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Tipo: Monografia
Título: Muerte querida de mi corazón, no me desampares con tu protección: os caminhos da marginalização do culto a Santa Muerte no México (Século XXI)
Autor(es): Roman, Gabriela Riva
Primeiro Orientador: Ribeiro, Vicente Neves da Silva
Primeiro membro da banca: Vicenzi, Renilda
Segundo membro da banca: Marquetti, Delcio
Resumo: A presente pesquisa pretende analisar os caminhos percorridos para a construção da marginalização ao culto a Santa Muerte, que tem seu início intensificado desde o primeiro instante em que esse culto se tornou público em 2001, baseando-se em fontes e bibliografias selecionadas em uma análise histórico-antropológica, onde são analisados três elementos identificados como os principais responsáveis por todas as contradições, repressões e segregação criadas em torno a esse culto e, a consequente luta diária que o seus grupos de devotos tendem a enfrentar pela sobrevivência da Santa Muerte, perante a força repressora de um Estado fragilizado pela violência da crescente da criminalidade, de uma Igreja Católica que não pretende perder sua hegemonia para as religiosidades populares que nascem de um povo que procura esperança em novas divindades, das mídias jornalísticas que possuem uma inclinação natural em se embeber nos aspectos mais sórdidos para redigir matérias que desvirtuam ainda mais esse culto e, por fim, entre seus próprios distintos grupos de devotos, que abrangem extremos de uma sociedade tão mesclada que ainda tenta construir um caminho em comum e que encontra em La Huesuda, uma liderança popular sobrenatural, para a concretização desse objetivo. Ainda, para compreender o contexto histórico desses conflitos, será abordado a construção da identidade cultural em torno da morte no México e a íntima relação dessa sociedade com a violência incessante que molda até mesmo os aspectos culturais, assim como, as enigmáticas origens da Santa Muerte que remetem a tempos muito mais remotos do que aparenta.
Abstract/Resumen: La presente investigación pretende analizar los caminos recorridos para la construcción de la marginación del culto a la Santa Muerte, que tiene su inicio intensificado desde el primer momento en que este culto se hizo público en 2001, a partir de fuentes y bibliografías seleccionadas en un análisis histórico. -antropológico, donde se identifican tres elementos como los principales responsables de todas las contradicciones, represiones y segregaciones creadas en torno a este culto y la consecuente lucha diaria que suelen enfrentar sus grupos de devotos por la supervivencia de la Santa Muerte, frente a la fuerza represiva. de un Estado debilitado por la violencia de la criminalidad creciente, de una Iglesia católica que no pretende perder su hegemonía ante religiosidades populares que nacen de un pueblo que busca esperanza en nuevas divinidades, de medios periodísticos que tienen una natural inclinación a empaparse en los aspectos más sórdidos para escribir artículos que distorsionan aún más este culto y, finalmente, entre sus propios y distintos grupos de devotos, que recorren los extremos de una sociedad tan mestiza que aún intenta construir un camino común y que encuentra en La Huesuda, un liderazgo popular sobrenatural, para lograr este fin. Aún así, para comprender el contexto histórico de estos conflictos, se abordará la construcción de la identidad cultural en torno a la muerte en México y la íntima relación de esta sociedad con la incesante violencia que moldea incluso los aspectos culturales, así como los enigmáticos orígenes del Santa Muerte, que remiten a tiempos mucho más remotos de lo que parece.
Palavras-chave: México
Santa Muerte
Conflitos
Igreja católica
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6512
Data do documento: 12-Abr-2022
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