Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6279
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Participação da via mtor no transtorno do espectro autista: revisão sistemática sovre evidências científicas em humanos
Autor(es): Fernandes, Cláudia Fernanda Garcez
Primeiro Orientador: Ignácio, Zuleide Maria
Primeiro coorientador: Barbato, Paulo Roberto
Resumo: O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado principalmente pela dificuldade de criar e manter laços socioafetivos. Entre os fatores de risco para o desencadeamento do TEA estão tanto condições ambientais intra e extra-uterinas, como também, características genéticas e fisiológicas, as quais ainda carecem de estudos e elucidação. A literatura científica traz bastante evidências sobre vias moleculares intracelulares, as quais participam do neurodesenvolvimento e que apresentam alterações funcionais no TEA. Dessa forma, o intuito deste artigo foi verificar se alterações na função da via relacionada ao alvo mamífero da rapamicina (mTOR → da expressão em inglês mammalian target of rapamycin) impactam no desdobramento de sinais e sintomas clássicos do TEA. O presente estudo trata-se de revisão sistemática de literatura, seguindo o protocolo da plataforma PRISMA (sigla do inglês: Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses). O protocolo da revisão foi submetido à base de registro de protocolos de revisões sistemáticas, PROSPERO. Foram feitas buscas nas bases de dados MEDLINE (VIA PUBMED); EMBASE e LILACS. Foram utilizados descritores, cujas chaves de busca possibilitem resultados nas bases de dados selecionadas. Os descritores foram detalhados na metodologia do projeto. Considerando estudos preliminares da literatura científica, foi encontrada uma relação relevante entre a superexpressão via mTOR e o desenvolvimento de características típicas autistas em 15 dos 16 estudos selecionados. Sabendo que tal via é fundamental no processo de neurogênese, e que o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, evidenciar uma relação entre a função da via de sinalização mTOR e o TEA significa um avanço nos conhecimentos e consequente subsídio para possíveis testes diagnósticos e futuras pesquisas sobre intervenções terapêuticas viáveis e eficazes.
Palavras-chave: Transtorno do espectro autista
Transtornos do neurodesenvolvimento
Psicologia
Transtorno autístico
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6279
Data do documento: 26-Ago-2022
Aparece nas coleções:Medicina

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDES.pdf335,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.