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Tipo: Monografia
Título: Perspectivas interdisciplinares durante o processo de transição de crianças e adolescentes transgênero
Autor(es): Krindges, Augusto
Primeiro Orientador: Araújo, Jeferson Santos
Primeiro membro da banca: Geremia, Daniela Savi
Segundo membro da banca: Silva Filho, Claudio Claudino da
Resumo: A identificação do gênero inicia-se ainda na infância, com 2 a 4 anos, nesse período o indivíduo tem plena consciência e convicção, e demonstra sinais de identificação ao gênero que pertence, interpretando a significância de menina ou menino e os padrões de gênero na sociedade. Nesse contexto, as pessoas transgêneros são caracterizadas quando sua identidade de gênero não corresponde ao sexo de nascimento ou da maneira que gostariam ser reconhecidas pelas outras pessoas, expressando seu gênero distintamente ao sexo biológico. Para a criança ou adolescente ela parte de um processo de disforia de gênero é quando a apresentam sentimentos de angústias referente ao não se reconhecer com o sexo de nascimento. Nesse sentido, a pesquisa tem como intuito interpretar com base na teoria das transições, as percepções dos profissionais de saúde, dos educadores e dos membros familiares sobre o processo de transição da identidade de gênero em crianças e adolescentes. Trata-se de uma pesquisa interpretativa de abordagem qualitativa, fundamentada no suporte teórico da teoria das transições, em que participaram 10 membros familiares, 10 educadores e 10 profissionais da saúde que tiveram vivências com crianças e adolescentes em fase de transição de identidade de gênero. As entrevistas foram concedidas nos horários e locais onde os participantes se autodeclararam sentirem-se mais confortáveis para prestar seus depoimentos, através de um questionário semiestruturado. Para melhor compreender as experiências, as entrevistas foram transcritas e posteriormente submetidas a uma análise triangulada. Por meio desta, foram elencados temas centrais que envolvem os condicionantes facilitadores e inibitórios para cada participante: “ É meu filho”, “É como atender qualquer pessoa” e “Me chama pelo meu nome de verdade”. A teoria das transições de Meleis, possibilitou conhecer e compreender os principais fenômenos que favorecem ou inibem o processo de transição dessas crianças e adolescentes, tornando-se um instrumento de referência para promover transições saudáveis.
Abstract/Resumen: Gender identification begins in childhood, from 2 to 4 years old, during this period the individual is fully aware and convinced, and demonstrates signs of identification to the gender to which he belongs, interpreting the significance of girl or boy and gender patterns in the society. In this context, transgender people are characterized when their gender identity does not match their birth sex or the way they would like to be recognized by others, expressing their gender differently from their biological sex. For the child or adolescent, it is part of a process of gender dysphoria when they experience feelings of anguish regarding not recognizing themselves as the sex they were born with. In this sense, the research aims to interpret, based on the theory of transitions, the perceptions of health professionals, educators and family members about the process of gender identity transition in children and adolescents. This is an interpretative research with a qualitative approach, based on the theoretical support of the theory of transitions, in which 10 family members, 10 educators and 10 health professionals who had experiences with children and adolescents in a gender identity transition phase participated. The interviews were granted at the times and places where the participants declared themselves to feel more comfortable to give their testimonies, through a semi-structured questionnaire. In order to better understand the experiences, the interviews were transcribed and later submitted to a triangulated analysis. Through this, central themes were listed that involve the facilitating and inhibitory conditions for each participant: "It's my son", "It's like meeting anyone" and "Call me by my real name". Meleis' theory of transitions made it possible to know and understand the main phenomena that favor or inhibit the transition process of these children and adolescents, becoming a reference instrument to promote healthy transitions.
Palavras-chave: Identidade de gênero
Adolescentes
Desenvolvimento humano
Infância
Indivíduo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6413
Data do documento: 14-Fev-2023
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