Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6484
Tipo: Monografia
Título: Desafios e potencialidades do mercado de trabalho em um cenário pós-pandemia: uma análise com os egressos do curso de Administração pela UFFS - Campus Chapecó
Autor(es): Klein, Ana Luiza Pitaluga
Primeiro Orientador: Teixeira, Enise Barth
Primeiro membro da banca: Maia, Tatiane Silva Tavares
Segundo membro da banca: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Resumo: O início da carreira é um desafio a ser enfrentado por todos os profissionais, inclusive para os da área de Administração, porém, em decorrência da pandemia por COVID19 foram necessárias diversas readequações nos postos de trabalho afetando as suas relações e intensificando suas possíveis potencialidades e adversidades. Neste sentido, o presente estudo buscou analisar os desafios e as perspectivas de ingresso no mercado de trabalho após a pandemia decoronavírusparaegressos em Administração pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, no primeiro e segundo semestre de 2021. Para atingir o objetivo proposto, foi traçada uma pesquisa de cunho quantitativo e qualitativo, quanto aos objetivos delineiase como descritiva exploratória. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário estruturado aplicado com os egressos do curso de Administração da UFFS no período analisado, os quais totalizam 36 egressos, sendo que foram obtidas 26 respostas. O questionário foi composto por19 questões de múltipla escolha e 3 questões abertas, para a sua confecção foi utilizada a ferramenta Google Formulários, e repassado por meio de endereço eletrônico. Os dados foram analisados mediante o uso da técnica de análise de conteúdo. Os resultados obtidos apontam que os principais desafiosenfrentados foram relativos a encontrar espaço no mercado de trabalho que satisfizesse as expectativas profissionais dos egressos, para aqueles que já se encontravam atuantes, foi necessário enfrentar a adaptação do modo de trabalho do presencial para o híbrido, apontando uma rápida mudança nas formas de trabalho tradicional. Por outro lado, as principais potencialidades apontadas pelo grupo estudado, foram referentes a um mercado de trabalho mais flexível, com possibilidades de atuar de maneiras diversas àquelas no período prépandêmico. Foi possível evidenciar que o mercado de trabalho passa por um cenário que se caracteriza pela fundamental capacidade de flexibilização e uso de tecnologias, sendo imprescindível aos profissionais e às organizações acompanhar e conversar com essas necessidades, buscando compreendelas e adaptarse para atendêlas, de modo a manter a competitividade.
Abstract/Resumen: The beginningof a careeris a challengetobefacedbyallprofessionals, includingthose in theAdministrationarea, however, as a resultofthe COVID19 pandemic, severalreadjustmentswerenecessary in thejobs, affectingtheirrelationshipsandintensifyingtheirpossiblepotential. andadversities. In thissense, thepresentstudysoughttoanalyzethechallengesandprospects for enteringthe labor marketafterthecoronaviruspandemic for graduates in Administrationfromthe Federal Universityof Fronteira Sul (UFFS) Campus Chapecó, in thefirstandsecondhalfof 2021. theproposedobjective, a quantitativeandqualitativeresearchwastraced, as for theobjectives it isoutlined as exploratorydescriptive. Data collectiontookplacethrough a structuredquestionnaireappliedtothegraduatesofthe UFFS Administrationcourse in theanalyzedperiod, whichtotaled 36 graduates, and 26 responses wereobtained. The questionnaireconsistedof 19 multiplechoicequestionsand 3 open questions. The Google Forms tool wasused for its preparation, andwassent via email. Data wereanalyzedusingthecontentanalysistechnique. The resultsobtained point out thatthemainchallengesfacedwererelatedtofindingspace in the labor marketthatwouldsatisfythe professional expectationsofthegraduates, for thosewhowerealreadyactive, it wasnecessaryto face theadaptationoftheworkmodefromthe facetoface tothehybrid, pointingto a rapidchange in traditionalwaysofworking. Ontheotherhand, themainpotentialitiespointed out bythestudiedgroupreferredto a more flexible labor market, withpossibilitiestoact in differentwaysthanthose in theprepandemicperiod. It waspossibleto show thatthe labor marketisgoingthrough a scenariothatischaracterizedbythe fundamental capacity for flexibilityand use oftechnologies, beingessential for professionalsandorganizationsto monitor andtalktotheseneeds, seekingtounderstandthemandadapttomeetthem. them, in ordertomaintaincompetitiveness.
Palavras-chave: Mercado de trabalho
Pandemia
Covid-19
Capacitação profissional
Administrador
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6484
Data do documento: 23-Fev-2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLEIN.pdf744,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.