Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/629
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Menezes, Vivian Machado de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4266283P5 | pt_BR |
dc.creator | Luz, Dayana Antunes da | - |
dc.date | 2016-12-14 | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-04T14:11:14Z | - |
dc.date.available | 2017-07-03 | - |
dc.date.available | 2017-07-04T14:11:14Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-14 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/629 | - |
dc.description.abstract | This Undergraduate thesis aims to propose alternatives for Physics experimentation using low cost didactic experiments and verify the importance of experimental activities for high school students. Firstly, a theoretical framework was made linking the Physics teaching to the countryside school, as well as a survey of the reality of the schools regarding to the experimental activities in Physics. The work was developed together with the projects of scientific initiation entitled Physics teaching through low cost didactic experiments and Physics Teaching in High School: use of low cost experiments, associated to the Interdisciplinary course in Countryside Education of the Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) in Laranjeiras do Sul. Experiments were carried out in three countryside schools, in the first and third grades of high school. Three experiments were done, two in the third grade, with the subjects resistors association and magnetism, and one in the first grade about linear momentum and mechanical energy conservation. The progress in student learning after the application of the experiments was evaluated through the analysis of structured questionnaires. | pt_BR |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo de pesquisa propor alternativas para a experimentação de Física através de experimentos didáticos de baixo custo e verificar a importância das atividades experimentais, para alunos do Ensino Médio. Primeiramente foi feito um referencial teórico que ligasse o ensino de Física à escola do campo, assim como um levantamento da realidade das escolas com relação às atividades experimentais de Física. O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os projetos de iniciação científica intitulados O ensino de Física através de experimentos didáticos de baixo custo e Ensino de Física no Ensino Médio: uso de experimentos de baixo custo, vinculados ao curso Interdisciplinar em Educação no Campo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) de Laranjeiras do Sul. Foram aplicados experimentos em três escolas do campo, nas turmas de 1º e 3º ano. Foram realizados três experimentos, dois no 3º ano, com os temas associação de resistores e magnetismo, e um no 1º ano sobre a conservação do momento linear e energia mecânica. Foi avaliado o progresso na aprendizagem dos alunos após a aplicação dos experimentos, através da análise de questionários estruturados. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Rosa Moraes Maximiano (maria.maximiano@uffs.edu.br) on 2017-07-03T13:37:37Z No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 9845919 bytes, checksum: 7a84eb1b2881037b58d53793840daabf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Diego dos Santos Borba (dborba@uffs.edu.br) on 2017-07-04T14:11:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 9845919 bytes, checksum: 7a84eb1b2881037b58d53793840daabf (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-07-04T14:11:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LUZ.pdf: 9845919 bytes, checksum: 7a84eb1b2881037b58d53793840daabf (MD5) Previous issue date: 2016-12-14 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Laranjeiras do Sul | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Atividades experimentais | pt_BR |
dc.subject | Experimentos de baixo custo | pt_BR |
dc.title | Ensino de física e a escola do campo: importância das atividades experimentais | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Interdisciplinar em Educação do Campo: Ciências Naturais, Matemática e Ciências Agrárias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUZ.pdf | 9,62 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.