Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Callai, Helena Copetti-
dc.contributor.referee1Bruna, Cristhian Moreira-
dc.creatorCarvalho, Paula Terres-
dc.date2022-06-05-
dc.date.accessioned2023-04-06T13:35:41Z-
dc.date.available2023-03-24-
dc.date.available2023-04-06T13:35:41Z-
dc.date.issued2022-06-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6427-
dc.description.abstractThe present work addressed the issue of Geographic Education, Youth Protagonism and Citizenship Education and their school interrelationships. Its general objective was: to identify the presence of Geographic Education, Youth Protagonism and Citizenship Education in the school experiences developed by the Nós Propomos! Citizenship and Innovation in Geographic Education. Specifically, we sought to: a) outline the theoretical bases and methodologies of research on Geographic Education, Youth Protagonism and Human Formation, carried out in Brazilian postgraduate courses, in order to understand the reality that permeates the academic environment; b) contextualize the We Propose Project, describing its trajectory in the Ibero-American context; and, through the articles present in the ―Geography, Education and Citizenship Book‖, c) indicate whether Geographic Education appears in the Project, know the existence of youth protagonism in the actions carried out and point out if citizen formation is present in Nós Propomos!. The methodological approach is qualitative and to analyze the data, Content Analysis was adopted by reading the articles published in Axis 1 of Domain A, part of the work ―Geografia, Educação e Cidadania‖, referring to the 1 st Congress We propose. The materials used focused on printed and digital publications, considering authors who are exponents of Geographic Education (CALLAI, CAVALCANTI, CASTELLAR), who are well acquainted with the Nós Propomos! (BAZZOLI, CLAUDINO), who investigated the concepts of Youth Protagonism (SOUZA and STAMATO) and reference authors for Citizenship Education (FREIRE, SANTOS). From the theoretical frameworl listed and the results produced from the Content Analysis (BARDIN, 1977), it was noticed that the concepts evidenced materialized in the articles, albeit in a not very expressive way, as in the case of Youth Protagonism. The school experiences that developed from geographic education allowed the student to have a leading role and autonomy that, if frequently encouraged, can become a practice of participation and citizenship. As a contribution, especially in the conception of youth protagonism, it is suggested the construction of a concept of the Project, so that its praxis is consolidated.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho abordou a temática da Educação Geográfica, do Protagonismo Juvenil e da Formação Cidadã e suas inter-relações escolares. Teve como objetivo geral: identificar a presença da Educação Geográfica, do Protagonismo Juvenil e da Formação Cidadã nas experiências escolares desenvolvidas pelo Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica. Especificamente, buscou-se: a) delinear as bases teóricas e metodologias das pesquisas sobre Educação Geográfica, Protagonismo Juvenil e Formação Humana, realizadas na pós-graduação brasileira, para conhecer a realidade que permeia o meio acadêmico; b) contextualizar o Projeto Nós Propomos, descrevendo sua trajetória no contexto ibero-americano; e, por meio dos artigos presentes no ―Livro Geografia, Educação e Cidadania‖, c) indicar se a Educação Geográfica aparece no Projeto, conhecer a existência do protagonismo juvenil nas ações realizadas e apontar se a formação cidadã está presente no Nós Propomos!. A abordagem metodológica é qualitativa e para analisar os dados adotou-se a técnica da Análise de Conteúdo através da leitura dos artigos publicados no Eixo 1 do Domínio A, parte da obra ―Geografia, Educação e Cidadania‖, referente ao I Congresso Nós propomos. Os materiais utilizados se concentraram em publicações impressas e digitais, considerando autores expoentes da Educação Geográfica (CALLAI, CAVALCANTI, CASTELLAR), que conhecem bem o Projeto Nós Propomos! (BAZZOLI, CLAUDINO), que investigaram as concepções de Protagonismo Juvenil (SOUZA e STAMATO) e autores referência para a Formação Cidadã (FREIRE, SANTOS). A partir do arcabouço teórico elencado e os resultados produzidos a partir da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977), percebeu-se que os conceitos evidenciados se materializaram nos artigos, ainda que de forma pouco expressiva, conforme o caso do Protagonismo Juvenil. As experiências escolares que se desenvolveram a partir da educação geográfica permitiram ao estudante um protagonismo e uma autonomia que, se incentivada frequentemente, pode se tornar uma prática de participação e cidadania. Como contribuição, especialmente na concepção de protagonismo juvenil, sugere-se a construção de um conceito próprio do Projeto, para que sua práxis se consolide.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-24T18:46:37Z No. of bitstreams: 1 CARVALHO.pdf: 6892251 bytes, checksum: 4d617e910ba6161dbadbef2cc4c036ca (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-06T13:35:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CARVALHO.pdf: 6892251 bytes, checksum: 4d617e910ba6161dbadbef2cc4c036ca (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T13:35:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CARVALHO.pdf: 6892251 bytes, checksum: 4d617e910ba6161dbadbef2cc4c036ca (MD5) Previous issue date: 2022-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.departmentCampus Erechim-
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Nós Propomospt_BR
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleEducação geográfica, protagonismo juvenil e formação cidadã a partir da obra "Geografia, educação e cidadania" do projeto Nós Propomos!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.levelMestradopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO.pdf6,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.