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Tipo: Dissertação
Título: Des-re-territorialização da geografia na política curricular da reforma do ensino médio em Santa Catarina
Autor(es): Pfeifer, Dilmar Paulo
Primeiro Orientador: Simões, Willian
Primeiro membro da banca: Andreis, Adriana Maria
Segundo membro da banca: Thiesen, Juares da Silva
Resumo: A presente pesquisa é resultado de um estudo que analisa a Geografia, enquanto disciplina escolar, no Currículo Base do Território Catarinense do Ensino Médio (2021), no contexto de implantação da reforma do ensino médio no país. Possui como objetivo geral, compreender como o processo de implantação do Novo Ensino Médio em Santa Catarina vem alterando a Geografia enquanto disciplina escolar, na política curricular oficial. Procuramos problematizar algumas questões, entre elas buscamos responder: Qual é o território da Geografia na política curricular do Currículo Base do Ensino Médio do Território de Santa Catarina? Sustenta-se nesta investigação uma pesquisa teórica, resultado de estudo documental a partir de subsídios da Análise Textual Discursiva – ATD. Buscamos evidenciar em um primeiro momento fatores, atores e discursos que marcaram o contexto de produção do texto e de implantação da política educacional que vem sendo chamado de Novo Ensino Médio (NEM). Após, continuamos com o percurso de análise da adesão do estado, focando na política curricular do ensino médio catarinense e interferências no território curricular da Geografia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas neste processo. Com a prospecção elaborada entre o primeiro e segundo capítulo, argumentaremos no terceiro capítulo que está em curso um processo que denominamos de des-re-territorialização da Geografia, enquanto disciplina escolar, na política curricular voltada ao Ensino Médio no estado, resultado de, ao menos, três deslocamentos, sendo: i) da sua conquista, enquanto disciplina do currículo à sua flexibilização; ii) de uma abordagem disciplinar da Geografia à proposição de currículo interdisciplinar e; iii) da passagem dos fundamentos da perspectiva histórico-cultural à submissão da Geografia à pedagogia das competências. Nossa compreensão é que tais deslocamentos apontam aberturas para uma perspectiva educacional utilitarista/pragmatista e, para um relativismo no âmbito do trabalho com temas, conhecimentos, conceitos/categorias geográficas, em que ao mesmo tempo pode abrir caminhos para um diálogo com outros componentes curriculares da área potencializando uma formação interdisciplinar, assim como pode abrir caminhos para uma fragilização do potencial pedagógico da Geografia.
Abstract/Resumen: This research is the result of a study that analyzes Geography, as a school subject, in the Base Curriculum of the Território Catarinense do Ensino Médio (2021), in the context of implementing the reform of secondary education in the country. Its general objective is to understand how the implementation process of the New High School in Santa Catarina has been changing Geography in the curricular territory. We tried to problematize some questions, among which we tried to answer: What is the territory of Geography in the curriculum policy of the Base Curriculum of High School in the Territory of Santa Catarina? This investigation is based on a theoretical research, the result of a documental study based on Discursive Textual Analysis – ATD. We seek to highlight, at first, factors, actors and discourses that marked the context of text production and implementation of the educational policy that has been called New Middle School (NEM). Afterwards, we continue with the path of analysis of the state's adherence, focusing on the curricular policy of high school in Santa Catarina and interferences in the curricular territory of Geography in the area of Applied Human and Social Sciences in this process. With the prospecting elaborated between the first and second chapters, we will argue in the third chapter that a process that we call de-re-territorialization of Geography is underway, as a school subject, in the curriculum policy aimed at High School in the state, a result of, by at least three shifts, namely: i) from its conquest, as a curriculum subject, to its flexibility; ii) from a disciplinary approach to Geography to the proposition of an interdisciplinary curriculum and; iii) the transition from the fundamentals of the historical-cultural perspective to the submission of Geography to the pedagogy of competences. Our understanding is that such displacements point to openings for a utilitarian/pragmatist educational perspective and, for a relativism in the scope of work with geographic themes, knowledge, concepts/categories, in which at the same time, it can open paths for a dialogue with other curricular components in the area, enhancing an interdisciplinary training, as well as weakening the pedagogical potential of Geography.
Palavras-chave: Ensino médio
Ensino e aprendizagem
Currículo
Reforma do ensino
Política educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6473
Data do documento: 23-Fev-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

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