Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6284
Tipo: Dissertação
Título: Curricularização da extensão: olhares dos estudantes da pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul
Autor(es): Bazzotti, Ademir Luiz
Primeiro Orientador: Paim, Marilane Maria Wolff
Primeiro membro da banca: Silva, Filomena Lucia Gossler Rodrigues da
Segundo membro da banca: Pierozan , Sandra Simone Hopner
Resumo: Esta dissertação, que tem como tema de pesquisa a “Curricularização da Extensão na formação de professores”, é vinculada ao Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. O estudo foi realizado nos anos de 2021 e 2022 e tem como objetivo analisar os olhares dos estudantes da Pedagogia da UFFS a partir das vivências acadêmicas, sobre a condição de protagonismo em atividades extensionistas. Busca colaborar nas análises sobre o problema: quais são os olhares dos estudantes da Pedagogia da UFFS quanto à condição de protagonismo prevista pelas diretrizes da curricularização da extensão? O estudo iniciou com um trabalho teórico reflexivo sobre a trajetória, memórias e experiência do sujeito (BOSI, 2016; FREITAS, 2004; LARROSA, 2002; NÓVOA, 1995; VEIGA; VIANA, 2012) e a relação com o objeto de investigação, seguindo com uma produção destinada a constituir o estado do conhecimento (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI; NASCIMENTO, 2015) do objeto de pesquisa para justificar a importância da investigação. A pesquisa é do tipo social de abordagem qualitativa (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) e tem no método dialético (SÁNCHEZ GAMBOA, 1998) a orientação do percurso metodológico. A pesquisa bibliográfica (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) revisa os conceitos e diálogos possíveis entre si tratando da extensão (FREIRE, 2017; GADOTTI, 2017) tomada na imersão do conjunto teórico da pedagogia libertadora (FREIRE, 1996, 2016, 2017, 2020a, 2020b, 2021); de currículo, realizados com base nas teorias críticas (MOREIRA; TADEU, 2011; PACHECO, 2009; SILVA, 2010; LIBÂNEO, 2018; YOUNG, 2014); e a interdisciplinaridade (LIBÂNEO, 2018; THIESEN, 2008). O estudo documental (LUDKE; ANDRÉ, 1986; CELLARD, 2012) dedicou-se à análise das leis e políticas nacionais, bem como das normas e políticas da instituição naquilo que dialoga com o problema de pesquisa e na análise em relação ao objeto de investigação, com destaque para as diretrizes e definições da extensão universitária contidas no conjunto desta base documental (BRASIL, 1988, 2014, 2018; FORPROEX, 2015; UFFS, 2019, 2021). A pesquisa de campo (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) adota a entrevista (LUDKE; ANDRÉ, 1986) como a principal técnica com o apoio de formulário de coleta de dados e diário de campo. O campo da investigação tem como sujeitos a compor o grupo de pesquisa os estudantes de pedagogia da UFFS. A análise de conteúdo (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) constitui a forma de tratamento, sistematização e de análise dos dados. O encaminhamento da pesquisa, o qual é considerado o produto do estudo, sistematiza uma metodologia de formação em extensão universitária por meio do ciclo de diálogos que toma por base as diretrizes e princípios dos círculos de cultura (GADOTTI; CARNOY, 2018; FREIRE, 2017, 2020a, 2021; SAUL, 2008; STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2010). As considerações finais tratam sobre a inconclusão em relação ao objeto, o que é característica dos estudos sociais e em educação quando toma o princípio da dialética, que parte da realidade e do fenômeno como processo em movimento. O trabalho chega a um recorte do processo histórico e numa totalidade da relação entre as especificidades envolvidas com o objeto. Partindo das hipóteses projetadas para o estudo, as considerações, com base na análise das vivências trazidas pelos estudantes, indicam a presença de limites para os estudantes conceberem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que está numa relação direta com o processo de curricularização da extensão. Depara-se com uma afirmação da hipótese que previa uma forte presença da creditação de carga horária oriunda da participação do estudante em atividades complementares. Todavia, a criticidade do estudante acolhe a curricularização na perspectiva crítica de diálogo e transformação social, sem perder de vista as preocupações com as condições efetivas para implementação. Os dados analisados colaboram com a afirmação da hipótese da identificação do estudante com a demanda e a finalidade social para constituir uma atuação mais segura quanto ao protagonismo em atividades de extensão.
Abstract/Resumen: This dissertation, whose research theme is “Curricularization of Extension in teacher training” is linked to the Professional Graduate Program in Education at the Federal University of Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim-RS. The study was carried out in the years 2021 and 2022 and aims to analyze the views of UFFS Pedagogy students from their academic experiences, on the condition of protagonism in extension activities. It seeks to collaborate in the analysis of the problem: what are the looks of the students of Pedagogy at UFFS regarding the condition of protagonism foreseen by the guidelines of the curricularization of the extension? The study began with a reflective theoretical work on the trajectory, memories and experience of the subject (BOSI, 2016; FREITAS, 2004; LARROSA, 2002; NÓVOA, 1995; VEIGA; VIANA, 2012) and the relationship with the object of investigation, followed by a production aimed at constituting the state of knowledge (MOROSINI; FERNANDES, 2014; MOROSINI; NASCIMENTO, 2015) of the research object to justify the importance of the investigation. The research is of the social type of qualitative approach (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) and has in the dialectical method (SÁNCHEZ GAMBOA, 1998) the orientation of the methodological path. The bibliographic research (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) reviews the concepts and possible dialogues with each other dealing with the extension (FREIRE, 2017; GADOTTI, 2017) taken in the immersion of the theoretical set of liberating pedagogy (FREIRE, 1996, 2016, 2017, 2020a, 2020b, 2021); curriculum, based on critical theories (MOREIRA; TADEU, 2011; PACHECO, 2009; SILVA, 2010; LIBÂNEO, 2018; YOUNG, 2014); and interdisciplinarity (LIBÂNEO, 2018; THIESEN, 2008). The documentary study (LUDKE; ANDRÉ, 1986; CELLARD, 2012) was dedicated to the analysis of national laws and policies, as well as the norms and policies of the institution in what dialogues with the research problem and in the analysis in relation to the research object, highlighting the guidelines and definitions of university extension contained in this documentary base as a whole (BRASIL, 1988, 2014, 2018; FORPROEX, 2015; UFFS, 2019, 2021). Field research (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) adopts the interview (LUDKE; ANDRÉ, 1986) as the main technique with the support of a data collection form and field diary. The field of investigation has as subjects to compose the research group the pedagogy students of the UFFS. Content analysis (MINAYO; DESLANDES; GOMES, 2002) constitutes the form of data treatment, systematization and analysis. The forwarding of the research, which is considered the product of the study, systematizes a methodology for university extension training through the cycle of dialogues based on the guidelines and principles of culture circles (GADOTTI; CARNOY, 2018; FREIRE, 2017, 2020a, 2021; SAUL, 2008; STRECK; REDIN; ZITKOSKI, 2010). The final considerations deal with the inconclusion in relation to the object, which is characteristic of social studies and in education when it takes the principle of dialectics, which takes reality and the phenomenon as a process in motion. The work arrives at a clipping of the historical process and a totality of the relationship between the specificities involved with the object. Based on the hypotheses designed for the study, the considerations, based on the analysis of the experiences brought by the students, indicate the presence of limits for students to conceive the inseparability between teaching, research and extension, which is in a direct relationship with the curricularization process of the extension. It is faced with an affirmation of the hypothesis that predicted a strong presence of the crediting of workload arising from the student's participation in complementary activities. However, the student's criticality welcomes curricularization in the critical perspective of dialogue and social transformation, without losing sight of the concerns with the effective conditions for implementation. The analyzed data collaborate with the affirmation of the hypothesis of the student's identification with the demand and the social purpose to constitute a safer performance regarding the protagonism in extension activities.
Palavras-chave: Curricularização da Extensão
Pedagogia
Protagonismo do Estudante
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6284
Data do documento: Dez-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAZZOTTI.pdf2,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.