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Tipo: Tese
Título: As fôrmas e as formas de pensar e a constituição de territórios educativos
Autor(es): Bruno, Guilherme Rodrigues
Primeiro Orientador: Azevedo, Giselle Arteiro Nielsen
Resumo: Considerando a conjuntura atual, onde expectativas de mudanças radicais estão presentes na maioria das análises e projeções sobre o futuro próximo, apoiadas em fatores ambientais, econômicos ou políticos, a presente Tese busca situar a proposta de constituição de Territórios Educativos dentro desse contexto. O paradigma conceitual utilizado para esse exercício de contextualização apoia-se em uma noção tão antiga quanto controversa, mas que, todavia, pode ser traduzida como o próprio arquétipo dos processos de transformação: a magia. Tal escolha se mostra apropriada porque, a pesquisa parte de uma série de atividades didáticas, voltadas à compreensão dos fundamentos da arquitetura e urbanismo, e realizadas com crianças. Nelas, a magia se apresentou como um recurso cognitivo recorrente, de onde se conclui que indispensável, especialmente para a reinvenção de si perante cenários de mudanças, como é o caso da passagem da infância e, também, das crises globais. Nesse sentido, a Tese propõe que as cidades e a arquitetura compõem, desde sempre, uma espécie de wünschelrute (vara mágica), que conecta os campos da mente e as coisas do mundo, ampliando-os mutuamente, de modo que, toma-se como necessário, para a operação com o conceito de Territórios Educativos no tempo presente, uma postura que se assuma como ponte entre pensamento mágico e concreto. Para a construção desse argumento, procede-se, na sequência, a duas operações arqueológicas simultâneas, uma, dos saberes, e outra, urbana, tendo como recorte geográfico de ambas a cidade de Erechim (RS), posto que a cidade se revela singular para os propósitos de tal operação especulativa. Implantada no norte do Estado do Rio Grande do Sul, a partir de um projeto colonial alicerçado na versão local da Filosofia Positivista, o Castilhismo, Erechim apresenta indícios do encontro entre a cabala judaica, o xamanismo ameríndio e a mitologia afrodiaspórica. Os suportes dessa especulação são diferentes aspectos concretos da morfologia, topografia, toponímia e marcos arquitetônicos, de modo que se torna possível, a partir dessa leitura, falar sobre as “infraestruturas metafísicas” da cidade, que são a expressão filosófica da ligação, considerada fundamental, entre pensamento mágico e concreto. O procedimento de investigação desses indícios se dá por meio de um olhar lúdico, descentrado entre a descoberta e a criação, cujo método deriva de experiências exploratórias, desenvolvidas em jogos e brincadeiras, num Projeto de Extensão com estudantes do Ensino Fundamental, na mesma cidade. Nesse sentido, a presente Tese é também sobre a infância, sem ser objetivamente sobre crianças, mas sobre o retorno a uma experienciação mágica das cidades e das ideias, enquanto estratégia lúdica e cognitiva para a sobrevivência no contexto urbano atual, útil para cidadãos de qualquer. Embora os aspectos propriamente sociais inerentes ao tema não sejam secundarizados, a presente Tese traça um recorte que é acompanhado por fundamentos advindos da filosofia, notadamente de correntes ligadas à Filosofia da Mente e à Ontologia, por entender que essa deve ser a seara do tema “territórios educativos”, atualmente: não mais um problema exclusivamente de política social urbana, ou de orientação epistemológica da educação, mas do encontro fundante dos espaços institucionalizados, no continuum mente-mundo. Na Conclusão, retoma-se a avaliação do contexto conjuntural que faz o trabalho como um todo se voltar para o tipo de abordagem que opera. Como se trata de um cenário de mudanças amplamente influenciado pela criação de um ambiente comunicacional imaterial, o chamado ciberespaço, a invenção de seu contraponto, os territórios urbanos físicos como meios educacionais, se destacam como mecanismos de resistência, adaptação ou enxergamento das mudanças em curso. Constituem-se, portanto, na contraparte natural de uma crise em curso, que não se desenvolve num campo estritamente educacional, mas que diz respeito às formas de representação do conhecimento, e aos processos metacognitivos que ela engendra, em outras palavras, a invenção das formas e das fôrmas de pensar.
Abstract/Resumen: Considering the current situation, where expectations of radical changes, whether due to environmental, economic, or political factors, are present in most analyzes and forecasts, the present Thesis seeks to situate within this context the proposal for the constitution of Educational Territories, based on a notion that can be translated as the archetype of transformation itself: magic. Such a choice is appropriate because, starting from an empirical basis developed in activities carried out with children, magic presented itself as a recurrent cognitive resource, as necessary, for the reinvention of itself in the face of changing scenarios. In this sense, it is proposed that cities and architecture have always been part of a kind of wünschelrute (magic stick), which connects the fields of the mind and the things of the world, expanding them. Thus, for the operation with the concept of Educational Territories, at the present time, a posture that is assumed as a bridge between magical and concrete thinking is taken as necessary. For the construction of this argument, two simultaneous archaeological operations are carried out, one of knowledge, and the other, urban, with the geographic section of both the city of Erechim (RS), which is singular for the purposes of such a speculative operation. In this city, located in the north of the state of Rio Grande do Sul, based on a colonial project based on the local version of Positivism, Castillism, evidence of the meeting between the Jewish kabbalah, Amerindian shamanism, and aphrodiaspore mythology can be suggested. The supports of this suggestion are different concrete aspects of morphology, topography, toponymy, and architectural landmarks, so that it becomes possible, from this reading, to reinvent the “metaphysical infrastructures” of the city. The investigation procedure of these indications takes place through a playful look, decentralized between discovery and creation, whose method derives from exploratory experiences, developed in games in an Extension Project, with elementary school students, in the same city. In this sense, the present Thesis is also about childhood, without necessarily being about children, but about the return to a magical experience of cities and ideas, as a playful and cognitive strategy for survival in the current urban context, which seems to be at the mercy of a disruptive move. Although the properly social aspects inherent to the theme are not secondary, the present Thesis traces an outline that is accompanied by fundamentals arising from philosophy, notably from currents linked to Philosophy of Mind and Ontology, as it understands that this must be the theme of the theme “ educational territories ”, today: no longer a problem exclusively of urban social policy, or of the epistemological orientation of education, but of the founding encounter of institutionalized spaces, between mind and world. In the Conclusion, the assessment of this conjunctural context is resumed, which made the work as a whole turn to the type of approach that operates. The conclusion obtained shows that the changes, especially those resulting from technological advances, are accompanied by equally sensitive changes in the flow of information, and also in all the social activities that depend on them, such as politics and education. As these are changes based on the creation of an immaterial communicational environment, cyberspace, the invention of its counterpoint, urban territories as educational means, emerges, either as resistance, adaptation, or reference for assessing changes in progress. It constitutes, therefore, the natural counterpoint to a crisis, which is not strictly educational but concerns the institutional representation of knowledge, and the metacognitive processes it engenders, the invention of forms and ways of thinking.
Palavras-chave: Território Educativo
Magia
Infância
Erechim
Metafísica
Filosofia da Mente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Sigla da Instituição: UFRJ
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6444
Data do documento: Jun-2020
Nível: Doutorado
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

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