Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Richit, Adriana-
dc.contributor.referee1Lins, Abigail Fregni-
dc.contributor.referee2Binotto, Rosiane Rossato-
dc.contributor.referee3Silva, Rodrigo Sychode da-
dc.creatorHabitzreiter, Taiane Tais-
dc.date2023-02-13-
dc.date.accessioned2023-03-17T14:40:29Z-
dc.date.available2023-03-17-
dc.date.available2023-03-17T14:40:29Z-
dc.date.issued2023-02-13-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6392-
dc.description.abstractThe present investigation focuses on the study of teachers' professional learning, understood as a process in which teachers expand, renew and review their commitment to teaching and is guided by the following problem: "What are the professional learning developed by higher education teachers from the planning of the teaching activity? To this end, the research takes the state of Santa Catarina as its geographic context, restricting itself to the Federal and State Public Universities that offer undergraduate courses in Pedagogy in face-to-face mode and is guided by the objective of highlighting and discussing the professional learning of university professors of degree courses in Pedagogy in the context of carrying out the planning of the teaching activity. The study consists of a qualitative and interpretative analysis and the data were constituted through a questionnaire and an interview directed to professors of Pedagogy courses. Data analysis was carried out from the perspective of Content Analysis and has Bardin's work as its main source. As a result of the research, four central categories were highlighted: teaching planning; teaching purposes; theoretical foundations and finally, training strategies. Through the analysis of these categories, it is evident that the planning of the teaching activity favors professional learning through reflection on practice, sharing experiences, collaboration with colleagues and reframing their practice. In addition, it allows the teacher to think about training strategies aligned with the student's profile and the context of teaching practice. These aspects favor the professional learning of university professors and, therefore, their professional development.pt_BR
dc.description.resumoA presente investigação centra-se no estudo sobre a aprendizagem profissional de professores, entendida como um processo no qual os professores ampliam, renovam e reveem o seu compromisso com o ensino e orienta-se pela seguinte problemática: “Quais são as aprendizagens profissionais desenvolvidas por professores do ensino superior a partir do planejamento da atividade docente?”. Para tanto, a pesquisa toma por contexto geográfico o estado de Santa Catarina, restringindo-se às Universidades Públicas Federais e Estaduais que ofertam cursos de licenciatura em Pedagogia na modalidade presencial e guia-se pelo objetivo de evidenciar e discutir as aprendizagens profissionais de professores universitários de cursos de licenciatura em Pedagogia no contexto da realização do planejamento da atividade docente. O estudo consiste em uma análise qualitativa e interpretativa e os dados foram constituídos por meio de questionário e entrevista dirigidos a professores dos cursos de Pedagogia. A análise dos dados foi realizada na perspectiva da Análise de Conteúdos e tem como fonte principal a obra de Bardin. Como resultado da pesquisa, evidenciaram-se quatro categorias centrais: planejamento docente; finalidades da docência; fundamentos teóricos e por fim, estratégias formativas. Por meio da análise destas categorias, evidencia-se que o planejamento da atividade docente favorece aprendizagens profissionais mediante a reflexão sobre a prática, partilha de experiências, colaboração com os colegas e ressignificação sobre a sua prática. Além disso, oportuniza ao professor pensar em estratégias formativas alinhadas com o perfil do estudante e o contexto da prática docente. Estes aspectos favorecem a aprendizagem profissional do professor universitário e, portanto, o seu desenvolvimento profissional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-17T14:23:53Z No. of bitstreams: 1 HABITZREITER.pdf: 1266819 bytes, checksum: 97502c64ce9dbf41b6b93807092e261f (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-03-17T14:40:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 HABITZREITER.pdf: 1266819 bytes, checksum: 97502c64ce9dbf41b6b93807092e261f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-17T14:40:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HABITZREITER.pdf: 1266819 bytes, checksum: 97502c64ce9dbf41b6b93807092e261f (MD5) Previous issue date: 2023-02-13en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino Superiorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_BR
dc.titleAprendizagens profissionais de professores de pedagogia do ensino superior no processo de planejamento da atividade docentept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HABITZREITER.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.