Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6313
Type: Monografia
Title: O tema agrotóxicos: o que se apresenta na Revista Química Nova na Escola no período de 2012 até 2022?
Author: Prates, João Vitor
First advisor: Cacciamani, Jackson Luís Martins
Resume: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC) no curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)- Campus Realeza/PR, busca compreender como a temática “agrotóxicos” (em alimentos) vem sendo abordada nas publicações da Revista Química Nova na Escola nos últimos 10 anos. A pesquisa é de cunho qualitativo, especialmente, bibliográfico e documental na Revista Química Nova na Escola (QNEsc), sendo que fizemos um recorte entre o período de 2012 a 2022. O processo de análise exploratória proporcionou selecionarmos 23 artigos desta revista, visto que numa última análise selecionamos somente 3 artigos, posteriormente esses artigos foram analisados via Análise Textual Discursiva (ATD) [Moraes e Galiazzi, 2006], que se constitui numa proposta metodológica de análise de informações discursivas. Por isso, chegamos na construção de 2 categorias finais, [1] analisar como as autoras e os autores abordam por meio das metodologias a temática agrotóxicos; [2] identificar os anos que contemplaram a maior concentração dos artigos publicados sobre essa temática, e analisar a relação do ensino de Química com a Educação em Ciências e o cotidiano dos alunos. Em síntese chegamos às seguintes considerações do trabalho de pesquisa em si, tais como construir uma proposta de sequência didática acerca dessa temática em Educação em Ciências. Argumentamos a respeito da importância de trabalharmos esse tema na sala de aula em Educação em Ciências, porque se constitui numa proposta que é vinculada com o dia dos estudantes, proporcionando aos estudantes um diálogo com os professores, havendo uma troca de saberes.
Abstract: The present work of conclusion of course (TCC) in the Degree in Chemistry of the Federal University of Fronteira Sul (UFFS) - Campus Realeza/PR, seeks to understand how the theme "pesticides" (in foods) has been approached in the publications of the Revista Química Nova na Escola in the last 10 years. The research is of a qualitative nature, especially bibliographic and documentary in the Revista Química Nova na Escola (QNEsc), and we made a cut between the period from 2012 to 2022. The exploratory analysis process allowed us to select 23 articles from this magazine, since in a ultimately, we selected only 3 articles, later these articles were analyzed via Discursive Textual Analysis (DTA) (Moraes and Galiazzi, 2006), which constitutes a methodological proposal for the analysis of discursive information. Therefore, we arrived at the construction of 2 final categories, [1] analyzing how the authors approach the pesticides theme through methodologies; [2] to identify the years that had the highest concentration of articles published on this topic, and to analyze the relationship between teaching Chemistry and Science Education and the daily lives of students. In summary, we arrive at the following considerations of the research work itself, such as building a proposal for a didactic sequence on this theme in Science Education. We argue about the importance of working on this topic in the Science Education classroom, because it constitutes a proposal that is linked to the students' day, providing students with a dialogue with the teachers, with an exchange of knowledge.
Keywords: Ensino e aprendizagem
Revisão sistemática
Periódicos científicos
Pesticidas
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Fronteira Sul
Acronym of the institution: UFFS
College, Institute or Department: Campus Realeza
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6313
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRATES.pdf653,91 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.