Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6477
Tipo: Dissertação
Título: A metáfora conceitual "subir na vida"
Autor(es): Ernzen, Aline Aparecida
Primeiro Orientador: Cambrussi, Morgana Fabiola
Primeiro membro da banca: Gritti, Letícia Lemos
Segundo membro da banca: Snichelotto, Cláudia Andrea Rost
Resumo: Este trabalho investiga os processos de construção da metáfora conceitual SUBIR NA VIDA, representada por meio da abstração da figura da escada e do modo de movimento para cima/para baixo. O contexto de uso da metáfora investigado nesta análise está delimitado por uma matéria jornalística produzida em torno da temática da meritocracia como falácia para justificar as desigualdades sociais, sob a alegação de que a ascensão social e econômica seria apenas resultado de esforços individuais. Na reportagem analisada, as diferentes representações dos modos de movimento direcionado para cima/para baixo são associadas a escadas e a orientações direcionais para tornar mais concretos os conceitos abstratos de ascensão social, desigualdade de condições sociais. Neste estudo, pretende-se explanar e analisar os processos envolvidos nessa construção metafórica, utilizando-se as premissas da Linguística Cognitiva, especialmente da teoria da metáfora de Lakoff e Johnson (1980). Nessa abordagem, a linguagem é vista como uma capacidade humana incorporada à cognição global do indivíduo, em outras palavras, relaciona-se com capacidades cognitivas, tais como metaforização, categorização, prototipicidade, entre outras. A partir deste aporte teórico, o estudo se desenvolveu principalmente pelas seguintes ações metodológicas: (i) contextualização do emprego da metáfora conceitual SUBIR NA VIDA utilizada em um programa televisivo; (ii) detalhamento dos diferentes processos associativos criados entre o domínio-fonte e o domínio-alvo e de como são acionados para produzir a metáfora selecionada; (iii) explanação do fenômeno investigado como uma projeção metafórica complementar verbo-visual. Os resultados da pesquisa apontaram que ocorre a instanciação de uma metáfora verbo--visual a partir da representação simbólica da “escada” como figura, explorando-se suas possibilidades de orientação direcional do movimento para cima/para baixo, com ou sem ação mecânica. Por meio dessa instanciação verbo-visual ocorre a metáfora SUBIR NA VIDA para uma abordagem crítica do conceito de meritocracia sustentada pela matéria televisiva.
Abstract/Resumen: This investigation relates the ways of constructing the conceptual metaphor of MOVING UP IN THE WORLD (SUBIR NA VIDA, in Portuguese) to the abstract representation of the staircase and upward and downward movements. The context in which this metaphor circulates was taken from a journalistic television article that discusses meritocracy as a fallacy to justify social inequalities under the allegation that the individual’s efforts is the only result to social and economic mobility. The object of study discusses the association of different representations of upward and downward movements on staircases and directional orientations to make abstract concepts —such as social mobility and social inequality— more concrete. The purpose is to analyze and explain the processes involved in this metaphorical construction using the premises of Cognitive Linguistics, especially Lakoff and Johnson’s (1980) theory of metaphor. This approach understands language as a human ability incorporated into the individual’s global cognition; i.e., it is related to cognitive abilities such as metaphorization, categorization, prototypicality, among others. Within this theoretical background, the methodologic procedures applied were the following: (i) contextualization of how the conceptual metaphor MOVE UP IN THE WORLD was used in the television program selected; (ii) detailing the different associative processes created between the source and the target domains and how they are triggered to produce the metaphor; (iii) explanation of how the investigated phenomenon is a metaphorical and complementary verbal-visual projection. The results indicated that there is an instantiation of a verbal-visual metaphor from the symbolic imagery representation of the “staircase”, exploring its possibilities of directional orientation related to upward and downward movements, with or without mechanical action. It is through this verbal-visual instantiation that the aforementioned metaphor occurs for a critical approach to the concept of meritocracy, supported by the television article.
Palavras-chave: Linguística congnitiva
Metáfora
Figuras de palavras
Gramática
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6477
Data do documento: 27-Fev-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ERNZEN.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.