Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6302
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Casagrande, Sabrina-
dc.creatorRamão, Débora Francesconi-
dc.date2022-08-24-
dc.date.accessioned2023-02-07T18:00:26Z-
dc.date.available2023-02-07T18:00:26Z-
dc.date.issued2022-08-24-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6302-
dc.description.abstractEl cambio lingüístico, tanto en las variedades portuguesas escritas como habladas, ha provocado y está provocando cambios significativos en el portugués brasileño (PB). Estos cambios también desencadenaron cambios en el paradigma pronominal de PB. Sin embargo, en el sistema educativo brasileño aún se perpetúa la concepción del lengua (y de la gramática) como un sistema homogéneo. En este escenario, se presenta el libro didáctico, principal herramienta utilizada en las escuelas en el proceso de alfabetización y que, en ocasiones, es la propia planificación del docente. Por lo tanto, en esta investigación analizamos el libro didáctico de 6º grado, “Tecendo Linguagens”, de Tania Amaral Oliveira y Lucy Aparecida Melo Araújo (2018), en cuanto a la relación con la variación lingüística, enfatizando las discusiones sobre los pronombres personales. Los resultados del análisis mostraron que la variación lingüística es abordada en un solo capítulo, de manera bastante adecuada, sin embargo, esta discusión es restringida a este capítulo, sin estar presente en las diferentes discusiones de la obra. Además, con respecto a los pronombres personales y la concordancia de los verbos, hay una fuerte orientación de los libros didácticos para un enfoque tradicional. Además de la tradicional tabla de pronombres personales, hay algunas consideraciones sobre las formas “você/vocês”, “vós” y “tu”, pero que no están de acuerdo con la realidad lingüística de PB, presentando un problema de confusión entre sincrónico y diacrónico, como destaca Rocha (2008). En cuanto a la forma “a gente”, el LD es muy superficial. Por lo tanto, lo que observamos es que el libro didáctico por sí solo no puede dar cuenta de la enseñanza/aprendizaje basada en la pedagogía de la variación lingüística.pt_BR
dc.description.resumoA mudança linguística, tanto nas variedades escritas quanto no português falado, provocou e vem provocando mudanças significativas no Português Brasileiro (PB). Essas mudanças desencadearam alterações, também, no paradigma pronominal do PB. Entretanto, no sistema de ensino brasileiro, ainda se perpetua a concepção de língua (e gramática) como um sistema homogêneo. Neste cenário, apresenta-se o livro didático (LD), principal ferramenta utilizada nas escolas no processo de letramento e que, por vezes, é o próprio planejamento do professor. Diante disso, nesta pesquisa analisamos o livro didático do 6° ano, “Tecendo Linguagens”, de Tania Amaral Oliveira e Lucy Aparecida Melo Araújo (2018), quanto a relação com a variação linguística, enfatizando as discussões com relação aos pronomes pessoais. Os resultados da análise mostraram que a variação linguística é abordada em apenas um capítulo, de forma bastante adequada, entretanto, essa discussão fica praticamente restrita a este capítulo, sem estar presente nas diferentes discussões da obra. Além disso, no que diz respeito aos pronomes pessoais e concordância verbal, há um forte direcionamento do livro didático para uma abordagem tradicional. Ao lado da tabela tradicional dos pronomes pessoais, existem algumas considerações sobre as formas “você/vocês”, “vós” e “tu”, mas que não estão de acordo com a realidade linguística do PB, apresentando problema de confusão entre dados sincrônicos e diacrônicos, conforme destaca Rocha (2008). Com relação à forma “a gente” o LD é muito superficial. Portanto, o que observamos é que o livro didático sozinho não dá conta de um ensino/aprendizagem pautado na pedagogia da variação linguística.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Isac Soares Emidio (isac.emidio@uffs.edu.br) on 2023-02-07T00:55:49Z No. of bitstreams: 1 RAMÃO.pdf: 10403788 bytes, checksum: 03125355284693076df5bf2983c8ee1c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-02-07T18:00:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAMÃO.pdf: 10403788 bytes, checksum: 03125355284693076df5bf2983c8ee1c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-07T18:00:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAMÃO.pdf: 10403788 bytes, checksum: 03125355284693076df5bf2983c8ee1c (MD5) Previous issue date: 2022-08-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Realezapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectPronome pessoalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleVariação linguística: análise dos pronomes pessoais em um livro didático de língua portuguesa para o 6º ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAMÃO.pdf10,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.