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Tipo: Monografia
Título: Repercussões da covid-19: diálogos com universitários que vivenciam condições crônicas
Autor(es): Carniel, Julia Milena Grando
Primeiro Orientador: Madureira, Valéria Silvana Faganello
Primeiro membro da banca: Souza, Jeane Barros de
Segundo membro da banca: Tombini, Larissa Hermes Thomas
Resumo: Com a pandemia de covid-19, diversos foram os desafios que a população enfrentou. Ao perceber o preocupante aumento de mortes e agravos provocados pela doença, foi possível identificar os públicos que apresentavam piores prognósticos quando afetados e, dentre eles estavam os indivíduos com Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT). Neste cenário, inúmeros foram os efeitos que este público precisou enfrentar e que estavam relacionados aos sentimentos de medo e preocupação em relação ao vírus, podendo gerar muitos prejuízos psicossociais. Além disso, outro público que necessitou de grandes adaptações foram os estudantes universitários, que enfrentaram inúmeras situações relacionadas às mudanças de rotina, do formato das aulas, atraso do curso de graduação e incertezas em relação ao futuro. Nesse sentido, o objetivo do presente estudo foi compreender as percepções sobre a pandemia de covid-19 de estudantes universitários diagnosticados com condições crônicas, bem como as formas de enfrentamento àquele período a fim de contribuir para a redução das repercussões negativas causadas pela pandemia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo ação-participante, fundamentada nos pressupostos teóricos da Promoção da Saúde e que foi desenvolvida com o apoio do Círculo de Cultura, proposto por Paulo Freire. O estudo foi realizado com nove estudantes de uma universidade pública do Sul do Brasil e que possuíam entre 19 e 37 anos. Foram realizados dois Círculos de Cultura de aproximadamente 60 minutos cada. Os estudantes universitários relataram diversas experiências e sentimentos vivenciados durante o período da pandemia, alguns considerados por eles positivos e outros negativos. Os sentimentos negativos foram descritos como incerteza, impotência, medo, insuficiência, mudança, indiferença e ansiedade, que estavam relacionados à condição crônica que possuíam, ao isolamento social e às mudanças na rotina. Já as repercussões positivas, estavam voltadas à possibilidade de ficar mais presente com a família e repensar os hábitos de vida. Este estudo possibilitou que universitários que possuíam DCNT e apresentaram grandes mudanças durante o período da pandemia pudessem ter um espaço de troca de experiências com outros estudantes que também passaram por situações semelhantes. Com isso, também foi possível identificar quais foram as repercussões do período pós pandêmico a esse público em específico, possibilitando novos estudos e novas intervenções futuras.
Abstract/Resumen: With the covid-19 pandemic, several were the challenges that the population faced. Realizing the worrying increase in deaths and injuries caused by the disease, it was possible to identify the public that had the worst prognosis when affected, and among them were individuals with Chronic Noncommunicable Diseases (NCDs). In this scenario, there were countless effects that this public had to face and that were related to feelings of fear and concern in relation to the virus, which could generate a lot of psychosocial damage. In addition, another public that needed major adaptations were university students, who faced numerous situations related to routine changes, class format, graduation delay and uncertainties regarding the future. In this sense, the objective of the present study was to understand the perceptions of university students diagnosed with chronic conditions about the covid-19 pandemic, as well as the ways of coping with that period in order to contribute to the reduction of the negative repercussions caused by the pandemic. This is a qualitative research, of the action-participant type, based on the theoretical assumptions of Health Promotion and which was developed with the support of the Culture Circle, proposed by Paulo Freire. The study was carried out with nine students from a public university in the south of Brazil, aged between 19 and 37 years old. Two Culture Circles of approximately 60 minutes each were performed. University students reported different experiences and feelings experienced during the pandemic period, some considered positive and others negative. Negative feelings were described as uncertainty, impotence, fear, insufficiency, change, indifference and anxiety, which were related to the chronic condition they had, social isolation and changes in routine. The positive repercussions, on the other hand, were focused on the possibility of being more present with the family and rethinking life habits. This study allowed university students who had CNCDs and experienced major changes during the pandemic period to have a space for exchanging experiences with other students who also went through similar situations. With this, it was also possible to identify the repercussions of the post-pandemic period on this specific public, enabling new studies and new future interventions.
Palavras-chave: Doença crônica
Covid-19
Pandemia
Evolução clínica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6414
Data do documento: 15-Fev-2023
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