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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Luciano Melo de-
dc.creatorSilva, Claudia Araujo-
dc.date2022-12-12-
dc.date.accessioned2023-04-06T16:54:01Z-
dc.date.available2023-03-31-
dc.date.available2023-04-06T16:54:01Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452-
dc.description.resumoA Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a oralidade como uma das habilidades de enorme relevância no contexto escolar, sendo preciso um olhar atento quanto aos métodos utilizados para o seu desenvolvimento dentro da sala de aula. Somando-se a isso, a literatura possibilita que o indivíduo desenvolva reflexões, pois desperta no sujeito suas emoções e amplia sua visão de mundo. Diante desta perspectiva, a literatura apresenta-se como facilitadora no desenvolvimento da oralidade. Dessa forma, o presente trabalho aborda o ensino de literatura na educação básica como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade e centrou-se na realização de uma oficina de leitura de poemas em voz alta executados por alunos que integram o Ensino Fundamental II. Como objetivos específicos foram utilizadas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem a fim de desenvolver a oralidade através da leitura de poemas, bem como promover a oralização por parte dos estudantes por meio de declamação de poemas utilizando-se da entonação, interpretação, ritmo, pausas, rimas, instigando-os a desenvolverem sentidos, ampliando sua compreensão de si e do mundo. Para dialogar com o tema proposto foram abordadas contribuições de Medeiros (2007); Oliveira (2011); Freitas, Teixeira e Machado (2016); Fernandes (2015) e Santos e Abud (2020). Percebeu-se que esse espaço da oralidade e a criação de jogos de sentidos que a literatura possibilita é pouco frequente na sala de aula. Com essa proposta busca-se estimular os docentes e futuros profissionais docentes a tornarem presente em suas aulas a prática da oralidade, instigando os alunos a terem melhor desenvoltura em todos os contextos sociais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-31T17:44:48Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 241548 bytes, checksum: 4700f57297c1f99ce0330722e70dec42 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-06T16:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 241548 bytes, checksum: 4700f57297c1f99ce0330722e70dec42 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.titleA oralização por meio da leitura de poemas: estratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
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