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Tipo: Monografia
Título: Práticas de avaliação de desempenho e feedback: um estudo em cooperativas de crédito de Coronel Freitas/SC
Autor(es): Dezorzi, Camila Valmorbida
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Primeiro membro da banca: Maia, Tatiane Silva Tavares
Segundo membro da banca: Brustolini, Pericles Luiz
Resumo: No atual contexto da sociedade, as pessoas nas organizações têm dificuldade em separar seus problemas pessoais de suas relações de trabalho, por isso precisam de atenção, incentivo, explanação e motivação. Nessa visão, o papel da gestão de pessoas na organização é importante e atua como um conjunto de políticas e práticas necessárias para realizar os aspectos de gestão relacionados a pessoas e tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador, entender suas necessidades e explorar melhor seu máximo potencial. Assim, com ênfase em avaliação de desempenho e feedback este estudo consiste em identificar e analisar os processos de avaliação de desempenho adotadas por duas cooperativas de crédito (Cooperativa A e Cooperativa B) localizadas no município de Coronel Freitas/SC, e compreender como as mesmas utilizam as informações obtidas nas avaliações de desempenho para retornar aos seus colaboradores da forma mais eficiente. Para isso, foi desenvolvido um estudo misto que inclui dados quantitativos e qualitativos. Primeiramente, a entrevista ocorreu com os líderes dessas cooperativas. Em seguida, o questionário foi aplicado aos funcionários das respectivas cooperativas. Analisando suas percepções sobre os métodos aplicados por cada cooperativa e seu nível de satisfação. Os objetivos específicos que nortearam este trabalho foram caracterizar as cooperativas de crédito, identificar e descrever as políticas e estratégias de gestão de pessoas no tocante a avaliação de desempenho dentro do ambiente corporativo das cooperativas entrevistadas e verificar por meio de questionário e entrevista a percepção dos profissionais que atuam nessas cooperativas sobre as práticas, possibilidades e limitações dos métodos de avaliação de desempenho e feedback. Deste modo, observouse por meio das entrevistas que as duas cooperativas pesquisadas trabalham os processos de avaliação de desempenho e feedback de forma diferente. Uma usa uma plataforma para avaliar o desempenho dos colaboradores e busca padronização no período de feedback. A outra cooperativa utiliza um método simples, e de maneira informal, sem uma ferramenta específica para este tipo de avaliação.
Abstract/Resumen: In the current context of society, people in organizations find it difficult to separate their personal problems from their work relationships, so they need attention, encouragement, explanation and motivation. In this view, the role of people management in the organization is important and acts as a set of policies and practices necessary to carry out the management aspects related to people and aims to contribute to the professional and personal development of the employee, understanding their needs and better exploit your full potential. Thus, with an emphasis on performance evaluation and feedback, this study consists of identifying and analyzing the performance evaluation processes adopted by two credit unions (Cooperativa A and Cooperativa B) located in the municipality of Coronel Freitas/SC, and understanding how they use the information obtained in the performance evaluations to get back to their employees in the most efficient way. For this, a mixed study was developed that includes quantitative and qualitative data. First, the interview took place with the leaders of these cooperatives. Then, the questionnaire was applied to the employees of the respective cooperatives. Analyzing their perceptions about the methods applied by each cooperative and their level of satisfaction. The specific objectives that guided this work were to characterize the credit unions, identify and describe the people management policies and strategies regarding the performance evaluation within the corporate environment of the interviewed cooperatives and verify, through a questionnaire and interview, the perception of the professionals who work in these cooperatives about the practices, possibilities and limitations of performance evaluation and feedback methods. In this way, it was observed through the interviews that the two researched cooperatives work the performance evaluation and feedback processes in a different way. One uses a platform to assess employee performance and seeks standardization in the feedback period. The other cooperative uses a simple and informal method, without a specific tool for this type of evaluation.
Palavras-chave: Recursos humanos
Administração de carreiras
Avaliação de desempenho
Administração de carreiras
Cooperativa de crédito
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6482
Data do documento: 23-Fev-2023
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