Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6485
Tipo: Monografia
Título: Soft skills no trabalho remoto: um estudo de caso na empresa Seazone de Florianópolis-SC
Autor(es): Flores, Jeanne Caroline
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Primeiro membro da banca: Tocchio, Edivandro Luiz
Segundo membro da banca: Tonin, Graziela Simone
Resumo: A modernização do mercado de trabalho e das relações corporativas criou novos desafios para as empresas. Além das habilidades técnicas, as empresas buscam cada vez mais profissionais com as chamadas soft skills, que incluem traços de personalidade, atitudes e comportamentos que melhoram o desempenho em equipe. Também consequência da era moderna, o modelo de trabalho remoto tem ganhado espaço nos últimos anos, e ganhou mais força ainda com a pandemia de COVID19 e o isolamento social. Neste cenário, mais do que nunca as soft skills se mostraram indispensáveis para a manutenção de equipes de trabalho produtivas e unidas. Por outro lado, cada vez mais as empresas têm voltado suas atenções aos recursos humanos, trazendo à tona aspectos como o sentimento de pertencimento e o engajamento no trabalho. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi compreender de que forma o desenvolvimento de soft skills contribui para o engajamento e o sentimento de pertencimento das equipes em trabalho remoto na Seazone. A pesquisa configurase como quantitativaqualitativa quanto à natureza do método, descritiva quanto aos fins, realizada por meio de um estudo de caso. A coleta de dados se deu através de entrevista semiestruturada com o gestor e questionário respondido por 30 colaboradores do setor de tecnologia da empresa, utilizando da escala EEGT bem como com perguntas elaboradas pela autora. Os resultados mostraram que as habilidades mais relevantes para o engajamento e o sentimento de pertencimento foram a comunicação, gestão do tempo, capacidade de aprendizagem e colaboração, enquanto a inteligência emocional foi a habilidade menos demandada. A liderança, comunicação e gestão do tempo mostraramse as soft skills que mais precisam ser desenvolvidas. O sentimento de pertencimento da equipe foi alto, sem ser afetado pelo trabalho remoto, e o engajamento obteve uma média de 3,6 na escala EEGT. Como sugestões para desenvolvimentos das soft skills apontouse a realização de treinamentos com base nas lacunas percebidas, e como sugestão para melhoria do sentimento de pertencimento e do engajamento no trabalho pontuouse a revisão da política de benefícios, realização de uma convenção anual e fortalecimento do endomarketing.
Abstract/Resumen: The modernization of the labor market and corporate relations has created new challenges for companies. In addition to technical skills, companies are increasingly looking for professionals with soft skills, which include personality traits, attitudes and behaviors that improve team performance. Also a consequence of the modern era, the remote work model has gained ground in recent years, even more with the COVID19 pandemic and social isolation. In this scenario, more than ever, soft skills have proved to be indispensable for maintaining productive and engaged work teams. On the other hand, companies have increasingly turned their attention to human resources, bringing up aspects such as the sense of belonging and engagement at work. Therefore, this study aims to understand how the development of soft skills contributes to the engagement and sense of belonging of remote work teams at Seazone. The research is configured as quantitativequalitative in terms of the nature of the method, descriptive in terms of purposes, carried out through a case study. Data collection took place through a semistructured interview with the manager and a questionnaire answered by 30 employees from the company's technology department, using the EEGT scale as well as questions prepared by the author. The results showed that the most relevant skills for engagement and a sense of belonging were communication, time management, learning ability and collaboration, while emotional intelligence was the least demanded skill. Leadership, communication and time management proved to be the soft skills that most need to be developed. Team belonging was considered high, unaffected by remote work, and the engagement average was 3.6 on the EEGT scale. As suggestions for the development of soft skills, training based on perceived gaps was pointed out, and as a suggestion for improving the sense of belonging and engagement at work, the review of the benefits policy, holding an annual convention and the strengthening of endomarketing.
Palavras-chave: Trabalho remoto
Mercado de trabalho
Soft skills
Comportamento
Habilidades
Pandemia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6485
Data do documento: 24-Fev-2023
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORES.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.