Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6263
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Distribuição espaço-temporal da mortalidade por cancêr de mama em mulheres e a produção agrícola no estado de Santa Catarina: um estudo ecológico
Autor(es): Baião, Beatriz Teixeira
Soares, Gilnei Fitler
Primeiro Orientador: Friestino, Jane Kelly Oliveira
Resumo: Objetivos: analisar a tendência da taxa de mortalidade por câncer de mama em mulheres com 20 anos ou mais no estado de Santa Catarina no período de 2000 a 2017, e correlacionar com a distribuição espacial da produção agrícola e o uso de agrotóxicos utilizados em monoculturas em cada região do estado. Métodos: trata-se de um estudo ecológico e exploratório realizado no estado de Santa Catarina com dados obtidos do Sistema de Informação de Mortalidade do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Foram calculadas taxas de incidência e de mortalidade padronizadas por idade pelo método direto, com os respectivos intervalos de confiança de 95%. Para obtenção dos dados relativos à exposição aos agrotóxicos, considerou-se a área plantada de arroz, feijão, fumo, milho, soja e trigo em hectares em cada município obtidos no Sistema IBGE de Recuperação Automática, através da Produção Agrícola Municipal. Foram calculados os índices de Moran’s Lisa para verificar a existência de aglomeração espacial das taxas de mortalidade padronizadas com área plantada das monoculturas. Resultados: foram registrados 7.363 óbitos, representando um coeficiente médio de mortalidade de 18,24 óbitos/100.000 mulheres. A faixa etária que apresentou mais óbitos foi a compreendida entre 50 a 59 anos, com 3.497 óbitos (47,5%). Na análise de regressão, identificou-se tendência de crescimento na taxa de mortalidade por câncer de mama. Foi encontrado autocorrelação espacial entre a produção de arroz e fumo com a mortalidade por câncer de mama, sendo que áreas de hotspots predominaram na região Sul, Vale do Itajaí, Norte e Grande Florianópolis. Conclusão: análise de regressão evidencia tendência de crescimento da taxa de mortalidade e a análise espacial sugere associação entre o plantio de arroz e fumo com a mortalidade por câncer de mama, apresentando-se em destaque algumas regiões de Santa Catarina.
Palavras-chave: Neoplasias
Cancêr de mama
Epidemiologia
Mortalidade
Saúde da mulher
Produção agrícola
Santa Catarina
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6263
Data do documento: 1-Set-2022
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAIÃO.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.