Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6372
Tipo: Dissertação
Título: As tecnologias digitais da informação e comunicação e o ensino de história: uma análise da base nacional comum curricular
Autor(es): Paida, Andréia Terezinha Kaminscki
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Fraga, Gerson Wasen
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação se fazem presentes nesta dissertação, sob dois vieses. Primeiramente, observamos que ao serem inseridas nas escolas não havia uma obrigatoriedade para seus usos nas práticas de ensino regular. Contudo, a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular, este fato mudou. Frente a esta mudança, esta pesquisa tem por objetivo geral “Analisar os desafios que se apresentam ao ensino de História provenientes das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) a partir da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), nas etapas do Ensino Fundamental e Ensino Médio”. A fundamentação teórica se embasa especialmente no contexto do surgimento das TDIC, nos desafios postos aos docentes de História frente à penetrabilidade das TDIC em meio aos discentes (nativos digitais) e no tratamento das TDIC no próprio documento da BNCC nas partes referentes ao Ensino Fundamental, na área de Ciências Humanas, no componente de História e do Ensino Médio, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Os capítulos teóricos, fundamentam-se em autores como: Castells (1999, 2001), Prensky (2001), Andrade e Medeiros (2012), Arruda (2013), Libâneo (2011), Moran (2000), Rosa e Ferreira (2018) e entre outros. Quanto ao metodológico, utiliza-se: Minayo (1994), Bardin (2016), Chizzotti (2008), Gil (2008), Severino (2007), Cellard (2008). Esta pesquisa consiste em um estudo de abordagem qualitativa, exploratória quanto aos seus objetivos, com pesquisa bibliográfica e documental quanto aos procedimentos e como estratégia, realizou-se uma Análise Documental da BNCC, pois não trata-se de um documento neutro. Baseado no estudo, concluiu-se que os (as) professores (as) de História ao utilizarem criticamente as TDIC como suporte pedagógico, mesmo com a imposição da BNCC, o ensino de História contribui para o desenvolvimento pessoal e social dos (as) estudantes, enquanto sujeitos de suas próprias histórias.
Abstract/Resumen: Digital Information and Communication Technologies are present in this dissertation, under two vieses. First, we observed that when inserted in schools there was no obligation for their use in regular teaching practices. However, from the implementation of the Common National Curriculum Base, this fact has changed. In the face of this change, this research has as its general objective “To analyze the challenges presented to the teaching of History from Digital Information and Communication Technologies (ICTs) from the implementation of the National Common Curriculum Base (BNCC), in the stages of Elementary And High School”. The theoretical foundation is based especially on the context of the emergence of ICTs, on the challenges posed to history teachers in the face of penetrability among the students (digital natives) and in the treatment of ICTs in the BNCC document itself in the parts of the Elementary School, in the area of Human Sciences, in the History and High School component, in the area of Applied Human and Social Sciences. The theoretical chapters are based on authors such as: Castells (1999, 2001), Prensky (2001), Andrade and Medeiros (2012), Arruda (2013), Libâneo (2011), Moran (2000), Rosa and Ferreira (2018) and others. As for the methodological, the: Minayo (1994), Bardin (2016), Chizzotti (2008), Gil (2008), Severino (2007), Cellard (2008). This research consists of a qualitative, exploratory study regarding its objectives, with bibliographic and documentary research regarding the procedures and as a strategy, a Document Analysis of the BNCC was carried out, since it is not a neutral document. Based on the study, it was concluded that history teachers when critically using ICTs as pedagogical support, even with the imposition of BNCC, History teaching contributes to the personal and social development of students as subjects of their own histories.
Palavras-chave: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Base Nacional Comum Curricular
Ensino de História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6372
Data do documento: Out-2022
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAIDA.pdf2,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.