9 (n=188; DP=12,9). Cura foi vista em 146 pacientes e óbito em 40 (n=186), gerando mortalidade de 21,5%. Foram prescritos 1503 medicamentos, distribuídos em 60 classes. O uso de antimicrobianos foi observado em 82,4% dos pacientes, enquanto que 45,6% utilizaram anticoagulantes, 28,5% receberam corticoesteroides e 68,4% fizeram uso de anti-inflamatórios não esteroidais. A SRAG é complexa e exige monitoramento frequente. A morbimortalidade é alta e a incidência tem aumentado significativamente em razão da pandemia da COVID-19. Apesar de a maioria dos pacientes ser polimedicada, existem apenas três fármacos antivirais aprovados para terapia; desta maneira o desenvolvimento de novos fármacos antivirais é imprescindível.
Palavras-chave: Síndrome Respiratória Aguda Grave
Uso de medicamentos
Prognóstico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Passo Fundo
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6247
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SARA JULIA ZORZI DE BRUM.pdf3,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.