Please use this identifier to cite or link to this item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6446
Type: Tese
Title: Feiras de negócios e seu potencial para desenvolvimento de relacionamento entre expositores
Author: Locatelli, Débora Regina Schneider
First advisor: Silveira, Marco Antonio Pinheiro da
Resume: As feiras de negócios são espaços em que se encontram várias empresas do mesmo setor, com objetivo de promover seus produtos ou serviços. Além dos expositores figuram vários outros atores, como organizador, fornecedores, patrocinadores, visitantes, entre outros. O objetivo deste estudo foi analisar a contribuição das feiras de negócios para o estabelecimento de relacionamentos que favoreçam a realização de ações conjuntas entre os expositores. Delimitou-se o estudo a empresas do setor metalmecânico expositoras de feiras de negócios. A pesquisa caracterizou-se por ter abordagem qualitativa e exploratória. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com vinte empresas do oeste catarinense e do norte gaúcho. As entrevistas foram analisadas utilizando a comparação, categorização e codificação. Os resultados levaram à construção de um framework que apresenta os Aspectos das feiras de negócio associados com o estabelecimento de relacionamentos entre os expositores. O Aspecto 1 é relacionado aos Mecanismos de Interação utilizados para a troca de informações nas feiras de negócios. Como resultado tem-se que os mecanismos formais são: rodada de negócios, palestras/seminários técnicos, abertura com coquetel, eventos, coquetel, jantar, coffee break e baile. Os informais são: visitas/conversas, observação dos estandes, troca de cartões, almoço/jantar, encontros fora da feira e em lugares alternativos. O Aspecto 2 refere-se aos Fatores Motivadores para realização de ações conjuntas entre os expositores. Neste item, foram encontrados como Fatores Motivadores: complemento ao negócio, acesso ao expositor comprador forte, fortalecimento da empresa, desenvolvimento de tecnologia, abertura de mercado, consolidação do produto no mercado e retorno financeiro. As Ações Conjuntas desenvolvidas entre os expositores a partir da participação em feiras de negócios, bem como identificação do nível de integração existente entre as empresas na realização da ação correspondem ao Aspecto 3. Foram identificadas as seguintes ações conjuntas desenvolvidas pelos expositores do setor metalmecânico: indicação de outros expositores, prospecção de fornecedor, prospecção de cliente potencial e troca de experiência (networking); prospecção de revendedores/ representantes e a exportação conjunta (cooperação); participação conjunta em feiras, desenvolvimento de produto, venda casada, potencial fusão/aquisição, nova empresa (colaboração). Finalizando, o Aspecto 4 do framework diz respeito aos Elementos decorrentes destes relacionamentos, que consistem em características ou atributos da relação a partir de seu início, o que nasce a partir do estabelecimento do relacionamento entre as empresas. Foram identificados: confiança, troca de informações, retorno financeiro, colaboração, afinidade, compromisso, equidade (negociação ganha-ganha), complemento ao negócio, desenvolvimento de relacionamentos pessoais e regulamentações do governo que se mostraram como um impeditivo para os relacionamentos. Assim, esta pesquisa constitui uma contribuição para acadêmicos e empresários, à medida que sistematiza num framework os Aspectos das feiras de negócio associados com o estabelecimento de relacionamentos entre os expositores.
Abstract: The business fairs are spaces in which an array of companies acting in the same sector gets together with the goal to promote their products or services. Besides the exhibitors there are many other actors, such as the organizer, suppliers, sponsors, visitors, among others. The goal of this study was to analyze the contribution of business fairs to establish relationships that support joint actions among the exhibitors. The study was delimitated to metal mechanic companies that exhibit in business fairs. The research was characterized by a qualitative and exploratory approach. The data were collected by means of semi-structures interviews, done with twenty companies in the west of Santa Catarina and north of Rio Grande do Sul. The interviews were analyzed with the use of comparison, categorization and codification. The results led to the construction of a framework that presents aspects of the business fairs associated with the establishment of relationships among the exhibitors. Aspect 1 is related to the Interaction Mechanisms used to exchange information in the business fairs. As a result, it was evaluated that the formal mechanisms are: business rounds, technical lectures, opening with cocktail, events, catering, coffee break and dance. The informal ones are: visits/chats, stands observation, cards exchange, lunch/dinner, meeting outside the fair and in alternative places. Aspect 2 refers to Motivational Factors to perform joint actions among exhibitors. In this item, complement to the business, access to a strong buyer exhibitor, strengthening of the company, technology development, marketing opening, consolidation of the product in the market and financial return were found as motivational factors. The Joint Actions developed among exhibitors from their participation in business fairs, as well as identifying the integration level that exist among the companies performing the action, correspond to Aspect 3. The following joint actions performed by the exhibitors in the metal mechanic sector were identified: indication of other exhibitors, supplier prospection, potential client prospection and experience exchange (networking); dealers prospection and joint exportation (cooperation); joint participation in fairs, product development, joint sale, fusion/acquisition potential, new company (collaboration). To finish, Aspect 4 of the framework is regarding the Elements resulting from these relationships that consist in characteristics or attributes of the relation from the beginning, what is born from the relationship established among the companies. It was identified: trust, information exchange, financial return, collaboration, affinity, compromise, equity (win-win negotiation), business complement, personal relationship development and govern regulation that turned out to be an impediment to the relationships. Thus, this research constitutes a contribution to scholars and business people, since it systematizes in a framework the Aspects of business fairs associated with the establishment of relationship among exhibitors.
Keywords: Feiras de Negócio.
Relacionamento.
Expositores.
Mecanismos de interação.
Ações conjuntas.
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Municipal de São Caetano Do Sul
Acronym of the institution: USCS
Type of Access: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6446
Issue Date: Sep-2017
metadata.dc.level: Doutorado
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LOCATELLI.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.