Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6520
Tipo: Dissertação
Título: O ensino de geografia: utilização de jogos eletrônicos como recurso didático no ensino médio
Autor(es): Granville, Nicolas Cortes
Primeiro Orientador: Callai, Helena Copetti
Primeiro membro da banca: Pereira, Ana Maria de Oliveira
Segundo membro da banca: Simões, Willian
Resumo: Essa pesquisa disserta sobre as possibilidades da aprendizagem significativa em geografia, a partir da utilização do jogo SimCity Buildlt como uma ferramenta educacional. Para a verificação dessa possibilidade, realizou-se uma atividade prática em uma escola estadual, no município de Passo Fundo /RS. Partindo disso, a questão norteadora da pesquisa foi “os jogos eletrônicos podem instigar os alunos a fazer uso do repertório conceitual da Geografia, para construir entendimentos sobre seu contexto de vida?” Ao definir a aprendizagem significativa como eixo central, utilizou-se os escritos de David Ausubel. Dessa forma, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, contudo, também ocorreram análises quantitativas, as quais se basearam em pesquisas bibliográficas. As discussões teóricas propuseram o aprofundamento sobre as questões relacionadas ao ensino de geografia, aprendizagem significativa e os jogos eletrônicos. Dito isso, acentua-se como objetivos específicos: a) aprofundar e refletir o debate acerca das novas tecnologias e ferramentas no ensino em sala de aula, a partir de referências bibliográficas; b) considerar a autonomia e criatividade dos estudantes perante as diferentes formas de ensinar e aprender, a partir das metodologias digitais; c) Discutir e analisar o papel da Geografia frente às novas tecnologias e de que maneira os docentes se apropriam destas ferramentas; d) experienciar utilização de jogos eletrônicos como metodologia em sala de aula e identificar como esta práxis pode otimizar o ensino de Geografia. A estrutura da dissertação está organizada em quatro capítulos: o primeiro possui como principal tópico a introdução ao texto, apresentando o esboço inicial sobre o tema, tal como a metodologia empregada. O segundo capítulo se refere a base teórica do ensino de geografia, aprendizagem significativa e os jogos eletrônicos. O capítulo que segue traz o detalhamento do jogo SimCity Buildlt, e discorre sobre os passos seguidos na atividade prática da dissertação. O quarto e último capítulo apresenta a discussão sobre os resultados obtidos. No decorrer de todo corpo da pesquisa abordou-se diversos autores, dentre esses destaca-se: Cavalcanti (2011; 2016; 2017), Castellar (2006; 2018) Callai (2011; 2012; 2018), Lévy (2001; 2010; 2011) e Moran (2015; 2017). Direcionando para os resultados da dissertação, foi possível concluir que a utilização do jogo SimCity Buildlt pode contribuir para a aprendizagem dos estudantes, fazendo com que eles possam relacionar os temas estudados com o seu cotidiano. No entanto, é importante ressaltar que a sua utilização deve ter em vista o contexto da instituição de ensino, tal qual o perfil dos estudantes.
Abstract/Resumen: Esta investigación habla sobre las posibilidades de aprendizaje significativo en geografía, a partir de la utilización del juego SimCity Buildlt como una herramienta educativa. Para la verificación de esta posibilidad, se realizó una actividad práctica en una escuela estadual en la ciudad de Passo Fundo /RS. Partiendo de eso, la cuestión orientadora de la investigación fue "¿los juegos electrónicos pueden instigar a los alumnos a hacer uso del repertorio conceptual de la geografía, y construir entendimientos sobre su contexto de vida?”. Al definir el aprendizaje significativo como eje central, fue utilizado los escritos de David Ausubel. De esa forma, la investigación se caracteriza como cualitativa, sin embargo, también ocurrieron análisis cuantitativos, los cuales se basaron en investigaciones bibliográficas. Las cuestiones son relacionadas con la enseñanza de geografía, aprendizaje significativo y los juegos electrónicos. Dicho esto, se acentúa como objetivos específicos: a) profundizar y reflejar el debate acerca de las nuevas tecnologías y herramientas en la enseñanza en el aula, a partir de referencias bibliográficas; b) considerar la autonomía y creatividad de los estudiantes ante las diferentes formas de enseñar y aprender, a partir de las metodologías digitales; c) discutir y analizar el papel de la Geografía frente a las nuevas tecnologías y de qué manera los docentes se apropian de estas herramientas; d)experimentar el uso de juegos electrónicos como metodología en el aula e identificar cómo esta práctica puede optimizar la enseñanza de Geografía. La estructura de la disertación está organizada en cuatro capítulos: el primero posee como principal tema la introducción al texto, presentando el esbozo inicial sobre el tema, así como, la metodología empleada. El segundo capítulo se refiere a la base teórica de la enseñanza de geografía, el aprendizaje significativo y los juegos electrónicos. El capítulo que sigue presenta el detalle del juego SimCity Buildlt, además de eso, discurre sobre los pasos seguidos en la actividad práctica de la disertación. El cuarto y último capítulo muestra la discusión sobre los resultados obtenidos. En el transcurso de todo el cuerpo de la investigación se abordó diversos autores, entre estos se destaca: Cavalcanti (2011; 2016; 2017), Castellar (2006; 2018), Callai (2011; 2012; 2018), Lévy (2001; 2010; 2011) e Moran (2015; 2017). Dirigiendo a los resultados de la disertación, se puede señalar que el uso del juego SimCity Buildlt puede contribuir al aprendizaje de los estudiantes, haciendo con que ellos puedan relacionar los temas estudiados y su cotidiano. No obstante, es importante reforzar que su uso debe tener en cuenta el contexto de la institución de enseñanza, así como el perfil de los estudiantes.
Palavras-chave: Ensino e aprendizagem
Geografia
Jogo SimCity Buildlt
Didática
Jogos educativos
Ensino médio
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal da Fronteira Sul
Sigla da Instituição: UFFS
Faculdade, Instituto ou Departamento: Campus Chapecó
Campus Erechim
Nome do Programa de Pós Graduação : Programa de Pós-Graduação em Geografia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/6520
Data do documento: 1-Mar-2023
Nível: Mestrado
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GRANVILLE.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.