Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6410
Tipo: Monografia
Título: Representações sociais dos profissionais de enfermagem da atenção primária sobre o cuidado ao imigrante haitiano
Autor(es): Vixamar, Jonathan
Primeiro Orientador: Silva, Tatiana Gaffuri da
Primeiro coorientador: Freitas, Tiago Luan Labres de
Primeiro membro da banca: Funai, Anderson
Segundo membro da banca: Souza, Silvia Silva de
Resumo: Introdução: os movimentos migratórios contemporâneos no Brasil são destacados pela migração de haitianos, venezuelanos, além de outras nacionalidades como senegaleses, bolivianos, colombianos, bengalis, entre outros. Objetivo: compreender as Representações Sociais dos profissionais de enfermagem da atenção primária sobre o cuidado ao imigrante Haitiano. Método: trata-se de um estudo qualitativo, fundamentado na teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici. A pesquisa foi desenvolvida nas Unidades Básicas de Saúde de três bairros de uma cidade da região Oeste de Santa Catarina, São Cristóvão, Jardim América e Efapi, que abriga um grande quantitativo de imigrantes haitianos. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de entrevista semi-estruturada com 12 enfermeiros das respectivas Unidades de Saúde no mês de outubro de 2022. Os participantes foram selecionados intencionalmente, todos os profissionais da equipe de enfermagem com atuação mínima de seis meses. Participaram 12 profissionais de enfermagem. Foram excluídos profissionais em férias, afastamentos e licenças. Para a análise dos dados foi utilizado o programa Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Foi realizado a classificação hierárquica descendente, análise de similitude e nuvem de palavras. Resultados: Foi identificado três classes: A primeira foi denominada: Demandas dos haitianos nas Unidades Básicas de saúde, a segunda: A mulher Haitiana: invisibilidade e dependência e terceira: O cotidiano e suas limitações. Conclusão: Apesar da imigração não ser algo recente no país, sua intensificação nos últimos anos evidencia o contato com o diferente e traz à tona os contrastes culturais. Exige dos poderes públicos estratégias urgentes a fim de favorecer a orientação translíngue, a valorização cultural dos diferentes povos que habitam e miscigenaram as comunidades. As dificuldades em oferecer um atendimento em saúde qualificado aos imigrantes coloca em pauta a necessidade de transversalizar essa temática na formação em saúde.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Haitiano
Imigrante
Atenção à saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6410
Data do documento: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIXAMAR.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.