Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6411
Tipo: Monografia
Título: Vídeo educativo para treinamento em reanimação cardiopulmonar somente com compressões torácicas em adultos
Autor(es): Panho, Evandro Luiz
Primeiro Orientador: Conceição, Vander Monteiro da
Primeiro coorientador: Araújo, Jeferson Santos
Primeiro membro da banca: Maestri, Eleine
Segundo membro da banca: Pitilin, Érica de Brito
Resumo: Introdução: As doenças cardiovasculares representam 80% das mortes por doença nos países em desenvolvimento, principalmente por haver um número reduzido de pessoas habilitadas para avaliar e prestar assistência pré-hospitalar. Neste sentido, acredita-se que a oferta de conhecimento sobre reanimação cardiopulmonar para leigos contribui significativamente para a tomada de decisões quando vivenciado a situação da parada cardiorrespiratória. Ademais, o uso de vídeos educativos como estratégia de treinamento para técnicas e conhecimentos teóricos, mostra-se efetivo na educação de leigos e facilita o compartilhamento de informações na população. Objetivo: Elaborar e analisar a validade de face e de conteúdo de um vídeo educativo para treinamento de leigos em reanimação cardiopulmonar somente com compressões torácicas em adultos. Método: Estudo de metodologia quantitativa com abordagem transversal baseada na produção de um storyboard, validado por 10 juízes experts e 10 juízes leigos, através do Índice de Validade de Conteúdo, seguido da produção, gravação e edição de um vídeo educativo sobre reanimação cardiopulmonar apenas com compressões torácicas em adultos para leigos. Resultados: O Índice de Validade de Conteúdo obtido atendeu ao esperado para a validação, a média dele em cada grupo esteve ≥ 0,90 (Juízes Leigos = 0,97; Juízes Experts = 0,90; Todos os Juízes = 0,94), bem como a produção, gravação e edição do vídeo, elaborado a partir do storyboard validado, resultou em um material qualificado para o treinamento de pessoas leigas. Conclusões: O vídeo produzido abrange conteúdos científicos, experiências de profissionais e percepções de leigos, assim, corroborando na educação da população acerca desta adversidade em saúde, de forma inteligível e de fácil dissipação entre a população.
Abstract/Resumen: Introduction: Cardiovascular diseases account for 80% of deaths from disease in developing countries, mainly because there are a small number of people qualified to assess and provide pre-hospital care. In this sense, it is believed that the provision of knowledge about cardiopulmonary resuscitation for lay people contributes significantly to decision-making when experiencing a situation of cardiorespiratory arrest. Furthermore, the use of educational videos as a training strategy for techniques and theoretical knowledge is effective in educating laypeople and facilitates the sharing of information among the population. Objective: To develop and analyze the face and content validity of an educational video for training laypersons in cardiopulmonary resuscitation using only chest compressions in adults. Method: Study of quantitative methodology with a cross-sectional approach based on the production of a storyboard, validated by 10 expert judges and 10 lay judges, through the Content Validity Index, followed by the production, recording and editing of an educational video on cardiopulmonary resuscitation only with chest compressions in adults for laypersons. Results: The Content Validity Index obtained met expectations for validation, its average in each group was ≥ 0.90 (Lay Judges = 0.97; Expert Judges = 0.90; All Judges = 0.94) , as well as the production, recording and editing of the video, based on the validated storyboard, resulted in qualified material for training lay people. Conclusions: The video produced covers scientific content, professionals' experiences and laypersons' perceptions, thus supporting the education of the population about this adversity in health, in an intelligible and easily dissipated way among the population.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem
Emergência
Doenças cardiovasculares
Ressucitação
Massagem cardíaca
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6411
Data do documento: 15-Fev-2023
Aparece nas coleções:Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PANHO.pdf1,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.