Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6501
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Maraschin, Maria Lucia Marocco-
dc.contributor.referee1Alves, Solange Maria-
dc.contributor.referee2Slongo, Iône Inês Pínson-
dc.creatorLeite, Adriane de Souza-
dc.creatorSarmento, Andrieli de Paula-
dc.date2023-02-27-
dc.date.accessioned2023-04-14T16:27:54Z-
dc.date.available2023-04-05-
dc.date.available2023-04-14T16:27:54Z-
dc.date.issued2023-02-27-
dc.identifier.urihttps://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6501-
dc.description.abstractStudying the occupations with success and failure in literacy means dealing with an inseparable process, which on a daily basis has seemed and/or appeared to be dissociated. Assuming that literacy means teaching and learning to read and write socially and make use of these processes with a view to citizenship, we define the general objective of this scientific initiation exercise as: to investigate, studies and reflections carried out with regard to successful experiences and /or failures that occur and/or result from this formative cycle, based on the research problem. What studies have been carried out on school success and failure, particularly with regard to the literacy learnedness perspective? Methodologically, we carried out an exploratory bibliographical research, also called by Ferreira (2002) as “state of knowledge”. The highlighted search, mobilized by specific search expressions, allowed us to locate 17 (seventeen) articles, from three online sources: CAPES, IBITC and ANPED located in the time frame 2000 to 2022. Of these, it is possible to highlight that there are restless young researchers, there are restless authors, who are primarily professionals in Pedagogy and in the area of Literature. The cataloged studies translate interfaces that connect the two discussions: literacy/learnedness, success/failure. Their inseparability could be better can be better understood in the articulation between the categories, which make explicit demands related to the initial and continued training of teachers, attention to good practices, understood as practices attentive to the needs and realities of children, the implementation of educational projects with materials and creative resources and the consideration of evaluation as a formative movement, as a pedagogical instrument. This leads us to understand that occupation with the themes and their links require permanent movements, if literacy/learnedness is a priority in public policies and educational practices.pt_BR
dc.description.resumoEstudar as ocupações com o sucesso e o fracasso na alfabetização significa ocupar-se de um processo indissociável, que cotidianamente tem parecido e/ou aparecido dissociado. Partindo do pressuposto de que a alfabetização significa ensinar e aprender a ler e escrever socialmente e fazer uso destes processos tendo em vista a cidadania, definimos como objetivo geral deste exercício de iniciação científica: investigar estudos e reflexões efetuadas no tocante às experiências de sucesso e/ou de fracasso que ocorrem e/ou decorrem desse ciclo formativo, matriciados pelo problema de pesquisa. Que estudos vêm sendo realizados acerca do sucesso e do fracasso escolar particularmente em atenção à perspectiva da alfabetização-letramento? Metodologicamente, realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, também denominada por Ferreira (2002) como “estado do conhecimento”. A busca em destaque, mobilizada por expressões de busca específicas, nos permitiram localizar 17 (dezessete) artigos, provenientes de três fontes on-line: CAPES, IBITC e ANPED, situados no recorte temporal 2000 a 2022. Destes, é possível destacar que há pesquisadores jovens inquietos, há autores inquietos, os quais prioritariamente são profissionais da Pedagogia e da área de Letras. Os estudos catalogados traduzem interfaces que conectam as duas discussões: alfabetização/letramento, sucesso/fracasso. Sua indissociabilidade pode ser melhor compreendida na articulação entre as categorias, as quais explicitam demandas relativas à formação inicial e continuada de professores, a atenção às boas práticas, entendidas como práticas atentas às necessidades e realidades das crianças, a efetivação de projetos educativos com materiais e recursos criativos e a consideração da avaliação como movimento formativo, como instrumento pedagógico. Isso leva-nos a compreender que ocupação com os temas e suas vinculações requerem movimentos permanentes, se a alfabetização/letramento for a prioridade nas políticas públicas e nas práticas educacionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Biblioteca Chapeco (biblio.ch@uffs.edu.br) on 2023-04-05T17:51:08Z No. of bitstreams: 1 LEITE.pdf: 900414 bytes, checksum: 925ed321c2cbe3d224564ab5f2f4f340 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Franciele Scaglioni da Cruz (franciele.cruz@uffs.edu.br) on 2023-04-14T16:27:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 LEITE.pdf: 900414 bytes, checksum: 925ed321c2cbe3d224564ab5f2f4f340 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2023-04-14T16:27:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LEITE.pdf: 900414 bytes, checksum: 925ed321c2cbe3d224564ab5f2f4f340 (MD5) Previous issue date: 2023-02-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Fronteira Sulpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCampus Chapecópt_BR
dc.publisher.initialsUFFSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectSucesso escolarpt_BR
dc.titlePercepções de sucesso e/ou de fracasso escolar na alfabetização/letramento: desafios e possibilidadept_BR
dc.typeMonografiapt_BR
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEITE.pdf879,31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.