Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6498
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Seganfredo, Katia Aparecida-
dc.creatorAndreola, Américo-
dc.date2022-12-05-
dc.date.accessioned2023-04-14T16:18:18Z-
dc.date.available2023-04-06-
dc.date.available2023-04-14T16:18:18Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6498-
dc.description.abstractThis article has as its theme the dropout in higher education and is characterized as quantitative and qualitative research. The objective is to analyze the factors responsible for dropout in the Pedagogy course at UFFS, Chapecó campus. In the first chapter, the national production on the subject is considered, based on the articles produced on the dropout factors in the repositories of Capes, Scielo, and UFFS, in which a survey is made about the main factors, and some possibilities are suggested to mitigate them. In the second chapter, a structured questionnaire with eight questions is used as a research instrument to collect data about the preponderant factors in the course, considering the peculiarities of the region. The research hypothesized that the main factor of the abandonment was the conciliation of work and study, which was confirmed after data analysis.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como tema a evasão no ensino superior e caracteriza-se como uma pesquisa de cunho quanti-qualitativa. O objetivo é analisar os fatores responsáveis pela evasão no curso de Pedagogia da UFFS, campus Chapecó. No primeiro capítulo é considerado a produção nacional sobre a temática, tendo como base de pesquisa os artigos produzidos sobre os fatores da evasão nos repositórios da Capes, da Scielo e da UFFS, no qual se faz um levantamento de quais são os principais fatores e destacam-se algumas ações para mitigá-los. No segundo capítulo, utiliza-se um questionário estruturado com oito questões como instrumento de pesquisa para coleta de dados acerca dos fatores preponderantes no curso, considerando as peculiaridades da região. A pesquisa teve como hipótese que o principal fator da evasão era a conciliação do trabalho e estudo, no qual ficou comprovada após a análise dos dados.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-04-06T17:29:01Z No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 864091 bytes, checksum: 66b9f6157527dab02f7a436e31e30d8a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-14T16:18:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 864091 bytes, checksum: 66b9f6157527dab02f7a436e31e30d8a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T16:18:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREOLA.pdf: 864091 bytes, checksum: 66b9f6157527dab02f7a436e31e30d8a (MD5) Previous issue date: 2022-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleMotivações da evasão no curso de pedagogia da Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó no período de 2014 a 2019pt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREOLA.pdf843,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.