Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6499
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Filho, Cláudio Claudino da-
dc.creatorSilva, Ester Galon da-
dc.creatorAraújo, Julia Alves de-
dc.date2023-03-03-
dc.date.accessioned2023-04-14T16:22:29Z-
dc.date.available2023-04-05-
dc.date.available2023-04-14T16:22:29Z-
dc.date.issued2023-03-03-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6499-
dc.description.abstractThis study analyzes the scientific literature and addresses the quality of life of female educators in their personal and professional contexts. To do so, it takes as main theoretical references the conception of gender, the issue of being a woman educator, thus showing which factors most affect positively or negatively their health, quality of life and performance at work. An integrative review was carried out in the database of the Portal de Periódicos da Capes using as descriptors: woman, educator and quality of life. The search resulted in 16 selected articles, 9 of which were Brazilian, 3 in Spanish, 4 in English, with a smaller number of foreign articles due to the choice of platform to prioritize national studies. The analysis resulted in the division of 3 categories, namely, category 1 - Impacts of teaching on women's quality of life, citing what impacts and how it interferes with the educator's quality of life, both professionally and personally. Category 2 - What is quality of life and how can it be measured? conceptualizing the quality of life and how it happens and how it is situated in the studies and Category 3 - Potentialities and weaknesses of being a woman educator, where it is mentioned about inherent issues of the woman educator. Highlighting questions about the paradigms that permeate women's lives, both personally and professionally, and how they can affect their quality of life, citing issues inherent in being a woman educator in today's society. As a result, it highlights the working conditions, the workload and especially the importance of a support network as influencers in the quality of life of the woman educator, relating it to the wrong view that society still has about being a woman and being an educator .pt_BR
dc.description.resumoEste estudo analisa a literatura científica e aborda a qualidade de vida da mulher educadora no contexto pessoal e profissional. Para tanto, toma como referências teóricas principais a concepção de gênero, a questão do ser mulher educadora assim mostrando quais os fatores que mais afetam positivamente ou negativamente sua saúde, qualidade de vida e desempenho no trabalho. Foi realizada uma revisão integrativa na base de dados do Portal de Periódicos da Capes utilizando como descritores: mulher, educadora e qualidade de vida. A busca resultou em 16 artigos selecionados, sendo 9 brasileiros, 3 em espanhol, 4 em inglês, havendo um número menor de artigos estrangeiros devida a escolha da plataforma priorizar estudos nacionais. A análise resultou na divisão de 3 categorias, sendo elas, categoria 1 - Impactos da docência na qualidade de vida da mulher, citando o que impacta e de que forma isso interfere na qualidade de vida da educadora, seja no campo profissional quanto pessoal. A categoria 2 - O que é qualidade de vida e como pode ser mensurada? conceituando a qualidade de vida e como acontece e de que forma ela é situada nos estudos e Categoria 3 - Potencialidades e fragilidades do ser mulher educadora, onde é mencionado sobre questões inerentes da mulher educadora. Destacando questões sobre os paradigmas que permeiam a vida da mulher, tanto no pessoal, quanto profissional, e como eles podem afetar sua qualidade de vida, citando questões inerentes ao ser mulher educadora na sociedade atual. Como resultado destaca as condições de trabalho, a carga horária e principalmente a importância de uma rede de apoio como influenciadores na qualidade de vida da mulher educadora, relacionando-a com a visão errada que a sociedade permanece tendo sobre o ser mulher e o ser educadora.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-04-05T17:36:14Z No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 682735 bytes, checksum: 31b49c8ec58b0590bebc345ac9b502a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-14T16:22:29Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 682735 bytes, checksum: 31b49c8ec58b0590bebc345ac9b502a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T16:22:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SILVA.pdf: 682735 bytes, checksum: 31b49c8ec58b0590bebc345ac9b502a3 (MD5) Previous issue date: 2023-03-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectEducadorapt_BR
dc.subjectAtenção à saúdept_BR
dc.titleRepercussões da vida pessoal e profissional na qualidade de vida da mulher educadora: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeArtigo Cientificopt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA.pdf666,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.