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Tipo: Monografia
Título: Oportunidades de aprendizado e desenvolvimento e a intenção de rotatividade: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia da cidade de Porto Alegre - RS
Autor(es): Santos, Andressa Oliveira dos
Primeiro Orientador: Tosta, Kelly Cristina Benetti Tonani
Primeiro membro da banca: Tecchio, Edivandro Luiz
Segundo membro da banca: Tonin, Graziela Simone
Resumo: Para que as organizações obtenham um desempenho sustentável do seu capital humano, é importante garantir que as pessoas estejam capacitadas para a realização do trabalho. Desse modo, é fundamental o estudo sobre as oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para que se entenda a percepção das pessoas sobre o assunto, pois está diretamente ligada com o desenvolvimento da organização como um todo. As oportunidades de aprendizado e desenvolvimento abarcam ações formais e informais dentro do ambiente organizacional. Já a intenção de rotatividade, compreende o desejo do colaborador em sair ou permanecer na organização. Os fatores que ocasionam a intenção de sair ou permanecer da organização podem estar relacionados com a percepção do quanto o ambiente organizacional proporciona de estímulos de aprendizado contínuo a para execução das tarefas e crescimento profissional. Este estudo de caso tem como objetivo geral compreender a relação das oportunidades de aprendizado e desenvolvimento na intenção de rotatividade dos colaboradores da Cíngulo, uma empresa de tecnologia da cidade de Porto Alegre-RS. Para alcançá-lo, realizou-se uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e quantitativa, descritiva, sendo bibliográfica e estudo de caso, onde a coleta de dados deu-se através de entrevista semiestruturada para gestores e gestão de pessoas e aplicação de questionário para os colaboradores da unidade de estudo, o qual contém as ferramentas EPOA, EIR e EICPO, como forma de medir as percepções sobre oportunidades de aprendizado e desenvolvimento e intenção de rotatividade, respectivamente. Os resultados indicam que as oportunidades de aprendizado são perceptíveis para os colaboradores, mas ainda requerem maior estruturação, impactando na perspectiva de aprendizagem contínua para os mesmos e na motivação em buscar o autodesenvolvimento. As intenções de rotatividade ficam entre baixa e média, evidenciando possibilidade de otimização no suporte maior no desenvolvimento. As sugestões para favorecer a intenção de permanecer giram em torno de maiores subsídios para capacitações, feedbacks recorrentes e estruturados, gestão do conhecimento otimizada, estímulo a trocas de conhecimento entre pares, avaliação de desempenho e acompanhamento das intenções comportamentais dos colaboradores, sendo a realização de todas essas ações sugeridas em formato recorrente.
Abstract/Resumen: For organizations to obtain sustainable performance from their human capital, it is important to ensure that people are equipped to do their work. Thus, it is essential to study the learning and development opportunities so as to understand people's perception on the matter, as it is directly linked to the organization development as a whole. Learning and development opportunities encompass both formal and informal actions within the organizational environment. On the other hand, the intention to rotate refers to the employee's desire to either leave or remain in the organization. The factors that cause the intention to leave or remain in the organization may be related to the perception of how much the organizational environment provides continuous learning stimuli for task execution and professional growth. This case study aims to understand the relationship between learning and development opportunities and the intention to rotate among employees of Cíngulo, a technology company in Porto Alegre city (RS). To achieve that, an applied research was carried out with a qualitative and quantitative, descriptive, bibliographical and case study approach, where the data was collected through a semi-structured interview for managers and human resource management and the application of a questionnaire for employees of the study unit, which contains the EPOA, EIR, and EICPO tools to measure perceptions of learning and development opportunities and intention to rotate, respectively. The results indicate that learning opportunities are perceived by employees, but still require more structure, impacting the perspective of continuous learning and motivation to seek self-development. The intention to rotate is between low and medium, indicating the possibility of optimizing greater support for development. Suggestions to favor the intention to remain revolve around providing more subsidies for training, recurring and structured feedbacks, optimized knowledge management, stimulation of knowledge sharing among peers, performance evaluation and monitoring of employees' behavioral intentions, with all of these suggested actions being recurrent in format.
Palavras-chave: Aprendizagem
Capacitação profissional
Rotatividade
Ensino e aprendizagem
Tecnologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6494
Data do documento: 24-Fev-2023
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