Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6509
Tipo: Dissertação
Título: Efeitos de sentido e educação na pandemia: dizeres em circulação de um porta-voz do governo
Autor(es): Sander, Ana Cristina
Primeiro Orientador: Schneiders, Caroline Mallmann
Primeiro membro da banca: Garcia, Dantielli Assumpção
Segundo membro da banca: Giachini, Liana Cristina
Resumo: A suspensão das aulas presenciais no Brasil, em virtude do vírus SARS-CoV-2, gerou grande tensão para a comunidade escolar e população em geral. Nesse contexto, a proposta desta dissertação é analisar alguns dizeres do então Ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve à frente da pasta entre julho de 2020 e março de 2022, tendo como suporte metodológico a Análise de Discurso franco-brasileira. Assim, a questão de pesquisa que norteia a dissertação é compreender o processo de constituição dos sentidos (ou efeitos de sentido) acerca da educação pública, por meio do discurso em circulação no referido contexto. Diante disso, o objeto de estudo é composto por dizeres do ex-ministro, destacando, juntamente, outros que apontam para o efeito parafrástico dos dizeres em circulação a partir de determinada posição discursiva. Dessa forma, o corpus de pesquisa foi composto por sequências discursivas extraídas de dizeres do ex-ministro que circularam/circulam na mídia. A análise desses dizeres busca a compreensão do processo de produção discursiva que os fundamenta e os efeitos de sentido que o discurso busca naturalizar e instituir. Tal análise situa os dizeres em um eixo vertical, que diz respeito à rememoração e às regularidades produzidas por eles, e também em um eixo horizontal, o qual remete à comemoração, que faz com que os membros de uma comunidade busquem uma identidade em comum. Ambos os eixos são convergidos na figura de Milton Ribeiro por meio da noção pecheuxtiana de sujeito porta-voz. Diante disso, foi possível identificar alguns efeitos de atualização e naturalização de sentidos, que funcionam no fio do discurso de modo a vincular e relacionar as sequências entre si, como: o imaginário de que os professores não trabalharam durante a pandemia e atrapalharam o retorno às aulas presenciais. Outro efeito de sentido que foi sendo naturalizado e que visamos “desnaturalizar” pela análise é o de que a “universidade é para poucos” e que, portanto, os investimentos do Ministério da Educação deveriam se focar no ensino médio profissionalizante em detrimento das universidades públicas. Buscouse, portanto, compreender o efeito do ideológico e do político que determinam as práticas discursivas e que fazem com que sentidos e dizeres, a respeito da educação no Brasil, sejam naturalizados e reproduzidos pela sociedade.
Abstract/Resumen: The closing of schools and suspension of classes in Brazil, due to the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus, generated great tension for the school community and population in general. Based on this context, the proposal of this dissertation is to analyze some statements of the then Minister of Education, Milton Ribeiro, who was in charge of the ministry between July 2020 and March 2022, having as methodological support the French-Brazilian Discourse Analysis perspective. Thus, the research question that guides this dissertation is to understand the process of constitution of meanings (or effects of meaning) about public education, through the discourse in circulation in that context. Therefore, the object of study is composed of selected sayings of the former minister, highlighting others that point to the paraphrastic effect of the sayings in circulation from a particular discursive position. In this way, the research corpus was composed of discursive sequences extracted from sayings of the then Minister of Education that circulated/circulate in the media. The analysis of these sayings seeks to understand the process of discursive production that underlies them and the effects of meaning that the discourse intends to naturalize and institute. This analysis places the statements on a vertical axis, which concerns the remembrance and the regularities produced by them, and also on a horizontal axis, which refers to the commemoration that makes the members of a community seek a common identity. Both axes are converged in Milton Ribeiro's figure by means of the Pecheuxtian notion of discourse-holder subject. From these considerations, it was possible to identify some effects of updating and naturalization of meanings, which work as the discourse thread in order to link and relate the discursive sequences to each other, such as: the idea that the teachers did not work during the pandemic period and hindered the return to face-to-face classes. Another effect of meaning that was also being naturalized and that we aimed to "denaturalize" through the analysis is that "university is for the few" and that, therefore, the investments of the Ministry of Education should focus on professionalizing high schools to the detriment of public universities. The research undertaken made it possible to reflect on how the sayings take back what has already been said and establish certain meanings in order to produce an effect of evidence to the sayings in circulation about teachers in the context of the pandemic caused by the SARS-CoV-2 virus. Therefore, it was sought to understand the effect of the ideological and political that determine the discursive practices and that make the meanings and sayings, regarding education in Brazil, naturalized and reproduced by society.
Palavras-chave: Educação
Pandemia
Análise do discurso
Ensino e aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6509
Data do documento: 14-Mar-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDER.pdf696,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.