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Tipo: Monografia
Título: Construção de uma tecnologia educativa para profissionais da saúde no atendimento de usuários com condições pós-covid
Autor(es): Dors, Juliana Baldissera
Primeiro Orientador: Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas
Primeiro membro da banca: Maestri, Eleine
Segundo membro da banca: Silva Filho, Cláudio Claudino da
Resumo: Ao longo dos atendimentos aos usuários acometidos pela COVID-19, observou-se que passado o período agudo da doença esses queixavam-se de sintomas persistentes ou por outro lado vinham a desenvolver sintomas tardios, denominadas condições pós-covid. Posto isso, torna-se necessário promover práticas de Educação Permanente em Saúde para o atendimento das condições pós-covid. Dessa forma, o objetivo do presente estudo é criar uma Tecnologia Educativa para aperfeiçoamento clínico de profissionais da saúde no atendimento aos usuários com condições pós-covid. Trata-se de um estudo no qual se utilizou duas metodologias, uma para a construção da Tecnologia Educativa e uma para a estruturação. Para a construção foi utilizado o método de Pesquisa Convergente Assistencial, desenvolvido com seis profissionais da equipe multiprofissional do Centro Especializado em Reabilitação (CER) de um município do Oeste de Santa Catarina, esses que tiveram vivências com usuários com condições pós-covid. Para coleta de dados foram realizados quatro encontros online por meio da plataforma Cisco Webex® entre março e maio de 2022. Os encontros foram realizados no grupo de convergência. Para guiar o grupo foi utilizado slides com os temas a serem abordados durante o encontro, estes serviram como norteadores do processo de diálogo e expansão do tema. Na análise de dados foram seguidos os procedimentos de apreensão e interpretação, sendo que a fase de interpretação apresenta três etapas: síntese, teorização e transferência. Quanto à metodologia utilizada para a estruturação da tecnologia utilizou o método proposto por Echer, que prevê seis etapas para a estruturação de um manual, ademais, o presente estudo utilizou somente cinco delas, sendo que a sexta etapa consiste na validação do manual. Dessa forma, a Tecnologia Educativa desdobrou-se em um manual de avaliação e manejo das condições pós-covid. Por fim, verifica-se que a metodologia empregada neste estudo se mostrou capaz de subsidiar a elaboração de uma Tecnologia Educativa, na qual espera-se que essa esteja apta a garantir que o profissional da saúde ofereça ao usuário acometido uma assistência de qualidade e resolutiva.
Abstract/Resumen: Throughout the care of users affected by COVID-19, it was observed that after the acute period of the disease they complained of persistent symptoms or, on the other hand, developed late symptoms, called post-covid conditions. Therefore, it is necessary to promote Permanent Health Education (PHE) practices for the care of post-covid conditions. Thus, the purpose of this study is to create an Educational Technology for clinical improvement of health professionals in the care of users with post-covid conditions. This is a study in which two methodologies were used, one for the construction of the Educational Technology and one for the structuring. For the construction, the Assistential Convergent Research method was used, developed with six professionals from the multiprofessional team of the Specialized Rehabilitation Center of a city in the West of Santa Catarina, who had experiences with users with post-covid conditions. For data collection, four online meetings were held using the Cisco Webex® platform between March and May 2022. The meetings were conducted in the convergence group. To guide the group, slides were used with the themes to be addressed during the meeting; these served as guidelines for the process of dialogue and expansion of the theme. In the data analysis the procedures of apprehension and interpretation were followed, and the interpretation phase presents three stages: synthesis, theorization, and transference. As for the methodology used to structure the technology, the method proposed by Echer was used, which foresees six steps for the structuring of a manual; however, the present study used only five of them, and the sixth step consists in the validation of the manual. In this way, the Educational Technology has unfolded into a manual for the evaluation and management of post-covid conditions. Finally, the methodology used in this study proved to be capable of supporting the development of an Educational Technology, which is expected to be able to ensure that the health professional offers the affected user a quality and resolutive assistance.
Palavras-chave: Pandemia
Atenção à saúde
Atendimento
Tecnologia
Pacientes
Covid-19
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6457
Data do documento: 30-Jan-2023
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