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Tipo: Dissertação
Título: Grupo Cultura Popular: a cultura negra como educação não formal em Erechim
Autor(es): Veiga, Angélica Gabriela da
Primeiro Orientador: Pereira, Thiago Ingrassia
Primeiro membro da banca: Gritti, Isabel Rosa
Segundo membro da banca: Valério, Mairon Escorsi
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Renilson Rosa
Resumo: A presente pesquisa pretende refletir a importância educativa das manifestações culturais afrobrasileiras em espaços não formais de educação. Ao trazer como objeto de pesquisa o grupo denominado Cultura Popular – ACACP de Erechim, que pratica e ensina o Jogo de Capoeira, consideramos e pretendemos pensar se as ações do grupo podem ser consideradas aprendizagens culturais. O Jogo de capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que apresenta inúmeros aspectos ligados ao saber ancestral construído pelos africanos no Brasil, portanto, é uma manifestação que salvaguarda e valoriza a cultura negra e o saber que vem desses povos. A primeira parte da dissertação apresenta uma discussão sobre a formação social e o pensamento colonizador que fundamentou a nação brasileira e reflete os efeitos que sustentam o preconceito racial, étnico e cultural na sociedade contemporânea. Refletimos que essa base fundacional alcançou todos os territórios e nos detivemos à formação colonial do município de Erechim olhando para a forma que esse processo de formação tratou as culturas dos povos originários e da população negra. Identificamos que as construções sociais calcadas no preconceito e na exclusão foram elementos prejudiciais para as culturas afro-brasileiras que foram violentamente silenciadas e desclassificadas de valor social. Sobre o processo de colonização da América Latina e consequentemente do Brasil, com apoio teórico em Boaventura de Sousa Santos (2002), Anibal Quijano (2006), Florestan Fernandes (1998), vimos que os processos de dominação criaram uma ideia do outro como um não ser, e sustentaram a sociedade numa estrutura excludente, hierárquica criando legalmente fundamentos que permitiam a subalternização dos povos não ocidentais (primitivos) e garantiam a dominação para os povos ocidentalizados (civilizados). Ideologia dominadora que foi oficialmente propagada, legalmente aceita e reforçada formando uma visão naturalizada de exclusão, exploração e violência contra os povos não ocidentais (indígenas e africanos). Quanto ao município erechinense com suporte teórico das pesquisas dos autores: Angélica Rossi (2014/2018), Aldori Silva (2016), Rodrigo Alves Pereira (2008) e Fernanda Pomorski Santos (2014), percebemos a herança do colonialismo através da desvalorização que a sociedade e o poder público transferem a cultura negra. Existe um processo de silenciamento da cultura negra e uma supervalorização dos grupos ligados a etnia imigrante europeia e descendentes. Buscamos nas pesquisas desses autores encontrar registros sobre a presença negra no município como forma de contrapor essa invisibilidade, identificamos que os autores apontam a presença negra e a luta contra a ideia de inexistência cultural e a estrutura hierárquica de sociedade estabelecida pelo colonizador destas terras. Desse modo na segunda parte da dissertação com suporte teórico reflexivo nos autores Stuart Hall (2006), Boaventura de Sousa Santos (2002) e Sueli Aparecida Carneiro (2005) buscamos refletir a história por uma perspectiva decolonial, percebemos com a leitura desses autores que o sistema produz a dominação, porém a sociedade que é marcada pela diferença produz suas resistências contra a homogeneização social e cultural, por isso, os saberes subalternizados pelo colonizador seguem existindo e se manifestam de diversas formas no meio social, nesta perspectiva decolonial de pensar a sociedade destinamos espaço para falar das manifestações culturais afro-brasileiras que contribuem para manter vivo os saberes das culturas subjugadas. Ao estudar e analisar os relatos dos integrantes do grupo Cultura Popular - ACACP no município de Erechim intuímos perceber que ações dialógicas o grupo desempenha no espaço de atuação social para promover aprendizagens sobre cultura afro-brasileira. Se o movimento promovido pela associação contribui para valorizar a cultura negra em Erechim e apresentar contrapontos a lógica excludente. Qualitativa quanto a sua abordagem a técnica de coleta de dados utilizada em nossa pesquisa foi entrevista. Para adquirir respostas significativas sobre as contribuições sociais da cultura negra apresentada pelo grupo Cultura Popular, nossa amostra selecionou intencionalmente 5 componentes que vivenciaram trocas e aprendizagens neste coletivo, ou seja, integrantes do Grupo Cultura Popular, com maior tempo de participação no grupo. A entrevista seguiu um roteiro semiestruturado com 10 perguntas divididas em 3 blocos: Bloco I - dados de identificação pessoal do participante (nome, idade, profissão). Bloco II - participação no grupo e motivos de participação. Bloco III – participação social do grupo nos eventos e políticas culturais da cidade. O tempo de duração da entrevista foi de no mínimo 30 minutos no máximo 1hora de conversa. A coleta de dados foi realizada pela pesquisadora, através de vídeo-chamada. Os 5 integrantes do coletivo foram convidados para fazer entrevistas individuais, ajustamos com cada participante dia e horário de acordo com sua disponibilidade respeitando o tempo disponível de cada um. Através da conversa com os participantes constatamos que este coletivo Cultura Popular – ACACP durante seu tempo de interação social no município promoveu aprendizagens a partir de uma educação não formal, ocupando os espaços da cidade (ruas, praças, escolas), e local específico o Centro Cultural Africano, através do grupo a cultura se fez presente fisicamente, simbolicamente e pedagogicamente, os relatos ajudaram resgatar as heranças interrompidas pela pelo colonialismo e evidenciaram uma cultura que colabora para formação social do munícipio erechinense, e resiste as negações conferida a ela. A principal contribuição desta pesquisa visto que não há muitos registros sobre a história e a cultura da população negra em Erechim, é verificar que a existência do grupo Cultura Popular colabora para aprendizagens sobre a cultura negra através da educação não formal. Espera-se que esta pesquisa contribua para reflexão sobre o lugar social da população negra e suas manifestações culturais na sociedade erexinense. E favoreça outras pesquisas com temáticas que evidenciem as contribuições sociais do grupo Cultura Popular no município e região.
Abstract/Resumen: This research aims to reflect the educational importance of Afro-Brazilian cultural manifestations in non-formal education spaces. By bringing as a research object the group called Cultura Popular – ACACP from Erechim, which practices and teaches the Capoeira Game, we consider and intend to think about whether the group's actions can be considered cultural learning. The Capoeira Game is an Afro-Brazilian cultural manifestation that presents numerous aspects linked to the ancestral knowledge constructed by Africans in Brazil, therefore, it is a manifestation that safeguards and values black culture and the knowledge that comes from these people. The first part of the dissertation presents a discussion about the social formation and the colonizing thought that founded the Brazilian nation and reflects the effects that sustain racial, ethnic and cultural prejudice in contemporary society. We reflected that this foundational base reached all territories and we focused on the colonial formation of the city of Erechim, looking at the way that this formation process dealt with the cultures of the original people and the black population. We identified that social constructions based on prejudice and exclusion were harmful elements for Afro-Brazilian cultures that were violently silenced and disqualified from social value. About the colonization process in Latin America and consequently in Brazil, with theoretical support in Boaventura de Sousa Santos (2002), Anibal Quijano (2006), Florestan Fernandes (1998), we saw that the processes of domination created an idea of the other as a not to be, and sustained society in an excluding, hierarchical structure, legally creating foundations that allowed the subalternization of non-western (primitive) peoples and guaranteed domination for westernized (civilized) peoples. Dominating ideology that was officially propagated, legally accepted and reinforced forming a naturalized view of exclusion, exploitation and violence against non-western peoples (indigenous and African). As for the Erechinense municipality with theoretical support from the research of the authors: Angélica Rossi (2014/2018), Aldori Silva (2016), Rodrigo Alves Pereira (2008) and Fernanda Pomorski Santos (2014), we perceive the legacy of colonialism through the devaluation that the society and public power transfer black culture. There is a process of silencing black culture and an overvaluation of groups linked to European immigrants and descendants. We sought in these authors' research to find records about the black presence in the city as a way to counteract this invisibility, we identified that the authors point to the black presence and the fight against the idea of cultural inexistence and the hierarchical structure of society established by the colonizer of these lands. In this way, in the second part of the dissertation with reflective theoretical support in the authors Stuart Hall (2006), Boaventura de Sousa Santos (2002) and Sueli Aparecida Carneiro (2005) we seek to reflect the history from a decolonial perspective, we perceive with the reading of these authors that the system produces domination, but the society that is marked by difference produces its resistance against social and cultural homogenization, therefore, the knowledge subordinated by the colonizer continues to exist and manifests itself in different ways in the social environment, in this decolonial perspective of thinking about society We set aside space to talk about Afro-Brazilian cultural manifestations that contribute to keeping alive the knowledge of subjugated cultures. By studying and analyzing the reports of the members of the Popular Culture - ACACP group in the municipality of Erechim, we intuited to perceive that dialogical actions the group performs in the space of social action to promote learning about Afro-Brazilian culture. If the movement promoted by the association contributes to valuing black culture in Erechim and presenting counterpoints to the exclusionary logic. Qualitative in terms of approach, the data collection technique used in our research was an interview. In order to acquire significant answers about the social contributions of black culture presented by the Popular Culture group, our sample intentionally selected 5 components that experienced exchanges and learning in this collective, that is, members of the Popular Culture Group, with longer participation in the group. The interview followed a semistructured script with 10 questions divided into 3 blocks: Block I - participant's personal identification data (name, age, profession). Block II - participation in the group and reasons for participation. Block III – social participation of the group in cultural events and policies in the city. The duration of the interview was a minimum of 30 minutes and a maximum of 1 hour of conversation. Data collection was carried out by the researcher, through video call. The 5 members of the collective were invited to do individual interviews, we adjusted the day and time with each participant according to their availability, respecting the time available for each one. Through the conversation with the participants, we found that this Popular Culture – ACACP collective during its time of social interaction in the municipality promoted learning from a non-formal education, occupying the spaces of the city (streets, squares, schools), and specific location the Center African Cultural, through the group the culture was present physically, symbolically and pedagogically, the reports helped to rescue the inheritances interrupted by colonialism and showed a culture that collaborates for the social formation of the municipality of Erechinense, and resists the denials conferred on it. The main contribution of this research, given that there are not many records about the history and culture of the black population in Erechim, is to verify that the existence of the Popular Culture group contributes to learning about black culture through non-formal education. It is hoped that this research will contribute to reflection on the social place of the black population and its cultural manifestations in Erexinense society. And favor other research with themes that show the social contributions of the Popular Culture group in the municipality and region
Palavras-chave: Cultura Negra
Jogo de capoeira
Educação não forma
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6507
Data do documento: Mar-2023
Nível: Mestrado
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