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Type: Tese
Title: Arquitetura e educação infantil: abordagem experiencial em um estudo de caso no norte do Rio Grande do Sul
Author: Modler, Nébora Lazzarotto
First advisor: Rheingantz, Paulo Afonso
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carvalho, Rodrigo Saballa de
Resume: A presente tese tem como tema a arquitetura de ambientes para a Educação Infantil. Busca refletir sobre as concepções de ambiente construído de escola de Educação Infantil que contribuem para o desenvolvimento da criança. Tem por objetivo tecer proposições projetuais para escolas de Educação Infantil, centradas nos desejos e nas demandas das crianças e no contexto da Região Norte do Rio Grande do Sul, com vistas a produzir ambientes que atuem como agentes educadores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa construída a partir de um estudo de caso em Escola Municipal de Educação Infantil. Nesta perspectiva, com base na Abordagem Experiencial e utilizando a Observação Incorporada na construção dos instrumentos walkthrough, entrevista, desenho, fotografia, jogo da memória e roda de conversa, o trabalho de campo priorizou a escuta das crianças e a experiência ambiental do observador vivenciada junto aos ocupantes. A revisão bibliográfica, alinhada com Vygotsky, apontou que as crianças desenvolvem-se a partir das relações e interações que constroem em seu meio sociocultural. A pesquisa evidenciou que, mesmo a escola sendo um território em poder dos adultos, as crianças, em suas interações e brincadeiras, exploram criativamente os ambientes, que marcam suas vivências espaciais. As proposições projetuais tecidas visam à concepção de ambientes que promovam brincadeiras e interações criança-criança, criança-adulto e criança-ambiente, apoiem o conforto, o desenvolvimento motor e a competência para que, assim, elas venham a estabelecer relações e experiências educativas. Espera-se contribuir para concepções de escolas infantis mais responsivas aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças.
Abstract: The theme of this Dissertation is the architecture for Early Childhood Education environments. It seeks to reflect on which conceptions of the built environment of an Early Childhood school contribute to children development. It aims at producing design propositions for Early Childhood schools, centered on children desires and demands and on the context of the North Region of Rio Grande do Sul, in order to promote environments that act as educating agents. It is a qualitative research from a study case in a Municipal School of Early Childhood Education. Thus, based on the Experiential Approach and the Embodied Observation during the walkthrough, interviews, drawings, photographing, memory game and conversation circle, the fieldwork prioritized listening to the children and the environmental experience of the observer together with the occupants. The bibliographic review, which is aligned with Vygotsky, pointed out that children develop from the relationships and interactions built in their socio-cultural environment. The research pointed out that, although school is an adult-domain territory, children, through their interactions and games, explore creatively the environments that mark their spatial experiences. The design propositions are directed to the conception of environments which: promote interactions and games child/child, child/adult and child/environment; support comfort, motor development and ability, so that they can establish relations and educating experiences. It is expected to contribute for design conceptions of Early Childhood schools which respond better to children rights of learning and development.
Keywords: Ambiente construído
Educação Infantil
Abordagem Experiencial
pesquisa com crianças
teoria sociocultural-histórica
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Acronym of the institution: UFRJ
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6445
Issue Date: Mar-2020
metadata.dc.level: Doutorado
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