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Tipo: Monografia
Título: Compreensão dos enfermeiros sobre as práticas educativas lúdicas como promotoras da saúde do adolescente durante o processo de hospitalização
Autor(es): Sabino, Vitoria Pereira
Primeiro Orientador: Brum, Crhis Netto de
Primeiro membro da banca: Potrich, Tassiana
Segundo membro da banca: Machado, Grazieli Nunes
Resumo: O cuidado em saúde do adolescente, demanda de ferramentas diferenciadas durante o processo de hospitalização, e dentre eles práticas educativas focadas na ludicidade do processo de vida em que estão. Assim, o trabalho tem como objetivo compreender como os enfermeiros percebem as práticas educativas lúdicas, como promotoras da saúde do adolescente durante o processo de hospitalização. O presente estudo caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa ação participante, fundamentada nos pressupostos de Paulo Freire, utilizando o método de investigação Itinerário de Pesquisa, com o apoio dos Círculos de Cultura, neste caso, virtual. O Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire é constituído por três momentos interligados, sendo eles a investigação temática; codificação e descodificação; e desvelamento crítico, acontecendo de maneira concomitante dentro do Círculo de Cultura. A pesquisa foi realizada de maneira online na plataforma CISCO Webex na sala da pesquisadora, com cinco enfermeiros, entre março e maio de 2022, atendendo ao critério de inclusão: profissionais que trabalham ou trabalharam com o adolescente seja no cotidiano clínico, pesquisa ou extensão. Critérios de exclusão: enfermeiros que não possuírem vínculo empregatício. A partir do desenvolvimento do Círculo de Cultura Virtual (CCV) e dos diálogos transcritos foi possível chegar em dois temas: Compreensão e diálogos sobre o processo de adolescer e A promoção da saúde através das práticas educativas lúdicas durante a hospitalização. Estes temas foram subdivididos em quatro subtemas a partir dos excertos onde os profissionais trouxeram a tona a realidade da prática hospitalar, as dificuldades de acesso e abertura ao diálogo, gerado principalmente pela diferença entre as gerações e a dificuldade que se torna, quando não há um espaço e uma equipe aberta às tentativas, necessárias, uma vez que cada indivíduo tem sua particularidade. Embora tenha sido constatado que no dia a dia os enfermeiros reconheciam o momento oportuno do uso de práticas educativas, lhes faltou a teoria advinda da graduação e repertório de atividades, contudo estas dependem também da instituição de ensino e atuação e das vivências pessoais de cada profissional. A fim de sanar estas particularidades, foram sugeridas alterações desde o currículo da graduação em enfermagem, para que pudesse ter maiores inserções em hebiatria, nas pesquisas e extensões universitárias, educação em saúde e permanente a fim de sensibilizar a equipe já inserida no mercado de trabalho. Deste modo, pode ser observado que embora, tenha muito a ser aperfeiçoado há muita vontade e reconhecimento por parte dos profissionais.
Abstract/Resumen: It is noteworthy that among these adolescent care needs, the hospitalization process is pointed out as an important scenario for the performance of nurses in hebiatrics. Thus, the objective of this work is to understand how nurses perceive playful educational practices as promoting adolescent health during the hospitalization process. The present study was characterized as a qualitative research, of the participatory action research type, based on the assumptions of Paulo Freire, using the Research Itinerary method of investigation, with the support of Culture Circles, in this case, virtual. Paulo Freire Research Itinerary consists of three interconnected moments, namely the thematic investigation; encoding and decoding; and critical unveiling, happening concomitantly within the Culture Circle. The survey was carried out online from the cisco Webex platform in the researcher room, with five nurses, meeting the inclusion criteria: professionals who work or have worked with the adolescent, whether in clinical practice, research or extension. Exclusion criteria: nurses who do not have an employment relationship. From the development of the Virtual Culture Circle (CCV) and the transcribed dialogues, it was possible to arrive at four themes: Need to understand the concept of adolescent health; Need to provide dialogical spaces for adolescents in the hospital; necessary to promote the health of hospitalized adolescents and Need for support to understand and develop ludic practices for hospitalized adolescents. These themes were observed from the excerpts where professionals brought up the reality of hospital practice, such as the difficulties of access and openness to dialogue, generated mainly by the difference between generations and the difficulty that becomes, when there is no space and a team open to attempts, necessary, since each individual has his particularity. Although it was found that the nurses recognized the opportune moment to use educational practices in their daily lives, they lacked the theory arising from graduation and the repertoire of activities, since this also depends on the institutions and the adolescence phase has been invisibility for many years. In order to remedy these particularities, changes were suggested from the undergraduate nursing curriculum, so that it could have greater insertions in hebiatrics, in research and university extensions, health and permanent education in order to sensitize the team already inserted in the job market . In this way, it can be observed that, although there is much to be improved, there is a lot of will and recognition on the part of professionals.
Palavras-chave: Enfermagem
Atenção à saúde
Saúde
Adolescente
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6465
Data do documento: 16-Fev-2023
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