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Tipo: Dissertação
Título: O trabalho da coordenadora pedagógica com professoras dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas estaduais de abrangência da 15ª CRE
Autor(es): Nogaro, Ivania
Primeiro Orientador: Loss, Adriana Salete
Primeiro membro da banca: Sartori, Jerônimo
Segundo membro da banca: Scheid, Neusa John
Resumo: O resumo aqui apresentado visa descrever os principais elementos que permitem compreender o desenvolvimento de uma pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFFS – Mestrado Profissional - Linha um. A investigação proposta versa sobre o trabalho da Coordenadora Pedagógica (CP) com professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de abrangência da 15ª CRE-Erechim/RS. O objetivo geral foi investigar e identificar como a coordenadora pedagógica se percebe, define sua função e caracteriza suas ações no contexto escolar, junto aos anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de abrangência da 15ª CRE. Partindo do objetivo proposto, iniciamos o levantamento bibliográfico de cunho investigativo, visando aprofundar a fundamentação do papel da CP, nos anos iniciais do ensino fundamental, baseando-nos em vários autores reconhecidos, tais como: Libâneo (2018), Gadotti (2000), Maturana (2006), Domingues (2014), Almeida; Placco, (2011, 2012, 2015, 2018), Dubar (2020), García (1999), Day (2001), Sartori (2013), Vasconcellos (2018), Tardif (2002), Formosinho (2009), Veiga (2002), dentre outros. A pesquisa teórica deu sustentação à pesquisa de campo, de natureza qualitativa, com nove professoras que atuam como CPs nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas da cidade de Erechim/RS. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, via google forms. A escolha foi direcionada para que a amostra contemple escolas públicas estaduais do campo, da periferia e do centro da cidade de Erechim. Análise de dados deu-se, a partir das orientações de Bardin (2009). Com a investigação pretendeu-se problematizar em torno da identidade e do trabalho da CP, de seu lugar na escola para pensar, articular, formar e transformar o trabalho pedagógico. O estudo apontou para os desafios enfrentados, que impedem a realização de um bom trabalho por parte das CPs. Ficam evidentes o desvio de função, rotina de trabalho burocratizada, demandas intensas da mantenedora, urgências do dia a dia, acúmulo de atividades e desvalorização profissional. Cabe salientar que o conhecimento de suas atribuições e a definição de funções estão relacionadas ao próprio percurso histórico da profissão e da constituição de sua identidade. Portanto, há a necessidade de as CP promoverem estudos que priorizem o fazer pedagógico, levando sua equipe de docentes a conhecer e analisar os contextos sociais e institucionais em que estão inseridas.
Abstract/Resumen: This abstract intends to describe the main elements that lead to understand a master’s research developed in the Graduate Program in Education – Professional Master Degree’s, line one at the Universidade Federal da Fonteira Sul – (UFFS - Federal University of the Shoutern Boarder). This investigation discusses the role of the Curriculum Coordinator (CC) with teachers of the first years (1st -5 th grades) of elementary education in state public schools covered by the 15th Regional Coordination Unit (CRE), situated at the city of Erechim, in the state of Rio Grande do Sul, Brazil. The general objective of this study is to identify how the Curriculum Coordinators see themselves, define their role and characterize their practices in the school context, along with the teachers of the first years (1st -5 th grades) of elementary education in state public school covered by the 15th Regional Coordination Unit (CRE). Given the objective, a bibliographic survey was done in order to go further in the role of the CC in the first years of elementary education, based in authors such as Libâneo (2018), Gadotti (2000), Maturana (2006), Domingues (2014), Almeida; Placco, (2011, 2012, 2015, 2018), Dubar (2020), García (1999), Day (2001), Sartori (2013), Vasconcellos (2018), Tardif (2002), Formosinho (2009), Veiga (2002), and others. The theoretical work sustained the field research, of qualitative nature, developed with nine teachers who act as Curriculum Coordinators in the first years of elementary education in public schools in the city of Erechim. The data collect instrument was Google Forms. The choice for this instrument was taken in order to include state public schools of the countryside, suburbs and downtown of the Erechim city. The data analysis followed Bardin’s (2009) perspectives. The investigation intended to discuss the professional identity and the role of the Curriculum Coordinators in the school context to promote thinking, articulation, and to educate and transform the pedagogical work. The study showed the challenges that prevent a good performance of the CC, which are executing duties of other professionals, bureaucratized work routine, intense demands of the sponsor, day-to-day emergencies, and professional devaluation. It is important to say that knowing their attributions and the definition of their role is related to the historical course of the profession and the constitution of its identity. Therefore, the Curriculum Coordinators should promote studies that prioritize pedagogical practice, leading their team of teachers to know and study the social and institutional contexts in which they are inserted.
Palavras-chave: Docência
Coordenação Pedagógica
Gestão Escolar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6308
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
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