Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Paula, Luciano Melo de | - |
dc.creator | Silva, Claudia Araujo | - |
dc.date | 2022-12-12 | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-06T16:54:01Z | - |
dc.date.available | 2023-03-31 | - |
dc.date.available | 2023-04-06T16:54:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-12 | - |
dc.identifier.uri | https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6452 | - |
dc.description.resumo | A Base Nacional Comum Curricular (2018) apresenta a oralidade como uma das habilidades de enorme relevância no contexto escolar, sendo preciso um olhar atento quanto aos métodos utilizados para o seu desenvolvimento dentro da sala de aula. Somando-se a isso, a literatura possibilita que o indivíduo desenvolva reflexões, pois desperta no sujeito suas emoções e amplia sua visão de mundo. Diante desta perspectiva, a literatura apresenta-se como facilitadora no desenvolvimento da oralidade. Dessa forma, o presente trabalho aborda o ensino de literatura na educação básica como ferramenta para o desenvolvimento da oralidade e centrou-se na realização de uma oficina de leitura de poemas em voz alta executados por alunos que integram o Ensino Fundamental II. Como objetivos específicos foram utilizadas estratégias metodológicas de ensino-aprendizagem a fim de desenvolver a oralidade através da leitura de poemas, bem como promover a oralização por parte dos estudantes por meio de declamação de poemas utilizando-se da entonação, interpretação, ritmo, pausas, rimas, instigando-os a desenvolverem sentidos, ampliando sua compreensão de si e do mundo. Para dialogar com o tema proposto foram abordadas contribuições de Medeiros (2007); Oliveira (2011); Freitas, Teixeira e Machado (2016); Fernandes (2015) e Santos e Abud (2020). Percebeu-se que esse espaço da oralidade e a criação de jogos de sentidos que a literatura possibilita é pouco frequente na sala de aula. Com essa proposta busca-se estimular os docentes e futuros profissionais docentes a tornarem presente em suas aulas a prática da oralidade, instigando os alunos a terem melhor desenvoltura em todos os contextos sociais. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-03-31T17:44:48Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 241548 bytes, checksum: 4700f57297c1f99ce0330722e70dec42 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-06T16:54:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 241548 bytes, checksum: 4700f57297c1f99ce0330722e70dec42 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2023-04-06T16:54:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 241548 bytes, checksum: 4700f57297c1f99ce0330722e70dec42 (MD5) Previous issue date: 2022-12-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Fronteira Sul | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Campus Chapecó | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFFS | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Literatura | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Poesia | pt_BR |
dc.title | A oralização por meio da leitura de poemas: estratégias de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Artigo Cientifico | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA.pdf | 235,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.