Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6287
Tipo: Monografia
Título: Avaliação do efeito da apresentação de um filme sobre a aprendizagem de conceito de ciências
Autor(es): Brugalli, Jardel
Primeiro Orientador: Beijamini, Felipe
Resumo: Filmes podem servir como um colaborador na compreensão de conteúdo, fugindo um pouco do tradicionalismo (quadro e giz), sendo assim, filmes convertem-se em ótimas ferramentas auxiliando os professores em sala de aula, estimulando os alunos a interagir e ser mais participativos. O filme Lórax aborda conceitos relacionados à ciências, em especial a conservação e uso racional dos recursos, podendo ser uma estratégia didática para elencar uma discussão com os alunos do 6º ano acerca dos conceitos, promovendo uma aula mais dinâmica. Neste trabalho, objetivamos saber se a apresentação do filme tem potencial para conversão de um conteúdo informal em uma aprendizagem formal e analisar o efeito da retenção de longa duração dos conceitos elencados no filme. A metodologia empregada analisou a apresentação do filme Lórax na aplicação de três questionários com intervalo de 15 dias cada, realizado com duas turmas de 6º ano de uma escola do município de Realeza PR, avaliando se os alunos possuíam algum conhecimento prévio sobre conceitos ligados à ciências ou se conseguiam encontrar estes conceitos depois da apresentação do filme e após um período se os alunos ainda lembram dos conceitos. Ao analisarmos os dados notamos que não houve efeito da apresentação do filme sobre o desempenho dos alunos na avaliação, pois a turma analisada não teve êxito em seu resultado com apresentação do filme, sendo assim filme não contribuiu na aprendizagem dos conceitos de ciência. Desse modo, percebemos a importância da mediação de conteúdo juntamente com apresentação do filme.
Abstract/Resumen: Films can serve as a collaborator in the understanding of content, escaping a little from traditionalism (blackboard and chalk), therefore, films become great tools helping teachers in the classroom, encouraging students to interact and be more participatory. The film Lórax addresses concepts related to science, especially the conservation and rational use of resources, which can be a didactic strategy to list a discussion with the 6th year students about the concepts, promoting a more dynamic class. In this work, we aim to find out if the presentation of the film has the potential to convert informal content into formal learning and to analyze the effect of long-term retention of the concepts listed in the film. The methodology used analyzed the presentation of the film Lórax in the application of three questionnaires with an interval of 15 days each, carried out with two classes of 6th year of a school in the city of Realeza-PR, evaluating if the students had any previous knowledge about concepts related to the sciences or if they could find these concepts after the presentation of the film and after a period if the students still remember the concepts. When analyzing the data, we noticed that there was no effect of the presentation of the film on the students' performance in the evaluation, because the analyzed group was not successful in its result with the presentation of the film, so film did not contribute to the learning of science concepts. Thus, we realize the importance of mediation of content together with presentation of the film.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Métodos de ensino
Filme educativo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Realeza
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6287
Data do documento: 28-Jul-2020
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUGALLI.pdf547,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.