Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6405
Tipo: Artigo Cientifico
Título: Asteraceae na vegetação campestre do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul, Paraná, Brasil
Autor(es): Savoldi, Elaine Cristina
Primeiro Orientador: Giongo, Claudia
Resumo: A vegetação campestre é uma das formações vegetais terrestres mais ameaçadas pelas atividades antrópicas. Os campos sulinos possuem uma grande biodiversidade, abrangendo cerca de 3500 espécies. O presente trabalho tem como objetivo fazer o levantamento florístico de Asteraceae em uma área de vegetação campestre antropizada, buscando contribuir para o conhecimento sobre os campos remanescentes e sobre a família no estado do Paraná. O estudo foi realizado dentro do Campus Laranjeiras do Sul da Universidade Federal da Fronteira Sul, em uma área amostral de 1000 m², definida a partir de uma linha de 100m. As coletas ocorreram de outubro a dezembro de 2022, utilizando o método de caminhamento. Foram registradas 26 espécies, pertencentes a 13 famílias. As famílias com maior riqueza foram Asteraceae e Poaceae. Dentre as Asteraceae, foram registradas 8 espécies e 7 gêneros, sendo o Hypochaeris o único com duas espécies. Todas as Asteraceae encontradas na área são espécies de ampla ocorrência, espontâneas e pioneiras, que se mostram importantes na recomposição de ambientes alterados. A baixa riqueza encontrada no presente estudo pode estar relacionada ao alto grau de antropização da área e ao curto período disponível para a realização da fase de campo. Assim fica evidente que embora informações importantes tenham sido levantadas, a continuidade do esforço de investigação na área de estudo deve ser priorizada.
Palavras-chave: Vegetação
Compositae
Paraná
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Laranjeiras do Sul
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6405
Data do documento: 2023
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SAVOLDI.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.